DUENDE BOGEYMAN

Um bogeyman vive embaixo de escadas, adega, celeiros, casas antigas, minas e grutas, de fato em qualquer lugar escuro e úmido. Se olhas através do buraco da fechadura, é possível que vejas o olho de um bogeyman que te observa.
Podem apresentar-se como humanóides fantasmagóricos e sombrios, porém também é possível que se transformem na aparência de um cão negro, tronco de árvores ou seres de dedos gelados e reluzentes olhos amarelos. Dizem que muitos boygeman têm unhas longas ou garras que usam para arranhar os vidros da janela no meio da noite. Porém, o único rastro visível de um bogeyman é uma nuvem de pó.
Sua designação em inglês, bogeyman, procede de "boh", um antigo termo anglo-saxão que significava "demônio", e a palavra "boh" ou "bo" entra na formação de muitos apelidos de duendes. É também uma maneira de assustar quando te aproximas sigilosamente de alguém pelas costas e grita: "Boh" ou "Boo". É um princípio que significava: "O diabo está atrás de ti".
Em muitos países, uma variante de bogeyman é retratado como um homem com um saco nas costas que aparecia aos meninos travessos.
Isso vale para muitos países latinos, como Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Brasil, Portugal, Espanha e os países da América Espanhola, onde ele é conhecido como o "Homem do Saco", ou o roba-chicos, que significa ladrão de crianças. Lendas semelhantes também são muito comuns na Europa Oriental (por exemplo, torbalan búlgaro, "sack man"), bem como no Haiti e em alguns países asiáticos. Na Espanha, o bicho-papão que coloca o terror nas crianças se caracteriza por um homem feio e esquelético que sequestra crianças bagunceiras em plena luz do dia e as carrega dentro de um saco. Dependendo das variações regionais, ele as vende ou as devora. Em algumas culturas uma figura parecida com a do Homem do Saco trabalha como
o ajudante malvado do Papai Noel.
O monstro mais parecido com o Homem do saco se chama Bicho Papão (Besta que come) ou Sarronco (Homem de voz profunda). Uma diferença é que Homem do Saco é uma ameaça diurna e o Bicho Papão é uma ameaça noturna. Outra diferença importante é que o Homem do Saco geralmente seqüestra as crianças que vão a lugares sem autorização dos pais, enquanto o Bicho Papão assusta as crianças travessas e se esconde debaixo de suas camas.
O bicho-papão é a personificação do medo. É um ser mutante que pode assumir qualquer forma; é um ser ou animal frequentemente de aspecto monstruoso comedor de crianças, um papa-meninos. Está sempre à espreita e é atraído por crianças desobedientes.
No folclore americano, o equivalente ao nosso bicho-papão é uma criatura parecida com um dragão, constituída de uma mistura estranha de diferentes partes de animais e que possui um berro de horror. De acordo com a lenda a criatura foi o décimo terceiro filho de uma mulher terrivelmente azarada, chamada de “”Mãe Leeds”” no ano de 1735.
Desde então ela aterroriza aqueles que são tolos o suficiente para se aventurarem nos bosques de pinheiros à noite.
No folclore brasileiro, existe ainda, uma personagem semelhante chamada Cuca é retratada como uma fêmea de jacaré humanoide, ou uma velha com um saco. Há uma famosa canção de ninar cantada por muitos pais para seus filhos que diz que a Cuca virá pegá-los e fazer uma sopa ou sabão se eles não dormirem, assim como na Espanha. A Cuca também é personagem do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato,
Na Alemanha o Bodeyman é conhecido como Der schwarze Mann ("o homem negro"). "Schwarz" não se refere à cor de sua pele, pois a maioria dos alemães nunca haviam visto uma pessoa negra de verdade durante o tempo em que essas lendas se desenvolveram), mas à sua preferência por se esconder em lugares escuros, como o armário, debaixo de camas das crianças ou na floresta à noite.
Embora alguns acreditem que os mitos do bogeyman são inspirados por criaturas reais (duendes), a maioria das pessoas acredita que não é nada mais do que uma história contada por pais que queriam assustar seus filhos para se comportarem.
ROSANE VOLPATTO