Os mistérios do doze dizem respeito às relações entre o abstrato e o concreto, entre a Trindade e o mundo material.
3 = Trindade.
4 = Estruturação Material.
3 x 4 = 12
Pela figura vemos que o doze é um número resultante da interação do três com o quatro, a manifestação do espiritual no material. Como diz Chaboch: "O doze é um número glorioso, é a manifestação da Trindade nos quatro cantos do horizonte. É a exaltação da matéria pelo espírito".
Tudo aquilo que diz respeito à manifestação do espiritual sobre o material no sentido de comunicação e de ensinamentos obedece ao mistério doze como veremos.
Jesus escolheu assim os seus Discípulos: "...Chamou aqueles que quis e eles vieram a ele em número de doze" - Marcos 3. Em seguida acercou-se de 12 x 6 = 72 discípulos (Os mórmons regem-se por um Conselho dos 72).
O número doze era tão importante aos discípulos que após a morte de Judas este foi substituído por Matias ( Atos dos Apóstolos, 1,15, 26 ).
Os doze apóstolos simbolizam o espiritual (ensinamentos) ministrados aos quatro cantos do mundo (material). 3 x 4 = 12.
A missão dos discípulos era dar prosseguimento aos ensinamentos de Jesus, e trazer para o mundo material o lado espiritual da natureza; trazer a Trindade ( 3 ) para o mundo material ( 4).
O zodíaco divide a esfera celeste em 12 casas mostrando que a regência do universo é feita por uma trindade sobre as quatro direções do mundo material.
Climatologicamente são quatro as estações e cada uma de três meses. 4 x 3 = 12.
Jacó teve doze filhos, de onde derivaram as doze tribos de Israel. Ele usava um peitoral sobre o qual haviam incrustadas doze pedras, que, segundo a Tradição, são os suportes de doze poderes cósmicos: Esmeralda, topázio, sardônica, diamante, safira, carbúnculo , ametista jacinto, ágata , jaspe coralina e crisólito.
Doze filhos, doze tribos simbolizando o espiritual no desenvolvimento material do povo judeu.
A coroa usada na sagração do Rei da Inglaterra tem doze pedras simbólicas:
Topázio - Símbolo das virtudes que deve possuir o Rei
Esmeralda - Símbolo da justiça do Rei
Sardônico - Símbolo da elevação do Rei
Crisólito - Símbolo da sabedoria e da prudência do Rei
Calcedônia - Símbolo da coragem do Rei
Jacinto - Símbolo da temperança e da solidariedade do Rei.
Jaspe - Símbolo da abundância que deve ser dada ao povo.
Crisólogo - Símbolo da busca das coisas celestes pelo Rei.
Berilo - Símbolo do desprendimento e da pureza do Rei
Safira - Símbolo da continência Rei.
Ametista - Símbolo da função real da que o Rei não deve abrir mão.
Ônix - Símbolo da humildade, da caridade e da sinceridade do Rei.
Doze era o número das principais divindades do Olimpo.
Em Sânscrito o Sol tem doze nomes que são utilizados com mantras:
OM MITRAYA NAMAH
OM RAVAYEH NAMAH
OM SURYAYA NAMAH
OM BHRNA VEH NAMAH
OM KHGAYA NAMAH
OM PUSHNE NAMAH
OM HIRANYA GARBHAYA NAMAH
OM MARICHAYE NAMAH
OM ADITYAYA NAMAH
OM SAVITRE NAMAH
OM ARKAYA NAMAH
OM BAHSKARAYA NAMAH..
Diz a mitologia japonesa que o Criador está sentado sobre doze almofadas sagradas e segundo a Tradição coreana o mundo está divido em doze regiões.
A Tábua das Esmeraldas, deixadas pelo Deus Toth ( Hermes) contem doze proposições essenciais que cabe ao discípulo descobri-las e estudá-las.
Pouco sabem o que diz a Tradição a respeito as Tábuas da Lei recebidas por Moisés: "Haviam doze mandamentos, e não dez; dois mandamentos foram perdidos e permanecerão ocultos até que o homem esteja preparado para recebê-los, o que ainda não acontece em nossos dias!."
Isto diz respeito às leis que emanam do mundo espiritual ( 3 ) destinadas a reger a conduta dos seres humanos ( mundo material = 4 ).
No Antigo Testamento contam-se doze "profetas menores": Oseias, Joel, Amos, Abdias, Jonas, Miquéis, Nahum, Habacuc, Sofronio, Ageu, Zacaris e Malaquias.
Note-se que sempre os mensageiros entre o mundo espiritual de alguma forma ligam-se ao número doze.
Após a multiplicação dos pães encheram-se doze cestos com a sobra.
O relógio é divido em doze horas e existe o mistério das 12 horas ( meia noite ). É um mistério elevado que mostra o infinito dento do finito, o eterno-agora. Quando é meia noite, por menor que seja a fração de tempo sempre é possível divida-la sucessivamente "ad infinitum". O momento exato da meia noite somente existe ao nível de infinito e Jesus nasceu a meia noite mostrando que Ele nunca nasceu no plano material pois Sua existência é no plano infinito.
O dia é dividido em 12 horas, assim também a noite e cada hora tem um significado cósmico especial.
No universo existem focos de energia direcionados e que a terra em seu giro atravessa-os em determinados momentos. Assim o meridiano de um lugar à cada hora se posiciona diante de um desses focos de irradiação cujo efeito se manifesta sobre as estruturas existentes na terra. Cada coisa existente responde a seu modo a essa irradiação.
Existe muita ilusão na Astrologia, mas há também uma base bem sólida ligada exatamente aos doze focos de irradiação sideral, que se localizam em relação a terra mais ou menos nas l2 constelações zodiacais. Na realidade nada tem haver diretamente com alguma força emanada dos planetas e menos ainda com as estrelas e constelações do zodíaco, pois eles estão muito além desses limites. Os planetas, assim como as constelações zodiacais servem, apenas como marcadores, como sinalizadores indicativos da posição da terra em relação aos "faróis" cósmicos.
A acupuntura se baseia no Yin/Yang e no fluxo de energia QI ( variedade de Energia Sutil ) no organismo. A energia flui por l2 meridianos básicos. Segundo o "principio da correspondência" de Hermes, assim como e em cima é em baixo, podemos dizer que tal como existem doze canais de energia no organismo também existem doze no universo. A energia universal flui no organismo por doze vias ( meridianos ) e à cada um deles corresponde um dos focos de irradiação cósmica. Os meridianos de acupuntura são canais de energia sutil no corpo orgânico assim como os canais cósmicos o são do Universo.
Em Homeopatia Schussler descobriu que a célula depende essencialmente de 12 substancias das quais ele preparou os clássicos 12 remédios de Schussler.
O número doze sempre foi um número muito assinalado em todas as atividades humanas, desde a condições energéticas quanto expressões em alfabetos.
O alfabeto hebraico é composto por três letras mães: aleph, mem, schin; por sete letras duplas:Beth, ghimel, dleth, kaph, pé, resh, tau e por doze ; "simples": Hé, vav. Zayin, heth, teth, yod, lamed, noun, samekh, hayn, tazdé, qoph.
O doze tem uma relação direta com o três e com o quatro. A soma do espiritual três com o material quatro dá sete, e por sua vez o produto dá doze.
As características de um número além do nove não é dado mais pelo produto dos algarismos que o compõem, mas pelo produto.