Por que Caim matou Abel?
Para entender por que Caim matou Abel, é preciso primeiro ler o livro de Gênesis. Caim e Abel eram irmãos e os primeiros filhos de Adão e Eva. Adão fez amor com sua esposa Eva, e ela ficou grávida e deu à luz Caim. Ela disse: “Com a ajuda do Senhor dei à luz um homem”. Mais tarde, ela deu à luz seu irmão Abel. (Gênesis 4:1-2)
O que foi pedido de Caim e Abel?
Quando chegou a hora de oferecer ofertas, o Senhor não ficou tão satisfeito com a oferta de Caim quanto com a de Abel. Agora Abel mantinha rebanhos, e Caim trabalhava o solo. Com o passar do tempo, Caim trouxe alguns dos frutos do solo como oferta ao Senhor. E Abel também trouxe uma oferta — porções gordurosas de alguns dos primogênitos de seu rebanho. O Senhor olhou com favor para Abel e sua oferta, mas para Caim e sua oferta ele não olhou com favor. Então Caim ficou muito zangado, e seu rosto estava abatido. Então o Senhor disse a Caim: “Por que você está com raiva? Por que seu rosto está abatido? Se você fizer o que é certo, não será aceito? Mas se você não fizer o que é certo, o pecado está à sua porta; ele deseja ter você, mas você deve dominá-lo”. (Gênesis 4:3-7)
Caim deixou crescer os pecados de inveja e raiva.
Caim permitiu que a rejeição, a inveja e o ciúme tomassem conta de sua existência. Em vez de se esforçar para ser melhor, Caim permitiu que a maldade invadisse seus pensamentos e fez o impensável. Agora Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo”. Enquanto eles estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor disse a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” “Eu não sei,” ele respondeu. “Eu sou o guardião do meu irmão?” (Gênesis 4:8-10)
Mas, Caim sabia onde estava Abel. Ele o matou.
O que Deus fez com Caim depois que ele matou seu irmão, Abel?
O Senhor sabia que ele estava mentindo e disse a Caim que ele foi amaldiçoado e expulso do chão. O Senhor disse a Caim que a terra não lhe daria mais suas colheitas. Ele se tornaria um errante inquieto na terra. O que parece muito apropriado, considerando que Caim ofereceu frutos do solo e depois assassinou seu irmão em um campo.
O que a inveja tem a ver com a história? Poderia ter sido outra coisa?
Há uma série de teorias e pensamentos. Muitas pessoas acreditam que Caim matou Abel por causa da raiva, ciúme e inveja. No entanto, outros sugerem que a luta interna de Caim foi alimentada por sua depressão. Poderia um distúrbio de saúde mental prejudicar o julgamento de Cain naquele dia? Ele ficou frustrado com a recusa do Senhor e isso poderia ter feito seus níveis de energia e auto-estima despencarem. Não é uma desculpa para as terríveis ações de Caim, mas pode ser uma resposta legítima que é descartada por uma sociedade que não estava familiarizada com a conscientização e a autoconsciência da saúde mental. Depois, há outra tese circulando que identifica Caim como o assassino, mas responsabiliza Deus desde que ele rejeitou a oferta de Caim. Talvez Caim estivesse em um estado de espírito tão perturbado pela rejeição de Deus que sentiu que nunca seria suficiente para seu Deus. Se essa teoria fosse verdadeira, explicaria a conexão entre inveja, cobiça e ciúme. Também forneceria motivo para o assassinato.
E a marca que Deus deu a Caim?
No entanto, existem essas linhas em Gênesis 4:15-16. Mas o Senhor lhe disse: “Não é assim; quem matar Caim será vingado sete vezes”. Então o Senhor colocou uma marca em Caim para que ninguém que o encontrasse o matasse. Então Caim saiu da presença do Senhor e habitou na terra de Node, a leste do Éden. Deus não queria que outros tentassem matar Caim. Não há uma explicação sobre a aparência da marca, mas obviamente ela era visível. Alguns especularam que a marca era uma letra hebraica ou suméria colocada em seu rosto ou braço. Esta marca serviu como um sinal para os outros não cometerem a mesma ofensa. Deus não queria que a inveja consumisse a existência e o valor dos outros. Por outro lado, a marca poderia ter sido a maneira de Deus forçar Caim a se arrepender de seus pecados e realmente avaliar as repercussões de suas ações.
O que podemos aprender com a história de Caim e Abel?
A história de Abel e Caim é um lembrete para nós de que o pecado, em nossas vidas, está sempre tentando nos persuadir a fazer coisas ruins que desonram a Deus e vão contra nossas crenças cristãs. Foi o que aconteceu com Caim. O sacrifício de Caim não teve chance de agradar a Deus porque ele não colocou sua fé em primeiro lugar e, em vez disso, permitiu que seu coração se tornasse mais perverso. O coração de Abel foi fiel e fiel a Deus e seu sacrifício foi grande aos olhos de Deus. Como seguidores de Deus, não devemos permitir que a inveja e o ciúme consumam nossa existência.
É inevitável que caiamos em situações em que desejamos ter o que os outros têm, ou ser mais parecidos com nossos pares; no entanto, quando esses ataques de ciúme aumentam, é imperativo que nos voltemos para o nosso Deus e escutemos. Talvez, se Abel tivesse ouvido a Deus, ele teria dado um passo para trás, decidido se esforçar mais na próxima vez com sua oferta e buscado gratidão. Se você ler a Bíblia, encontrará vários exemplos de ciúme e inveja. Você também identificará que as causas básicas do ciúme e da inveja estão ligadas à incapacidade de um indivíduo de ver o que Deus providenciou em sua vida e à falta de consciência e gratidão. Em vez de reagir negativamente ao ciúme, os cristãos devem ouvir e tentar entender melhor seus pensamentos, sentimentos e motivos para serem pessoas melhores. Provérbios 14:30 diz melhor,