domingo, 9 de outubro de 2022

Tudo sobre Hanukkah

 

Tudo sobre Hanukkah

Luzes de Menorá Judaicas Douradas

O Festival das Luzes é mais popularmente conhecido como Hanukkah – a celebração da reinauguração do Templo em Jerusalém após sua destruição pelos gregos sírios em 164 aC. Todos conhecemos a celebração de oito dias e o acendimento das velas da menorá. A cada ano as datas mudam porque o feriado é baseado no calendário lunar; no entanto, o feriado quase sempre cai entre os meses do final do outono e meados do inverno. Mas a celebração sempre dura oito dias. Porque você pergunta? Há uma relevância histórica. Os Macabeus se rebelaram com sucesso contra Antíoco IV Epífanes. De acordo com o Talmud, o Templo foi purificado e os pavios da menorá queimaram milagrosamente por oito dias – embora houvesse óleo suficiente apenas para acender um dia. As oito velas representam esse milagre.

Se você tem um colega de trabalho ou amigo que celebra o Hanukkah, é ótimo estar bem informado e bem informado sobre a celebração de oito dias.

A verdade por trás do Dreidel – Durante o século 2 aC, aprender sobre a Torá foi considerado um crime pela lei greco-síria. Os historiadores encontraram evidências de que o crime era punível com a morte. No entanto, quando há uma vontade, há um caminho. As crianças judias encontravam cavernas para estudar a Torá, mas se os patrulheiros passassem, as crianças as enganavam puxando seus dreidels e brincando com eles.

O Equívoco de Gelt – A palavra 'gelt' é a palavra iídiche que significa dinheiro. Nos últimos anos, as moedas de chocolate que lembram gelt se tornaram uma nova adoção do feriado. Originalmente, as pessoas eram encorajadas a dar dinheiro às crianças como um gesto para encorajar os estudos judaicos. Durante o século 20, uma empresa de chocolate americana decidiu criar pedaços de chocolate em forma de moeda para dar às crianças em vez de dinheiro real.

A Iluminação – Você provavelmente já ouviu dois termos sendo usados, quando a iluminação está sendo discutida. Mas qual é menorah ou hanukkiyah? Na verdade, os dois termos são intercambiáveis ​​ao longo da celebração de oito dias, mas há uma diferença real.  Um hanukkiyah é um tipo de candelabro projetado especificamente para acender as velas do Hanukkah. O hanukkiyah tem oito velas em uma linha e uma vela – e isso é chamado de shamash. A menorá é outro tipo de candelabro que tem sete braços que foi usado no primeiro templo em Jerusalém. A maior diferença entre os dois é que o hanukkiyah só é aceso durante o Festival das Luzes, mas a menorá tem uma representação simbólica muito maior para o judaísmo.

A Ortografia – Ok, então qual é – Chanukah, Hannukah, Hannukkah ou Channukah? O fato é que, a menos que você esteja soletrando em hebraico, não há ortografia correta.

Outras coisas importantes para conhecer e conhecer são as deliciosas comidas tradicionais que acompanham o Hanukkah. Antes de entrar em uma parada cardíaca precoce, acelere-se porque quase tudo é frito.

Latkes são panquecas de batata frita – e são possivelmente a comida de Hanukkah mais popular. As panquecas são feitas de batatas raladas misturadas com cebola, ovo, farinha e temperos.  Uma vez que todos os ingredientes são combinados, eles são formados em pequenas panquecas e fritos em óleo. Latkes crocantes são servidos com creme azedo e molho de maçã ao lado.

Se você estiver interessado em um toque moderno no latke tradicional, confira essas ótimas opções de latke.

Os produtos lácteos , especialmente o queijo, são grandes alimentos comemorativos. Muitas famílias judias fazem seu próprio queijo do zero e se deliciam com a iguaria durante a celebração de oito dias.

O menu de sobremesas é uma longa lista de praticamente qualquer coisa frita e polvilhada com açúcar de confeiteiro. Em consideração ao seu tempo, reduzimos a lista a alguns dos pratos mais populares.

Tostones  são bananas fritas.  Em vez de revestir um latke com açúcar e geleia, um tostone dá um novo toque à sobremesa.

Os Cupcakes de Azeite de Limão são outra sobremesa única que é frequentemente consumida durante a celebração do Hanukkah. Embora você ouça muito sobre bolos e cupcakes de azeite, infundir a receita com limão fornecerá um toque cítrico nervoso nas coisas.

Spiced Hot Chocolate é uma bebida cada vez mais popular que geralmente é preparada no final da celebração de oito dias. Como o gelt se tornou um presente amplamente desembolsado para as crianças, geralmente sobra uma tonelada de gelt. Derreter o gelt e adicionar noz-moscada, pimenta caiena, canela, cravo, baunilha e leite criará uma deliciosa bebida comemorativa para desfrutar com os entes queridos.

Assim como o Natal, o Hanukkah também tem uma nostalgia comum que está associada a sentar juntos em família e assistir a um filme. Às vezes, as melhores lembranças, durante um feriado, são criadas quando as famílias estão casualmente juntas e aproveitando o tempo umas das outras. Curioso para saber quais filmes estão na lista de observação do Hanukkah? Não se preocupe mais -

Ida – Filme que narra a história de uma órfã de 18 anos, criada em um convento na Polônia pós-Segunda Guerra Mundial, conectando-se pela primeira vez com suas raízes judaicas. O filme ganhou um Oscar.

Springtime for Hitler – Este filme apresenta o grande Mel Brooks. A comédia foi o primeiro filme de Brooks e um de seus papéis mais engraçados. Quem não ama um grande filme de Mel Brooks?

A Serious Man – O filme apresenta os irmãos Coen. Embora existam muitas referências estereotipadas ao longo do filme (como “Judeus no showbiz”), há um amor fraterno definido que é sentido pelo público.

The Freaks and Geeks – Ok, mesmo que a série não tenha necessariamente muitas menções judaicas, a série foi lançada pelos cineastas judeus Paul Fieg e Judd Apatow – e eles receberam uma grande ajuda de Seth Rogen, James Franco e Jason Segel.

Hanukkah é uma celebração com vários componentes históricos e revolucionados interessantes. É evidente que a celebração de oito dias é como os outros feriados, na medida em que evoluiu ao longo dos anos, e suas celebrações são tradicionalizadas pela personalidade única de cada família. Saber mais sobre as tradições e celebrações que os outros compartilham juntos é uma ótima maneira de aprender também sobre nossa história.