sábado, 1 de outubro de 2022

O que é o Dia do Julgamento? O que a Bíblia realmente diz sobre o Dia do Julgamento.

 

O que é o Dia do Julgamento?

O que a Bíblia realmente diz sobre o Dia do Julgamento.

inferno

A Bíblia nos diz que Deus “fixou um dia em que quer julgar a terra habitada” (Atos 17:31). Para os cristãos, o Dia do Julgamento é o julgamento final e eterno por Deus do povo de todas as nações, resultando na punição de alguns e na glorificação de outros.

Quando Deus colocou os humanos na terra, Ele pretendia que eles vivessem para sempre na terra. A Bíblia nos diz: “O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para lavrá-lo e cuidar dele. E o Senhor Deus ordenou ao homem: 'Você pode comer de qualquer árvore do jardim; mas você não deve comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois quando você comer dela, você certamente morrerá'” (Gênesis 2:15-17).  Embora física e mentalmente perfeitos, o primeiro casal humano se rebelou contra Deus. Como resultado, eles perderam a perspectiva de vida eterna ou a si mesmos e trouxeram pecado e morte a todos os seus descendentes.

O que é o Dia do Julgamento?

O Dia do Julgamento será um período de mil anos durante o qual os humanos terão a oportunidade de recuperar o que Adão e Eva perderam. Observe que Atos 17:31 diz que o Dia do Julgamento afetará aqueles que vivem na “terra habitada”.  Aqueles que recebem julgamento favorável viverão na terra e desfrutarão a vida eterna em condições perfeitas (Apocalipse 21: 3-4). Assim, o Dia do Julgamento ajuda a cumprir o propósito original de Deus para os humanos e a Terra.

O juiz designado por Deus é Jesus Cristo. A Bíblia diz que Jesus “julgará os vivos e os mortos” (2 Timóteo 4:1). Quem são os vivos que serão julgados e como os mortos voltarão à vida na terra habitada? Aproximamo-nos agora do predito fim do atual sistema de coisas, quando Deus destruirá todos os elementos da sociedade humana corrupta e removerá os iníquos. Os sobreviventes do fim do sistema são “os vivos” que serão julgados.  Durante o período de julgamento, que durará 1.000 anos, Jesus, juntamente com 144.000 homens e mulheres ressuscitados para a vida no céu, governarão a terra. Eles servirão como reis e sacerdotes, administrando os benefícios do sacrifício de resgate de Jesus e elevando progressivamente os humanos fiéis à perfeição física e mental.

Será que o julgamento dos ressuscitados será baseado no que eles fizeram antes de morrer? Não. Muitas pessoas imaginam que no Dia do Julgamento, bilhões de almas serão trazidas diante do trono de Deus para serem julgadas de acordo com seus atos anteriores – algumas para serem recompensadas com a vida no céu, outras para serem atormentadas no inferno. A Bíblia mostra, no entanto, que o propósito do Dia do Julgamento é resgatar as pessoas da injustiça. A Bíblia diz: “Alegre-se toda a criação diante do Senhor, porque Ele vem, Ele julga a terra. Ele julgará o mundo com justiça e os povos com sua fidelidade” (Salmo 96: 13). Deus designou Jesus para ser o Juiz que restaurará a justiça à humanidade.

A Bíblia também ensina que “aquele que morreu foi absolvido do seu pecado” (Romanos 6:7). Assim, como aqueles que sobrevivem ao fim do sistema, os ressuscitados para a vida na terra serão julgados “segundo as suas obras” durante o Dia do Julgamento (Apocalipse 2:12-13). Dependendo do resultado final de suas ações, isso se tornará uma ressurreição que resulta em vida eterna ou uma ressurreição que resulta em destruição. Muitos daqueles que foram restaurados à vida pela primeira vez conhecerão Deus e seus requisitos para a vida. Eles terão a oportunidade de viver em harmonia com a Vontade de Deus e receber a vida eterna na Terra.

Aqueles que morreram sem nunca conhecer a Deus e servi-lo terão a oportunidade de mudar e fazer o bem. Se fizerem isso, sua ressurreição se tornará “uma ressurreição de vida”. Alguns dos ressuscitados, porém, não aprenderão os caminhos de Deus. A deles será uma ressurreição de julgamento.

Quando é o Dia do Julgamento?

Além de nos perguntarmos se estaremos prontos para o Dia do Julgamento, a segunda pergunta mais importante que devemos fazer é “Quando o Dia do Juízo Final virá?” Muitos se perguntam se haverá um sinal. As pessoas especularam e até afirmaram dias específicos como os últimos dias. No entanto, o fracasso dessas profecias por si só nos ensina, no mínimo, a ser cautelosos com tais previsões. A verdade é que não saberemos o dia ou a hora, pois a Bíblia nos diz isso. As Escrituras nos dizem: “Mas nem o dia nem a hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, mas somente o Pai” (Mateus 24:36). Torna-se difícil, até mesmo impossível, acreditar que alguém possa prever a ocorrência do Dia do Juízo Final. Não sabemos quando isso ocorrerá, por isso devemos estar prontos o tempo todo. Devemos viver como se fosse amanhã.

Não temos motivos para temer o Dia do Julgamento. Não será apenas um dia de instrução de Deus, mas também um tempo para os vivos aplicarem o que aprenderem e desfrutarem das bênçãos resultantes. Apenas imagine sua alegria ao se reunir com entes queridos ressuscitados e crescer até a perfeição humana junto com eles.