Gnomo
Um texto longo e Gratificante
De acordo com a mitologia do norte da Europa, os gnomos , nomos 1 são seres mitológicos elementares da terra em cujas entranhas eles habitam, trabalhando em minas , guardando tesouros subterrâneos e cuidando de metais e pedras preciosas . Diz-se também que roubam de pessoas ricas e ambiciosas. Eles são representados como pequenos e com aparência humanóide.
Os gnomos formam um povo sobrenatural de seres muito pequenos e invisíveis , dotados de uma astúcia singular.
São seres fantásticos que aparecem em histórias, desenhos animados, etc. Geralmente são representados em cerâmica nos jardins de algumas casas, predominantemente em países ocidentais .
Um gnomida é a esposa do gnomo, que, ao contrário dele, era considerada dotada de grande beleza.
Etimologia
A etimologia do termo não é clara. Para alguns, vem da raiz grega gnosein , que significa 'saber'. Para outros, seria derivado do grego genomós , que significa 'terrestre'.
Provavelmente, a palavra gnome vem de um simples erro de tradução em que a raiz latina medieval gnomus e o verbo grego "conhecer" se juntam. Também é derivado ou é uma tradução errada de uma palavra grega que significa "do mar" ou "do mar", pode-se muito bem pensar que significa "da terra. Em qualquer caso, o nome resultante foi provavelmente usado em referência a uma raça de pequenos povos encontrados nas regiões mais remotas do hemisfério norte e particularmente nas montanhas dos Cárpatos.. Essas pessoas, há muitos séculos, costumavam explorar as pedreiras rochosas das montanhas e, portanto, a lenda popular poderia dizer que na verdade viviam nas entranhas da terra, e não na forma de anões ou aldaboneros. Diz-se também que estavam intimamente relacionados com os locais onde existem metais e pedras preciosas.
No entanto, é provável que a teoria mais plausível seja que a palavra gnome passou a ser usada na língua inglesa por meio dos escritos de Paracelso, o alquimista suíço do século 16 . Paracelso foi visto de várias maneiras como um sábio, um mago e um trapaceiro, mas evidentemente o homem não tinha dúvidas sobre seus poderes, pois ele se autodenominou Paracelso para proclamar sua superioridade sobre Aúlio Cornélio Celso , o autor de Da Medicina . Uma das obras de Paracelsus, Liber de numphis, sylphis, pygmaeis et salamandris et caeteribus spiritibus, expõe a teoria da existência de quatro seres espirituais: as sílfides do ar, as salamandras do fogo, as ninfas da água e os pigmeus da terra. Como ele escreveu em latim , ele também chamou os pigmeus de "gnomi", cujo singular é "gnomus". Os "gnomos" de Paracelso podiam se mover livremente na terra como peixes na água ou pássaros no ar. No entanto, não se sabe se ele mesmo criou a palavra gnome ou simplesmente a tirou dos escritos de um autor anterior.
Origem da lenda
O termo gnomus (em latim medieval ) foi usado pelo alquimista suíço Paracelsus em seu Liber de nymphis, sylphis, pygmaeis et salamdris, et de caeteribues spiritibus (de 1566 ).
Os gnomos possuíam presciência, eles conheciam os segredos da Terra e eram a alma dela. Os Cabalistas afirmavam que o ar, a terra, a água e o fogo eram agitados pelos seres invisíveis que animavam esses elementos. De acordo com os cabalistas, o deus hebreu Yahweh atribuiu o império do fogo à salamandra , o do ar às silfos , o da água às ondinas e o da terra - não na superfície, mas no interior - aos gnomos. Estes viviam nas figuras metálicas do globo, dentro das cavernas, cheias de estalactites de efeito maravilhoso. Eles eram os guardiões das minas de ouro e prata .
Os gnomos, embora não pertençam propriamente à mitologia e sim à superstição , fazem lembrar os telquines e os cabiros , gênios que representam as ferragens cultuadas pelos gregos em localidades de natureza vulcânica. No entanto, os mitologistas não disseram nada até agora que saibamos que poderia haver uma relação entre esses personagens míticos da Grécia e os gnomos. Estes foram distribuídos com a filosofia pitagóricapor todo o globo e embora tenham sofrido várias modificações, à medida que as diferentes culturas dos povos foram se acomodando, sempre preservaram o caráter de donos do império da terra e guardiães de suas minas. A estatura desses pequenos gênios progrediu para os menores.
Outra origem
Em 1200, um norueguês chamado Frederik Ugarph encontrou uma escultura de madeira na casa de um pobre pescador em Trondheim . Frederik Ugarph comprou dele a escultura, feita de madeira muito dura, mais forte que o carvalho , e com 15 cm de altura (sem contar o pedestal). Na base estava escrito Nisse, riktig storrelse , que significa 'gnomo, estatura real'.
Tipos de gnomos
Gnomos da floresta: são os mais comuns. Vivem no mato ajudando todos os bichos, vestem uma túnica azul que vai até os joelhos, calças da mesma cor com suspensórios e um grande e pontudo chapéu vermelho que nunca tiram, pois sem chapéu não são gnomos, eles próprios dizem isso. O sexo feminino usa uma túnica verde e branca que vai até a cintura, uma saia verde e um grande boné verde pontudo; se se casam, usam um lenço que cobre os cabelos; se não são casados, usam os cabelos soltos.
Gnomos Siberianos : Eles são os mais altos de todos os gnomos, usam roupas quentes e são mais temperamentais.
Gnomos da selva: são os mais pequenos, têm pele bronzeada e estão seminus de calor. Use um arco e flechas para alcançar os frutos das árvores.
Existem mais quatro, iguais ao gnomo da floresta, mas com algumas diferenças:
Gnomos do deserto: eles se diferenciam por serem um pouco mais altos e as cores de suas roupas mais claras.
Farm gnomes - ajude os animais da fazenda .
Gnomos de jardim: ajudam as plantas a crescer.
Gnomo doméstico: gosta de morar em casas grandes e espaçosas, preferindo porões porque ali são mais silenciosos. Conserte tudo quebrado.
Existem também os chamados gnomos de jardim ou gnomos de jardim , que são esculturas pequenas e coloridas que decoram os jardins das casas e que surgiram na Alemanha e se tornaram muito populares depois, em todo o mundo. 3
Os gnomos e filosofia
O povo dos gnomos conforma-se ao sistema René Descartes em termos da inteligência dos brutos. Segundo este filósofo, a vida, a capacidade de se mover e passar de um ponto a outro e até os próprios apetites dos animais, nada mais são do que o efeito de uma atividade que se agita por um certo tempo como um relógio insensível. Da mesma forma, os Cabalistas afirmavam que todos os animais, desde o mastodonte aos seres microscópicos , eram animados por gnomos. Daí o cartesianismo dizer que em cada árvore, em cada planta e em cada flor vivia um gnomo e que quando um vegetal morria era porque o gnomo o havia deixado. Cada gnomo tornou-se, de acordo com sua preferência, um elefante ,condor , pássaro , mosca , etc.
Os gnomos e música
Além de um ouvido musical extraordinário, os gnomos fabricam seus próprios instrumentos musicais inimagináveis. Eles não desdenham os criados pelos humanos, mas os fazem à sua maneira. Estes são alguns exemplos de seus instrumentos preferidos: o violino de oito cordas, a flauta transversal , os tímpanos , a trompa ou trompa francesa , a harpa de boca , o krotta ( harpa ) com que acompanham suas canções).
Contos populares
É tradicional que os gnomos apareçam nos contos populares. Um exemplo é a história de Riquete, a do pompadour, em que uma princesa encontra o rei dos gnomos na floresta: Riquete; Quando voltou ao mesmo lugar ouviu sob seus pés o barulho dos preparativos, a terra se abriu e ele pôde contemplar os gnomos que preparavam o banquete com seu rei não muito bonito.
Os gnomos também foram atribuídos a um grande gosto por ciências mágicas e adivinhação , como refletido no conto de Rumpelstiltskin , no qual um gnomo propõe um enigma : descubra seu nome.
Alguns gnomos que povoam os contos tradicionais são:
Gnomo da floresta no Chile .
Tom-tittot na Inglaterra .
Whuppity Stoorie na Escócia .
Goblin na Espanha
Winterkoble na Hungria .
Hruzimugeli na Áustria .
Titteli Ture na Suécia .
Gilitrutt na Islândia .
Rumpelstiltskin ou Rumpelstilzchen na Alemanha .
Gelitrunsen na Holanda .
Gnomengren na Argentina .
Anão ou duende do jardim no Uruguai .
Gnomos e videogames
No jogo World of Warcraft , os gnomos são criaturas humanóides, de pequena estatura e com um intelecto incrível, excedendo em muito os humanos. Eles não são muito habilidosos na luta, então constroem todos os tipos de armas de fogo e robôs para sua defesa. Eles pertencem à Aliança e são uma das criaturas mais astutas do universo warcraft, junto com os goblins e draeneis .
Invisibilidade
A invisibilidade é a qualidade de um corpo físico visível que não deve ser visto em termos de luz normal para o curso de um observador. Até o início do século 21, essa qualidade só era possível na natureza e ocorria em gases e seres ou objetos que, devido ao seu tamanho, o olho humano não era capaz de captar sem o auxílio de lentes ou outra tecnologia projetada para tal. necessidade.
Os cientistas acreditam ter descoberto como alterar o efeito da luz sobre um corpo físico para alcançar o efeito da invisibilidade por meio de tecidos artificialmente compostos por estruturas eletrônicas nanométricas.
Alcançar essa conquista tem importantes aplicações na indústria de espionagem e guerra . No entanto, também poderia ser utilizado para a segurança do cidadão e uma melhor observação das espécies animais no seu ambiente natural e para melhorar a estética e a iluminação de alguns locais onde os edifícios criaram uma paisagem que não é acolhedora para o homem.
A invisibilidade foi tratada em inúmeras ocasiões por escritores e cineastas de ficção científica ou mágica , quase sempre apresentando o perigo de que esse dom caia em mãos erradas.
Um objeto pode ser classificado como "invisível" se não puder ser observado usando a visão devido a fatores ambientais que fazem com que ele não reflita a luz. Um objeto que poderia ser visível pode ser classificado como invisível se estiver nas condições de:
Esteja atrás de um objeto.
Tem a mesma cor ou aparência do fundo (camuflagem).
Estar em um ambiente muito escuro ou muito claro.
Esteja no ponto cego do observador.
Alterando sua própria aparência, seja biologicamente (como um polvo) ou por tecnologia (dispositivos vestíveis, câmeras, alguma tecnologia inexistente necessária).
A pesquisa científica
O matemático chileno Gunther Uhlmann é considerado o pai da possibilidade matemática e física da invisibilidade, 1 quando encontrou em 2003 a equação matemática que define os materiais invisíveis, 2 com a qual cientistas de todo o planeta posteriormente tentaram desenvolver a invisibilidade. 1
Em 2006 foram realizados os primeiros testes a este respeito. Pesquisadores da Duke University , liderados pelo professor David Smith, criaram um metamaterial feito de ondas eletromagnéticas que tornam os objetos visíveis apenas por meio de detectores específicos. Na Universidade de Berkeley, na Califórnia , uma equipe de cientistas liderada pelo professor Xiang Zhang, do Nanoscale Science and Engineerig Center , criou em conjunto um material 3D que, pela primeira vez, é capaz de desviar a direção natural da luz visível através da luz infravermelha .
(fonte_Wikiviajes e Wikinews )
( Nobrega Eusébio)
Gratidão pelo texto