domingo, 2 de outubro de 2022

O que a história de Abraão e Isaque nos ensina sobre Cristo

 

O que a história de Abraão e Isaque nos ensina sobre Cristo

Bíblia Sagrada

Ao longo da história, na Bíblia, o sacrifício é um tema consistente. Vários personagens da Bíblia são chamados a fazer sacrifícios que alteraram o curso de suas vidas e tantos outros. Um dos maiores sacrifícios da Bíblia está na história de Abraão.

Abraão é convidado a sacrificar seu filho. Jesus Cristo compreende o sacrifício que Ele faz para cumprir com a vontade de Seu Pai

Abraão e Sara têm um menino, assim como o Senhor lhes prometeu. O casal nomeia seu filho Isaac.  Gênesis 17:9 comemora este momento. “E Deus disse a Abraão: Tu, pois, guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência depois de ti nas suas gerações”. Como todos os pais, eles amam seu filho. Eles o ensinam a fazer as escolhas certas e viver uma vida honesta e fiel; além disso, eles o ensinam a sempre confiar no Senhor.

Então, reviravolta na trama. O Senhor vai a Abraão e lhe diz para levar Isaque ao Monte Moriá e oferecer Isaque como sacrifício. Gênesis 22:1-2 diz: “E aconteceu depois destas coisas que Deus tentou a Abraão, e disse-lhe: Abraão; e ele disse: Eis-me aqui. E ele disse: Toma agora teu filho, teu único filho Isaac, a quem amas, e vai para a terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes de que te falarei”.

Você pode imaginar o desgosto de Abraão e Sara? Eles foram convidados pelo homem em quem confiam suas vidas para sacrificar seu único filho. Apesar da difícil decisão, Isaac leva Isaac para a montanha. No Monte Moriá, Abraão constrói um altar e coloca madeira sobre ele. Conforme o Senhor pediu, Abraão pede a Isaque que se deite no altar. Isaque confiou em Abraão assim como o Salvador Jesus Cristo confiou em seu Pai.

Então um anjo entra. Gênesis 22:11-12 disse: “E o anjo do Senhor o chamou do céu e disse: Abraão, Abraão; e ele disse: Aqui estou. E ele disse: Não estenda a mão sobre o rapaz, nada lhe faças; porque agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, o teu único filho”. Abraão mostrou sua fé no Senhor e sabia que sempre o seguiria. Quando Abraão olhou para cima, ele viu um carneiro que o Senhor providenciou como sacrifício. Gênesis 22:13 confirma isso: “E Abraão levantou os olhos, e olhou, e eis atrás de si um carneiro preso pelos chifres no mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e o ofereceu em holocausto no no lugar de seu filho”.

O Senhor Jesus Cristo confiou em Abraão porque ele obedeceu ao seu pedido, e Abraão confiou na promessa do Senhor de que um dia sua família cresceria. Aprendemos que a confiança é uma obrigação.

A Lei do Sacrifício Continua Hoje

A história de Abraão e a lei do sacrifício é o teste final da fé. A história deles nos ensina o valor da obediência e a importância da fé e confiança genuínas no Senhor. Através do sacrifício, um indivíduo pode se aproximar de Deus e, em última análise, aprofundar sua fé.

Deus prometeu a Abraão que ele faria dele uma grande nação através de Isaque. Essa informação forçou Abraão a confiar tudo em Deus. A confiança de Abraão é novamente testada quando Deus lhe pediu que sacrificasse seu único filho. Apesar de desapontado e com o coração partido, Abraão ainda confia no Senhor e segue em frente sacrificando Isaque porque ele está totalmente comprometido; no entanto, ele reconhece que as bênçãos do convênio exigem total comprometimento e obediência ao Senhor.

Podemos Aprender a Importância do Sacrifício, Obediência e Bênçãos

Deus tem um plano para todos. Ele oferece amor incondicional a cada um de Seus filhos e pede que confiem Nele, mesmo que ninguém saiba realmente qual será o resultado. O sacrifício substitutivo prefigura a crucificação de CristoDeus sacrifica seu único filho, Jesus Cristo na cruz do Calvário pelos pecados do mundo inteiro. O grande amor de Deus por Seus filhos exigia que ele fizesse o que não exigia que Abraão fizesse. Para complicar ainda mais as coisas, muitas vezes, quando os seguidores oram ao Senhor e lhe pedem ajuda, Ele nem sempre responde da maneira que oramos ou esperávamos. No entanto, sabemos e estamos confiantes de que ele ainda está ao nosso lado – não importa o que aconteça – nos bons e nos maus momentos. Então, ainda oramos continuamente e nos apegamos à esperança porque Ele nos diz para fazê-lo. Essa é a lição final da história de Abraão e Isaque, devemos seguir o Senhor. não importa o que. Ele sempre estará ao nosso lado. Ele sempre viverá dentro de nós através do Espírito Santo. Ele sempre nos perdoará por nossos pecados. Ele nunca nos julgará, não importa o que façamos. Ele sempre nos amará mais do que qualquer outra pessoa.

Enquanto estivermos na terra, devemos estar dispostos a nos sacrificar pelo bem maior – pelo bem maior de nossas vidas e das vidas dos outros. Ninguém cresce quando está confortável. Mudanças que alimentam novos começos não acontecem quando as coisas estão calmas e calculadas. Não há dúvida de que aprendemos mais sobre nós mesmos nos vales da dor do que nos picos da alegria porque somos forçados a nos sacrificar. Então, por mais difícil e doloroso que pareça. da próxima vez que lhe pedirem para apresentar um sacrifício, pense em como Jesus Cristo morreu na cruz e no sacrifício final que Ele prometeu por você.