terça-feira, 5 de julho de 2022

ORAÇÃO ATIVA E ORAÇÃO PASSIVA

 

ORAÇÃO ATIVA E ORAÇÃO PASSIVA

ORAÇÃO ATIVA E ORAÇÃO PASSIVA

Nessa postagem quero tratar de um conceito que tive acesso através do ótimo livro de Israel Regardie: “Energia de Cura, Oração e Relaxamento”. O conceito, como o título da postagem já adianta, diferencia as orações passiva e ativa. 

A oração passiva é aquela em que pedimos por uma graça ou milagre, e aguardamos a boa vontade e generosidade de Deus, sem nos colocarmos como agentes de mudança no processo. Já na oração ativa, além do fato de que precisamos agir em paralelo para alcançar o intento, no momento da oração, assumimos a posição de agente da manifestação ou transformação; mas como isso se dá? 

Antes de iniciarmos a oração ativa, precisamos entrar em um estado de relaxamento, para facilitar assim um estado alterado de consciência; relaxados, precisamos agora do verbo, da palavra dita em voz alta, para isso precisamos criar uma oração ou decorar uma que venha de encontro com nosso objetivo e seja forte, que mexa com suas emoções. No momento da oração, estando em um estado de êxtase, assumimos a “forma do Deus Criador”, ou em outras palavras, realizamos uma invocação de Deus, despertando assim, nosso subconsciente divino, nossa centelha divina; dessa forma, ativamos o aspecto de Criador que há dentro de cada um de nós, tornando possível assim, a manifestação de nosso intento.  

Esta técnica demanda um certo grau de prática de meditação e concentração, pois estamos falando de um estado onde a mente consciente entra em contato com a inconsciente, estado alcançado somente após o relaxamento e subsequente êxtase; é importante ressaltar também, que se possível, o leitor(a) realize o procedimento sozinho ou na companhia de alguém de confiança, pois não sabemos como serão nossas reações durante o êxtase. 

Além de imprimir poder em nossos pedidos, essa técnica tem um “efeito colateral”, que é o de nos colocar na presença de Deus, através da chispa da grande chama divina que reside em nosso interior, em nosso subconsciente, chispa esta, que é nossa raiz espiritual, raiz que alimenta e sustem nossa mente e ação criativas!