segunda-feira, 25 de junho de 2018

mantras e yantras







O QUE SÃO MANTRAS?
Mantra, do sânscrito Man mente e Tra alavanca é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.

Os mantras em geral são muito curtos, um breve verso comportando algumas sílabas e com sentido bem claro. Mas eles também podem consistir numa extensa combinação de sílabas aparentemente desprovidas de sentido. Os "sons-semente", formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como o M ou N, constituem mantras ainda mais complexos e enigmáticos. Dentro desta categoria, o mantra mais conhecido é OM (AUM), palavra que diz-se contém a chave do universo. OM corresponde às três principais divindades - Brahma, Vishnu e Shiva.

Os mantras são compostos de diferentes formas, eles podem ser o produto de uma inspiração comunicada diretamente pelo Cosmos ou podem resultar também de uma meditação, e nesse caso, ser uma emanação do espírito inconsciente de um iogue. Alguns são recolhidos diretamente no akasha, o éter cósmico ou memória universal, por adeptos de altíssimo grau, outros mantras são obras de poetas, cantores ou de místicos.

Além de OM , existem outros mantras do tipo "som-semente", tais com krim, hrim, vam, gam, ram, shrim, yam, etc ..., cujas vibrações são inicialmente concentradas , e depois projetadas seja para o interior de si mesmo, seja para o exterior, na forma de invocações, ordens, bênçãos com o propósito de agir como instrumento de proteção, de poderes curativos e armas de defesa.

Os mantras "internos" são dirigidos para uma parte do corpo, tal como a cabeça, o espaço entre as sobrancelhas, o plexo solar ou os órgãos sexuais, onde produzem vibrações de energias precisas. Dessa forma, os mantras orientais dirigidos para o crânio provocam ressonância nos alvéolos do cérebro, criando um tipo de iluminação mística. Afirma-se mesmo, na mantra ioga, que certos mantras efetuam uma viagem circular no corpo humano, e que suas reverberações provocam o desaparecimento de tecidos usados e gastos, substituindo-os por tecidos novos. Os mantras podem ser dirigidos para uma parte específica do corpo que tenha necessidade de ser revigorada ou curada.

O mantra age sobre o espírito, permitindo gradualmente ao praticante compreender seu significado profundo. Sua constante repetição, sobretudo quando combinada com os pranayamas, ou técnicas respiratórias, contribui
para suscitar um estado de transe e provocar uma iluminação mística.
O mantra penetra nos reinos sobrenaturais, e de certa forma, compele os deuses a responder às preces que lhes são feitas. 
Por meio de um único mantra pronunciado em voz alta, ou murmurado, ou repetido mentalmente, pode obter aquilo que procura, pois todas as coisas são formas de manifestação do som. E o próprio Brahma é o Som do qual se
nutre o universo.
semeando luz curitiba
Yantras
Yantras literalmente significa "apoio" e "instrumento".Um Yantra é um desenho geométrico atuando como uma ferramenta altamente eficiente para uso da concentração na meditação. 

O Yantra fornece um ponto focal abrindo uma janela para o absoluto. Quando a mente está concentrada em um objeto único e simples (neste caso um Yantra), a vibração mental cessa. Eventualmente, o objeto é descartado quando a mente pode permanecer vazia e silenciosa. Nas fases mais avançadas, é possível alcançar a união com Deus através da visualização geométrica de um Yantra. Yantras geralmente são projetados de modo que o olho é levado para o centro da figura, sendo muitas vezes simétricos, podendo ser desenhados em papel, madeira, metal ou terra.
Talvez o Yantra mais famoso que se ouviu falar é o Sri Yantra, o Tripuri Sundari 
O Yantra mais poderoso da Índia é o Sri Yantra, é associado a deusa Tripura Sundari, também conhecida como Lalita "a que brinca" .

Em suma, Yantra é um objeto de apoio ou "forma de energia". A idéia é que cada forma emita uma frequência de energia específica para a meditação em questão.Exemplos de energias de Yantras já utilizados na antiguidade pelas filosofias orientais:

Estrela de Davi, Estrela de cinco pontas (pentágono), Cruz Cristã, as Pirâmides, entre outros.

Basicamente Yantras são chaves secretas para o estabelecimento de ressonância com as energias benéficas do macrocosmo. Muitas vezes o Yantras podem nos colocar em contato com energias extremamente elevadas e entidades, sendo de inestimável ajuda no caminho espiritual.

mantras para o Dia-a-dia

RA MA DA SA 
Cura física, mental, emocional e espiritual.
Representa a totalidade do infinito e os seus elementos.
Um mantra que acalma e promove a remoção de bloqueios nos corpos sutis, 
permitindo viver o presente de forma integrada, plena e feliz.
Ra- Sol
Ma- Lua
Da- Terra
Sa- Infinito
Sa Say- Totalidade
So Hung- mantra do élemento Éter



OM GAM GANAPATEYE NAMO NAMAH 

Mantras para Remover Obstáculos
Lord Ganesha, Deus
Removedor dos Obstáculos


 OM MANI PADME HUM
Ao recitar este mantra, o meditante também pode conseguir
 as qualidades do Chenrezig, o bodhisatva da compaixão, 
conhecido na tradição Mahayana como Avalokitesvara. 
Recebemos a Jóia da consciência no coração do Lótus. (O Lótus é o chakra).
Recebemos a jóia da consciência divina, no centro do nosso chakra da coroa.
OM - Dissolve o orgulho
MA - Liberta do ciúme e da luxuria.
NI - Consome a paixão e os desejos
PAD - Elimina a estupidez e danos.
ME - Liberta da pobreza e possessividade.
HUM - Consome a agressão e o ódio.