5 fatos impressionantes sobre João Batista
João Batista foi um profeta judeu asceta conhecido no cristianismo como o precursor de Jesus. João pregou sobre o julgamento final de Deus e batizou seguidores arrependidos em preparação para isso. Jesus estava entre os destinatários de seu rito de batismo. João era filho de Zacarias, um sacerdote judeu da ordem de Abias, e sua esposa, Elizabeth. De acordo com o Novo Testamento, Isabel era parente de Maria, mãe de Jesus. Depois de batizar Jesus, João Batista foi preso por Herodes Antipas por denunciar seu casamento, que era ilegal sob a lei judaica. Segundo as Escrituras, a enteada de Herodes, Salomé, pediu à cabeça de João para fazer feliz sua mãe, Herodias, e Herodes foi obrigado a atender o pedido. João foi uma grande figura religiosa, mas aqui estão cinco fatos impressionantes que você pode não saber sobre o grande João Batista.
Fato impressionante #1: Jesus declarou que não havia ninguém maior do que João Batista.
Mateus 11:11 relata as palavras de Jesus: “Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior do que João Batista”. Isso provavelmente soa como uma afirmação estranha, principalmente porque Jesus era um homem. Alguns estudiosos e teólogos acreditam que Jesus estava honrando João Batista fazendo um elogio. Algumas pessoas acreditam que Jesus estava se referindo à posição e designação de João na história, ou ao fato de que João foi ungido para pregar com o poder de Elias.
Fato impressionante #2: João Batista fez um voto de nazireu.
Se alguém se recusasse a cortar o cabelo e comesse gafanhotos no deserto, as pessoas classificariam esse indivíduo como um pouco louco, talvez até institucional. Durante o tempo de João, ele foi chamado de nazireu. Um nazireu era uma pessoa que desistia de certas coisas para comungar com Deus em um estado de santidade. Os nazireus às vezes se separavam de outras pessoas para eliminar distrações.
A palavra raiz de nazireu, Nazir, significa santo ou separado, e as ações de um nazireu realmente os separavam do resto do mundo. A maioria dos judeus só fez um voto de nazireu por 30 a 100 dias. No entanto, havia pelo menos três nazireus nas Escrituras que foram dedicados desde o nascimento – Sansão, Samuel e João Batista. Embora alguns ainda o chamassem de louco, João Batista reservou sua vida para Jesus e continua sendo inspirador.
Fato impressionante #3: Antes mesmo de João nascer, João sabia quando Jesus estava por perto.
Em Lucas 1:36, enquanto contava a Maria sobre seu futuro filho, o anjo Gabriel disse: “A própria Isabel, sua parente, vai ter um filho na sua velhice, e aquela que se dizia ser incapaz de conceber está no sexto mês. .” Mais tarde, em Lucas 1:41, Maria saiu para ver Isabel logo após receber a mensagem de Gabriel, e quando Isabel ouviu a voz de Maria, “o bebê saltou em seu ventre”.
Você pode estar se perguntando, como João, ainda no ventre de sua mãe, reconheceu Jesus? João foi cheio do Espírito Santo, mesmo antes de nascer, e o Espírito Santo em João deu testemunho do fato de que o Messias estava próximo. É surpreendente que João pudesse reconhecê-lo antes mesmo de nascer.
Fato impressionante #4: Herodes Antipas, que executou João Batista, gostava de ouvi-lo e realmente tentou protegê-lo.
Os motivos de Herodes para tentar proteger João são influenciados pelo medo, pois João era tão amado por seus seguidores que Herodes temia uma revolta (Mateus 14:5). Mas depois de aprisionar João, é possível que algo tenha mudado em Herodes.
“Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para prender João . . . . Ele fez isso por causa de Herodias. Então Herodias guardou rancor contra João e quis matá-lo. Mas ela não conseguiu porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo. Quando Herodes ouviu João, ficou muito intrigado; mas ele gostava de ouvi-lo” (Marcos 6:17-20).
Então, em Marcos 6:26, Herodias enganou seu marido para assassinar João Batista, “o rei ficou muito angustiado, mas por causa de seus juramentos e seus convidados para o jantar, ele não quis recusá-la”. Se ele não estivesse com tanto medo do que os convidados do jantar pensariam, Herodes teria abraçado a mensagem de João Batista - e, finalmente, a mensagem de Jesus, o Messias?
Fato impressionante #5: Diz-se que a cabeça de John está em quatro locais diferentes ao redor do mundo.
Por mais estranho que pareça, a cabeça de João Batista é considerada uma relíquia. O primeiro local é a Mesquita Omíada em Damasco, na Síria. A mesquita foi construída sobre os restos de uma antiga igreja cristã, e a cabeça de João Batista está enterrada lá em um santuário. O segundo local é o Museu Residenz em Munique, Alemanha, que afirma ter a cabeça de João entre outras relíquias coletadas pelo duque Guilherme V no século XVI. A terceira localização é em Roma, na Igreja de San Silvestro in Capite. A quarta localização é a catedral do século 13 em Amiens, França, que foi construída com o único propósito de abrigar a cabeça de John. Há rumores de que um cruzado o carregou de Constantinopla em 1206.
João Batista é mais do que o santo padroeiro da Jordânia – sem ele, a história precisaria ser drasticamente reescrita.