No Astral Inferior,Umbral,Meio e etc…, existem 7 planos vibratórios negativos, que são cuidados, organizados, administrados, policiados e guardados, pelas entidades de esquerda da Umbanda. Cada um desses planos corresponde a uma vibração negativa de um dos 7 sentidos negativos que se cultuados pelo ser humano, fatalmente o conduz, apos seu desencarne, a uma dessas faixas de sofrimento.
Em cada um desses planos/lugares, existem os Exus responsáveis pela manutenção dele, bem como possuem a incumbência de para lá arrastarem (esse é o termo) , os desencarnados que falham no cultivo da virtude positiva contrária à esse Plano.
Cada Exu corresponde a um desses Planos e tem apenas compromisso com os seus Chefes desse Plano especifico.
Cada Chefe de cada Plano obedece ao Maioral. No caso do Exu 7 Trevas, ele é subordinado direto do Maioral, com a incumbência, autoridade e permissão de poder adentrar em qualquer um desses planos sem ser molestado, desde que obedeça as regras de cada Plano e de antemão, peca licença ao Chefe de cada lugar para adentrar.
Esse Exu 7 Trevas, não é superior aos Chefes de cada um desse 7 Planos vibratórios Negativos.
A vestimenta astral desse Exu, é totalmente de couro grosso avermelhado tendo como símbolo desenhado em seu peito esquerdo, uma cruz invertida na cor amarelo ouro e no centro dessa cruz, o desenho de um crânio.
Carrega em seu cinto e peito, armas e apetrechos de escolta de preso, pois uma das suas funções é a de transportar sofredor de um Plano para outro (por ordem de quem e para que ou quem, isso já é outro mistério que cerca essa entidade).
Quando da incorporação, tem como característica “arrebentar” o médium de dentro para fora, como se fosse um corpo maior ocupando um espaço menor.
É muito grande a sua forma astral, dai a impressão do médium incorporado apresentar estar maior do que é. Bebe e come de tudo que lhe derem. Fuma todos os tipos de charutos escuros que lhe derem, preferindo os maiores.