segunda-feira, 25 de junho de 2018

OM ॐ Som do Universo


Encontrado em yogibe.tumblr.com
OM ॐ
O OM é o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras. 

O som é formado pelo ditongo das vogais A e U, e a nasalização, representada pela letra M. Por isso é que, às vezes aparece grafado AUM. Estas três letras correspondem, segundo a Maitrí Upanishad, aos três estados de consciência:  Vigília, Sono e Sonho. 

Este Átman é o mantra eterno OM, os seus três sons, A, U e M, são os três primeiros estados de consciência, estes três estados são os três sons" (VIII).
O OM (ॐ) é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões.
"O pranava,  o mantra OM é a jóia principal entre os outros mantras; o pranava é a ponte para atingir os outros mantras; todos os mantras recebem seu poder do pranava; 
a natureza do pranava é o Shabda Brahman  (o Absoluto). 
Escutar o mantra OM é como escutar o próprio Brahman, o SER. 

Pronunciar o mantra OM é como transportar-se à residência do Brahman. 
A visão do mantra OM é como a visão da própria forma. 
A contemplação do mantra OM é como atingir a forma de Brahman Mantra Yoga Samhitá.

Na Índia, o mantra OM está em todas partes. Hindus de todas as etnias, castas e idades conhecem perfeitamente o seu significado. 
Ele ecoa desde em todos os templos e comunidades ao longo do subcontinente.

OM é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. 
Ele é o gérmen, a raiz de todos os sons da natureza.
Com o OM vamos até o fim, o silêncio de Brahman (o Absoluto). 
O fim é imortalidade, união e paz. Tal como uma aranha alcança a liberdade do espaço por meio de seu fio, assim também o homem em contemplação alcança a liberdade por meio do OM.

Essa técnica é uma das mais antigas e eficazes que existem no yoga. Estimula o ájña chakra, na região do intercílio, sede de manas, o pensamento, e buddhi, a intuição ou consciência superior. 

Existem sete formas diferentes de vocalizar o OM.
Além desses bíja mantras principais, aparece ainda sobre as pétalas de cada chakra uma série de fonemas do alfabeto sânscrito são os bíjas menores, que representam as manifestações sonoras do tipo de energia de cada chakra. 
Desta forma, cada sílaba de cada mantra estimula uma pétala definida de um chakra particular. Este é o motivo pelo qual o sânscrito é considerado língua sagrada na Índia
seu potencial vibratório produz efeitos em todos os níveis.