segunda-feira, 25 de junho de 2018

Alguns toques sobre Higiene (Limpeza) e Segurança

Hoje gostaria de estar propondo um tema referente a Higiene e Segurança, tanto a nível de estrutura física do terreiro, quanto a nível pessoal dos próprios médiuns e frequentadores.
Começaremos então abordando sobre higiene:
Um terreiro é um local onde estaremos recebendo a presença de entidades e guias vindos do plano astral para prestar a caridade, nada mais justo que essas entidades e guias sejam recebidas da forma mais adequada e melhor possível. Em algumas visitas realizadas durante alguns anos pudemos perceber que nem todas as casas tomam os devidos zelos e cuidados, colocaremos a seguir alguns pontos a serem observados:
  • o terreiro pode ser humilde, mas tem que ser limpo, as vezes entramos em um terreiro, logo na entrada vemos alguidares arriados, com comidas já em estado de decomposição, colocadas nos pés das imagens de guias e entidades, como se fosse a coisa mais natural do mundo. As tronqueiras então é lamentável o estado que ficam. Isso além de ser desrespeitoso, é anti higiênico, esses restos de alimentos, acabam que atraindo ratos, que transmitem doenças, com sua urina por exemplo.
  • Em alguns lugares vemos imagens de santos, de guias e entidades, em estado lamentável, sujas, cheias de poeira, sem pintura, precisamos entender a diferença de uma estatua de uma imagem. Sim, ambas são estatuas de gesso ou de outro material, mas essa estatua para se tornar o que chamamos de IMAGEM, ela tem que passar pela imantação, energização e cruzamento de um determinado guia, passando-se a se tornar elemento sagrado daquela religião em questão, então deixá-las sujas e desleixadas é no mínimo uma falta de respeito e para uns até um ato de profanação ao sagrado. Por isso que de tempos em tempos essas imagens precisam passar por uma manutenção criteriosa. Particularmente gosto de flores naturais em altar, mas alguns terreiros optam por questões de economia o uso de flores de plástico, só que se esquecem que essas flores precisam de manutenção e limpeza, ai fica aquela coisa horrível preta no altar, cheia de fungos e poeira, virando verdadeiro ninho de aranhas e insetos, eu particularmente não acho adequado, mas se querem usar então que deixem o melhor higienizado possível. Teias de aranha em um terreiro é no mínimo sinal de desleixo.
  • É muito desagradável entrar em um terreiro sujo, cheirando mal, e é um contra senso se avaliarmos que guias de luz, gostam de limpeza, flores, plantas, incensos, a luz do sol, há lugares escuros que parecem que nunca viram a luz do sol, a luz o calor do sol energiza qualquer ambiente. Lembrando também uma questão importante que espíritos negativos se alojam em lugares escuros, sujos, eles são o oposto dos guias de luz. Fora que é extremamente desagradável recebermos pessoas para um atendimento espiritual em ambientes nesses padrões de higiene, dá-se uma conotação de um lugar não muito idôneo e respeitável.
  • Uma outra questão é quanto a preparação de alimentos, algumas casas dão festas e servem alimentos, e precisa-se tomar cuidado primoroso quanto a preparação, higienização dos utensílios e alimentos, quem vai preparar esse alimento precisa ser uma pessoa primorosa quanto a higiene, porque já soubemos de casos de contaminação por comidas servidas que causaram danos sérios a saúde das pessoas que se alimentaram dos mesmos. Bactérias em alimentos podem até levar a morte. Já tive oportunidade de ver carnes expostas, sem condicionamento, onde pousavam moscas, e depois víamos a mesma carne sendo servida depois de preparada.
  • Devemos lembrar que ambientes que recebem muitas pessoas devem não só ser higienizados, mas também feito uma limpeza criteriosa, com bactericidas apropriados, os banheiros principalmente extremamente higienizados, um produto muito bom para essa esterilização e o Lysoform, limpem os bancos, os vasos sanitários e chão. Atentem ao fato que em um terreiro chegam todos os dias pessoas com os mais variados problemas de saúde, algumas dessas doenças transmissíveis, alguns terreiros estão adotando colocar o álcool em gel para precaução.
  • Os consulentes deverão também ser direcionados quanto a questões educativas e de higiene, algumas pessoas realmente se esquecem que estão dentro de uma casa religiosa e se comportam muito mal. Jogando lixo pelo chão, usando banheiros de forma inadequada etc. Educação vem de casa não devemos nos esquecer desse princípio.
Vamos dentro do mesmo tema falarmos da HIGIENE DOS MÉDIUNS, os médiuns precisam estar com sua higiene em dia, não basta apenas tomar um banho de erva, antes do mesmo se faz necessário que esse médium seja primoroso quanto a sua higiene pessoal. Já vi médiuns com odores desagradáveis dentro da gira, devido ao excesso de suor e a falta de usar um bom desodorante. Um bom banho de ervas cabe ressaltar que precisa-se tomar um banho de higiene antes, parece loucura, mas já vi acontecer de médiuns simplesmente chegarem suados da rua e jogarem o banho de ervas. Ai você fica ali com aquele médium cheirando a macaco matado a paulada, um olhando para o outro, e a concentração para gira já foi para as cucuias. Um médium ele vai lidar com o público passar com um médium com mal hálito é no mínimo constrangedor. As roupas podem ser humildes, mas devem estar asseadas e limpas. É realmente uma saia justa para um dirigente ter que alertar um médium de sua corrente quanto a questões de higiene, evitem se colocar em tal posição constrangedora e colocar os demais.
SEGURANÇA: Alguns zeladores desconhecem alguns requisitos para se ter uma casa aberta, requisitos esses observados em caso de denúncia a prefeitura e a vigilância sanitária, não estaremos abordando todos, mas os mais evidenciados.
  • O terreiro deverá ter ventilação, e portas de saída de emergência em caso de incêndio.
  • Ter dois banheiros. Condições sanitárias adequadas.
  • Ter extintores de incêndio.
Sabemos perfeitamente, que alguns terreiros são pequenos e não possuem a nível de estrutura os requisitos, mas devemos sim colocar o que se precisa para nível de informação. O dirigente deverá ter o máximo de condições de segurança em sua casa, porque acidentes acontecem.
Infelizmente devido ao grande número de ataques e vandalismos a terreiros, colocarei a seguir uma sugestão para terreiros que ficam sozinhos, porque esse vândalos são covardes e atacam nossas casas como um predador a espreita de uma presa descuidada e fácil. Tudo que puderem colocar a nível de segurança é bom, coloquem cadeados de senha nas portas, coloquem câmeras bem escondidas, uma filmagem poderá garantir uma vitória na justiça e a prisão desses bandidos e marginais, vejam é um investimento que vale a pena, evitem de deixar imagens para o lado de fora do terreiro, como em quintais, para evitar que as mesmas sejam depredadas e destruídas. Uma casa idônea religiosa deverá respeitar as leis vigentes, principalmente quanto a barulho, respeitando horários e higiene, quanto mais for evitado a ojeriza da comunidade em volta menos problemas esse dirigente irá ter. Lembrando que seu direito, começa quando termina o do outro. Sempre é bom se ter uma convivência pacifica, porque uma amizade bem estabelecida pode ajudar em muito em caso de ataques.
Casas que tocam aberto ao público, coloquem pessoas para acompanhar a entrada, não deixem que apenas essas pessoas adentrem dentro de seus terreiros, façam uma pequena entrevista na entrada, e se desconfiarem de algo, simplesmente barrem a entrada. Já tivemos relatos até de assassinatos de dirigentes, onde esses marginais entraram atirando e mataram o dirigente a muitos anos atrás bandidos barbarizam uma casa, estupraram e mataram. Fora que muitos vandalismos ocorridos os vândalos conheciam muito bem a estrutura e a rotina da casa. Hoje em dia todo cuidado é pouco. Alguns terreiros adotam o livro Ata, onde o consulente deverá registrar sua presença, colocando um número de documento com foto.
Sempre é bom colocar alguém de olho nos carros, que ficam na calçada, até depredação e roubo em carros se tem notícia.
Uma casa religiosa seus membros devem  estar atentos tanto na segurança de si próprios da casa quanto dos consulentes.
Uma outra questão importante é a presença de menores dentro do terreiro, os mesmos deverão estar acompanhados pelos pais, ou se não o dirigente deverá ter uma autorização por escrito dos responsáveis, nunca esses menores deverão estar consumindo bebida alcoólica ou mesmo fumando, se for realizada uma denúncia dessa casa ao conselho tutelar, essa casa terá sérios problemas judiciais, podendo a mesma até ser fechada, caso seja dado o fraguante.
Uma sugestão importante é  que a casa religiosa tenha um kit de primeiros socorros, em casos de acidentes.
Tomando algumas precauções simples estaremos que precavendo em casos de denúncias a vigilância sanitária, conselho tutelar e prefeitura.
Observem que esses toques acima são apenas uma base de referência cada casa terá que fazer suas adaptações de acordo com suas necessidades. Cabe-se frisar que os cuidados citados acima devem ser feitos em conjunto com todo agrupamento religioso cada um fazendo sua parte, e tomando para si suas devidas responsabilidades. Esperamos que essas sugestões sirvam de alerta e por ventura evitem aborrecimentos nas casas de nossos irmãos na fé.
Irmãos não sejamos omissos quanto a nossas responsabilidades e nossos direitos. 2357100d561b0b7026f0a3c3699772e0
Cristina Alves
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira