domingo, 2 de outubro de 2022

Qual era a lei de Moisés?

 

Qual era a lei de Moisés?

A Lei de Moisés ou também conhecida como Lei Mosaica refere-se aos cinco primeiros livros da Bíblia hebraica. Acreditava-se que os livros foram escritos por Moisés; no entanto, acadêmicos e historiadores encontraram evidências que apoiam a teoria de que havia muitos autores envolvidos.

A palavra hebraica para os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica é a Torá – que significa “lei” em grego.

O conteúdo da Lei de Moisés está espalhado entre os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O conteúdo inclui:

  • Os dez Mandamentos
  • Leis morais – sobre assassinato, roubo, honestidade, adultério, etc.
  • Leis sociais – sobre propriedade, herança, casamento e divórcio.
  • Leis alimentares – sobre o que é limpo e impuro, sobre cozinhar e armazenar alimentos.
  • Leis de pureza – sobre menstruação, emissões seminais, doenças de pele e bolor, etc.
  • Festas – o Dia da Expiação, Páscoa, Festa dos Tabernáculos, Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas etc.
  • Sacrifícios e ofertas – oferta pelo pecado, holocausto, oferta integral, oferta alçada, sacrifício pascal, oferta de manjares, oferta de movimento, oferta pacífica, libação, oferta de graças, oferta de massa, oferta de incenso, novilho vermelho, bode expiatório, primícias, etc. .
  • Instruções para o sacerdócio e o sumo sacerdote, incluindo os dízimos.
  • Instruções relativas ao Tabernáculo, e que mais tarde foram aplicadas ao Templo em Jerusalém, incluindo aquelas relativas ao Santo dos Santos contendo a Arca da Aliança (na qual estavam as tábuas da lei, a vara de Arão, o maná). Instruções e para a construção de vários altares.
  • Instruções prospectivas para o momento em que Israel exigiria um rei.

Torá Oral é o conteúdo das instruções e interpretações que foram transmitidas oralmente e extraídas, e estas são conhecidas como os 613 mandamentos. Os mandamentos são registrados pela primeira vez no século III dC, quando o rabino Simlai os mencionou em um sermão.

O que podemos aprender com a Lei de Moisés?

2 Timóteo 3:16 responde a isso.  “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil. A Lei mosaica revela a santidade de Deus, define o pecado e expõe sua natureza hedionda, confirma nossa necessidade de estarmos separados do pecado, mostra como o plano de Deus se desdobra gradualmente (e progressivamente), expõe os dois mandamentos básicos de Deus, prediz que Deus não abandonará Seus filhos , estabelece o princípio de semear e colher, demonstra o valor de um intercessor entre Deus e o homem, revela a eficácia de um sacrifício substitutivo e fornece exemplos de Cristo e Sua redenção .

A lei revela o padrão de Deus para Seu povo que vive em um mundo caído e a justiça que as pessoas devem praticar. Dado isso, a lei também define o pecado e estabelece um padrão divino. Ao estabelecer uma lei, as pessoas podem identificar a necessidade de um Salvador e regras. Os dez mandamentos e a lei de Moisés trouxeram clareza à separação entre pecado e bondade, explicando que nada acontece instantaneamente, e os seguidores de Jesus Cristo devem exalar paciência.

No entanto, tudo na lei pode ser resumido em dois mandamentos. A primeira pode ser encontrada em Deuteronômio 6:5. “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças”. A segunda pode ser encontrada em Levítico 19:18. "Amar o próximo como a si mesmo." Amor e compaixão são a solução para grande parte da dor no mundo.

A lei dos mandamentos e grande parte da Lei de Moisés foram cumpridas na morte e ressurreição de Jesus Cristo. A lei era um evangelho para trazer adeptos a Cristo. Gálatas 3:24 nos ensina: “De modo que a lei se tornou nosso tutor para nos conduzir a Cristo, para que sejamos justificados pela fé. Mas não que a fé tenha chegado, não estamos mais sob um tutor.” Jesus disse aos seus seguidores que obedecessem à lei. Em Romanos 13:1-2, Jesus diz: “Obedeçam ao governo, porque Deus é quem o colocou lá. Assim, aqueles que se recusam a obedecer à lei da terra estão se recusando a obedecer a Deus, e o castigo se seguirá”. As leis não eram apenas externas, mas também internas. Ao aceitar internamente essas leis, o perfeccionismo moral foi criado e mantido. Essencialmente, é assim que um indivíduo poderia/separaria o pecado da bondade.

Visto que Moisés deu essas leis e mandamentos aos israelitas, ele é frequentemente chamado de legislador. A Torá, que incluía os Dez Mandamentos, foi dada a Israel (por Moisés de Jesus) para regular sua sociedade por um período de tempo. Os israelitas entenderam que sua aceitação desses mandamentos e leis deveria ser aceita até a vinda de Jesus Cristo.

A Lei de Moisés Aplica-se Hoje?

Hoje, os cristãos podem (e devem) viver a Lei de Moisés em suas vidas diárias. As lições de vida inspiradoras podem ser resumidas em:

  1. Esteja na perfeita vontade de Deus. Pare de permitir que a ocupação dite os caminhos que você toma. Em vez de permitir que os horários controlem sua vida, entregue tudo a Deus e permita que Ele o guie.
  2. Crie um relacionamento pessoal com Deus. Fale com ele diretamente. Rezar. Reserve um tempo para Ele todos os dias, para que você possa criar um vínculo forte e um relacionamento duradouro.
  3. Deus usa os fracos. Deus usa muitas pessoas que acreditam e se sentem indignas. Essas pessoas podem canalizar suas fraquezas e levar adiante a mensagem de Deus porque entendem a dor e as dificuldades em um nível diferente.
  4. Nunca perca sua fé e mantenha o foco. Nada de bom vem sem muito trabalho e progresso. Se você quer algo, você deve manter o foco e estar disposto a sentar-se pacientemente.

A Lei de Moisés ensina ao mundo que nunca devemos desistir e estar dispostos a viver nossa fé. Se Moisés escreveu tudo ou foi um esforço colaborativo, os seguidores sabem e confiam que é a Palavra de Deus.