segunda-feira, 25 de junho de 2018

Muladhara x Mula Bandha

Chakra Muladhara - 1º. Chakra
Eu confio, minha vida me da suporte para cumprir o meu propósito.
Eu tenho o direito de Ser exatamente como Eu Sou.


Desvendando os mistérios do Mula Bandha
De tudo que vemos, nos aspectos sutis e imaginários dentro de algumas linhas no Yoga, 
o mūla bandha pode ser o mais sutil e também se transformar no mais frustrante à se descobrir.
A primeira vez que ouvi o termo "faça o mūla bandha", eu estava em meio a  uma postura de kundalini yoga e realmente foi muito interessante, pois mesmo seguindo as orientações do professor, meu cérebro me questionava:
"Eu puxo o que até onde? Apertar o que?"
Às vezes, ouvimos dizer que mūla bandha é a contração dos esfíncteres do ânus e da uretra. No entanto este bandha vai além da simples contração desses músculos, pois trata-se da técnica de elevação e ativação do assoalho pélvico.
MAS, VOCÊ PODE PENSAR:
"NÃO PRATICO YOGA, QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO PARA MIM?"

mūla bandha é uma técnica para conter e canalizar a energia do muladhara chacra (primeiro chacra ou chacra da raiz), que representa o estado de consciência onde a sobrevivência o instinto básico dominam. 
Mula também se refere à raiz de todas as ações e a raiz de tudo são os pensamentos. 
O Mūla bandha é o fecho da raiz. O primeiro dos três fechos interiores usado na prática de asanas e pranayamas para controlar o fluxo de energia.O mūla bandha aumenta a potência sexual e a irrigação sanguínea na região pélvica, 
ajuda efetivamente no controle do orgasmo, evita a dispersão da energia sexual,
mantém o equilíbrio hormonal e estimula o metabolismo dos órgãos internos.
O curso natural descendente do apāna vāyu é invertido, forçando-o a elevar-se em
direção ao prāṇa vāyu, na região do tórax.
Praticar mula bandha leva atenção à musculatura pélvica e aumenta a estabilidade dessa área, que é o assento da coluna, e esta estabilidade possibilita um desenvolvimento seguro dos movimentos da coluna. 

Mula bandha oferece,através do fortalecimento da musculatura, uma sólida fundação ou base para qualquer movimento na vida.

COMO FAZER?
Para ativar o mūla bandha, inspire contraia a área pélvica, desenhando esse movimento para cima em direção ao umbigo.
Caso o ajude na visualização, o pavimento pélvico carrega a imagem de uma flor, conhecido como o suporte 
mūlādhāra raiz. 
Visualize o mūlādhāra com os quatro cantos do assoalho pélvico no formato de pétalas da flor de lótus  na cor vermelha.
Inicialmente você precisará contrair os músculos ao redor do ânus e genitais, mas é necessário isolar e trazer o períneo ativo, o períneo localiza-se entre o ânus e os genitais. Manter mula bandha durante a execução dos asanas nos fornece maior vitalidade. 


QUANDO E QUANTAS VEZES FAZER?
Você pode fazer prática durante os asanas de yoga indicados, no entanto pode-se criar um hábito de pratica-lo no dia a dia,usando de exemplo sempre que for atravessar uma porta.
Isso fará com que você esteja fortalecendo a sua musculatura base e canalizando a sua energia vital.