As pessoas que amam animais, independente de nível e crença, sabem que eles são os melhores amigos que qualquer ser humano pode ter. Não interessa se é um gatinho, um cachorro, um papagaio, hamster, tatu ou cobra.
O que interessa é o amor e carinho designado a eles e sem dúvida sempre teremos como retorno a gratidão mais sincera que jamais poderemos ser capazes de retribuir.
Infelizmente assim como as pessoas que mais amamos, nossos animais de estimação não tem vida eterna, pelo menos não no plano terreno. E quando a “perda” é efetivada, aparentemente não há palavras nem atitudes que fazem com que a sensação de vazio que nos invade acabe. Nessa matéria falaremos sobre O que acontece com nossos animais de estimação quando morrem?, de acordo com a espiritualidade, mais respectivamente o Kardecismo.
Em uma entrevista com o médico veterinário Ricardo Luiz Capuano, ele responde algumas dúvidas sobre a espiritualidade e os animais e utiliza algumas passagens de estudiosos da área para embasar sua teoria. Por exemplo, uma dúvida muito comum é se os animais tem alma. E a resposta é sim. Um dos atributos essenciais do espírito é que se tenha inteligência, isso não quer dizer que são racionais, no caso dos animais eles possuem inteligência instintiva.
Dessa forma, existe um princípio independente da matéria, que pode ser considerada a alma dos animais.
01.
Livro dos Espíritos - Pergunta 73 – “O instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio.”
O espírito dos animais não se difere em nada dos humanos, pelo menos não quanto sua origem, mas podemos afirmar que eles estão em fases de evolução bem distantes.
Livro dos Espíritos - Pergunta 540 – “Tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.”
Nada diferente dos seres humanos, quando um animal desencarna (morte terrena)seu espírito é recebido por outros responsáveis de cuidá-lo e tutelá-lo no plano espiritual, o que deveria acontecer no plano terreno (o nosso). Por serem seres mais novos que os humanos no outro plano, eles são curados de suas enfermidades que levaram de sua última encarnação (vida terrena), e saram muito mais rápido.
02.
“Alguns animais, por suas características próprias e valores adquiridos servem ao homem também no mundo espiritual. Vemos, pois, cães, aves, e outros animais que são descritos nas obras espíritas, mas não são espíritos errantes, pois não possuem essa liberdade. Os espíritos dos animais no mundo espiritual ficam sob a tutela dos humanos, que se incumbem deles.”
Assim como os humanos, os animais evoluem mas, de diferentes formas. Ao contrário dos humanos que evoluem de acordo com sua consciência através de situações de aprendizado, os bichos, por não terem consciência, avançam de acordo com situações que são alheias às suas vontades, geridas por forças externas, essas forças são grupos de espíritos evoluídos. Sendo assim eles não precisam “pagar pelos seus pecados”, apenas aprender com o que lhes acontece.
03.
Uma das partes tristes dessa evolução é o sofrimento que os animais precisam passar, de acordo com o Espiritismo, como seu livre arbítrio é restrito, eles passam por dificuldades para que sua consciência expanda e consigam alcançar maiores conhecimentos. O que não quer dizer, em hipótese alguma, que devemos tratá-los mal ou ignorá-los por acreditar que eles estão pagando um “carma”, pois não possuem dívidas.
Emanuel - Chico Xavier – “Nem sempre o sofrimento está atrelado ao resgate do passado, mas toda a vivencia atrelada ao sofrimento leva ao aprendizado.”
Agora, uma boa notícia para os amantes de seus bichinhos que desencarnaram é que, pelo fato de encarnarem com uma velocidade muito maior que a dos humanos, eles podem voltar, como outro animal, para a mesma família à qual ele pertencia nesse plano. Podendo continuar seu aprendizado.
04.
A Questão Espiritual dos animais - Irvênia Prada – “A reencarnação pode favorecer o reencontro afetivo entre animais e homens para continuarem juntos o aprendizado de amor.”
Ao longo do tempo, todos os serem evoluem, pois a evolução ocorre do “Átomo ao Arcanjo”, sendo assim, eles um dia se tornarão humanos. Isso quer dizer que mais cedo ou mais tarde eles entrarão no reino hominal, da mesma forma que o humano se tornará Arcanjo.
A Gênese - Allan Kardec – “Todas as almas têm a mesma origem e são destinadas ao mesmo fim. A todos o Supremo Senhor proporciona os mesmos meios de progresso, a mesma luz, o mesmo amor.”
Pois é pessoal, esperamos que tenham gostado da matéria e que se sintam bem em relação aos animais que já se foram e aos que ainda virão. O que importa, independente de crenças é o respeito, carinho e amor que destinamos a todos os seres.
Por Júlia Marreto
FONTE: