quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Shu (Su) era o deus do ar seco, do vento e da atmosfera. Ele também estava relacionado com o sol, possivelmente como um aspecto da luz solar.

 Shu (Su) era o deus do ar seco, do vento e da atmosfera. Ele também estava relacionado com o sol, possivelmente como um aspecto da luz solar.



Shu (Su) era o deus do ar seco, do vento e da atmosfera. Ele também estava relacionado com o sol, possivelmente como um aspecto da luz solar. Ele era o filho do deus criador, pai do céu gêmeo e das divindades da terra e aquele que mantinha o céu fora da terra. Ele foi um dos deuses que protegeu  em sua jornada pelo submundo, usando feitiços mágicos para afastar o inimigo de Rá, o demônio-cobra Apep. Tal como acontece com outros deuses protetores, ele tinha um lado mais sombrio - ele também era um deus da punição na terra dos mortos, levando executores e torturadores a matar as almas corruptas. Seu nome pode ser derivado da palavra para secura - shu, a raiz de palavras como 'seco', 'secado', 'murcho', 'luz do sol' e 'vazio'.  Seu nome também pode significar 'Aquele que se levanta'.

Ele era geralmente retratado como um homem usando um cocar de penas de avestruz, segurando um cetro e o sinal de vida ankh. Às vezes, ele é mostrado usando o disco solar na cabeça, ligando-o ao sol. Ocasionalmente, quando mostrado com sua irmã-esposa Tefnut, ele é mostrado em forma de leão e os dois eram conhecidos como os "deuses gêmeos do leão". Em outras ocasiões, ele foi mostrado com a parte traseira de um leão como cocar, ligando-o à sua forma leonina. Principalmente, ele foi mostrado com os braços levantados, segurando a deusa Nut como o céu, de pé sobre o corpo de Geb. Uma história diz que Shu e Tefnut foram explorar as águas de Nun.Depois de algum tempo, Ra acreditou que eles estavam perdidos e enviou seu Olho para o caos para encontrá-los. Quando seus filhos foram devolvidos a ele, Ra chorou, e acredita-se que suas lágrimas se transformaram nos primeiros humanos. Shu foi criado assexuadamente ou cuspindo, o primogênito do deus sol. Ele parece ser mais uma personificação da atmosfera do que um deus real.

    Essa é minha filha, a fêmea viva, Tefnut,
    que estará com seu irmão Shu.
    Vida é o nome dele, Ordem é o nome dela.
    [No começo] eu morava com meus dois filhos, meus pequeninos,
    um antes de mim, outro atrás de mim.
    A vida repousava com minha filha Ordem,
    uma dentro de mim, a outra fora de mim.
    Eu me levantei sobre eles, mas seus braços estavam ao meu redor.

    - Feitiço 80, Textos do Caixão

Como deus do vento, o povo o invocava para dar bom vento às velas dos barcos. Era ele quem era a personificação dos ventos frios do norte; ele era o sopro da vida - o princípio vital de todas as coisas vivas. Seus ossos foram pensados ​​para ser nuvens. Ele também foi chamado para 'levantar' os espíritos dos mortos para que eles pudessem subir aos céus, conhecido como a 'terra da luz', alcançada por meio de uma gigante 'escada' que Shu supostamente sustentava.

    ...Shu, o 'espaço', a cavidade de luz no meio da escuridão primordial. Shu é luz e ar, e como filho de deus ele é vida manifesta. Como luz ele separa a terra do céu e como ar ele sustenta a abóbada do céu.

    Mito e Símbolo no Egito Antigo, RT Rundle Clark

    Apesar de ser um deus da luz solar, Shu não era considerado uma divindade solar. Ele estava, no entanto, conectado ao deus do sol como alguém que se pensava trazer Rá (e o faraó) à vida todas as manhãs, elevando o sol ao céu. Durante suas viagens pelo submundo, ele protegeu Rá da serpente-demônio Apep, com feitiços para neutralizar a serpente e seus seguidores. Ele participou do julgamento dos falecidos nos Salões de Ma'ati como o líder dos seres agressivos e punitivos que deveriam eliminar os que não eram dignos da vida após a morte.

      O capítulo de não perecer e de estar vivo em Khert-neter: Saith Osiris Ani: "Salve, filhos de: Shu! Salve, filhos de Shu, filhos do lugar da aurora, que como filhos da luz ganharam posse de sua coroa. Que eu possa me levantar e me sair como Osíris."

      O capítulo de não entrar no bloco: Saith Osiris Ani: "Os quatro ossos do meu pescoço e das minhas costas estão unidos para mim no céu por Ra, o guardião da terra. Isso foi concedido no dia em que minha ascensão por fraqueza foi ordenado sobre meus dois pés, no dia em que o cabelo foi cortado. Os ossos do meu pescoço e das minhas costas foram unidos por Set e pela companhia dos deuses, assim como eram no tempo que já passou; que nada aconteça que os separe. Fortalecei-vos contra o assassino de meu pai. Eu alcancei o poder sobre as duas terras. Noz uniu meus ossos, e eu os contemplo como eram no tempo que é passado [e eu] vejo [os] mesmo na mesma ordem que eles eram [quando] os deuses não vieram a ser em formas visíveis Eu sou Penti, eu, Osíris o escriba Ani, triunfante,sou o herdeiro dos grandes deuses."

      O Livro dos Mortos, Capítulos XLVI e XL




    Acreditava-se também que ele sustentava Nut, a deusa do céu e sua filha, acima de seu filho, o deus da terra Geb. Sem Shu mantendo os dois separados, os egípcios acreditavam que não haveria área para criar a vida que eles viam ao seu redor.  Os egípcios acreditavam que também havia pilares para ajudar Shu a levantar o céu - esses pilares estavam nos quatro pontos cardeais e eram conhecidos como os 'Pilares de Shu'.

      Shu te levantou, ó Belo Rosto, tu governador da eternidade. Tu tens teu olho, ó escriba Nebseni, senhor da fidelidade, e é lindo. Teu olho direito é como o Barco Sektet, teu olho esquerdo é como o Barco Atet. Suas sobrancelhas são bonitas de se ver na presença da Companhia dos Deuses.

      O Discurso de Anúbis (do Papiro de Nebseni)

    Os egípcios acreditavam que Shu era o segundo faraó divino, governando depois de Ra. Os seguidores de Apep, porém, conspiraram contra ele e atacaram o deus em seu palácio em At Nub. Apesar de derrotá-los, Shu ficou doente devido à sua corrupção, e logo até os próprios seguidores de Shu se revoltaram contra ele. Shu então abdicou do trono, permitindo que seu filho Geb governasse, e o próprio Shu retornou aos céus.

      Eu sou Shu. Eu extraio ar da presença do deus-luz, dos limites extremos do céu, dos limites extremos da terra, dos limites extremos da asa do pássaro Nebeh. Que o ar seja dado a este jovem divino Babe. [Minha boca está aberta, eu vejo com meus olhos.]

      -O Capítulo de Dar Ar em Khert-Neter - O Livro dos Mortos




    Não há templos conhecidos para Shu, mas apesar do desgosto de Akenaton pelos deuses do Egito, ele e Nefertiti usaram Tefnut e Shu para fins políticos. Eles se descreveram como os deuses gêmeos em uma aparente tentativa de elevar seu status ao de um deus e deusa vivos, filho e filha do criador, na terra. Akenaton, não o monoteísta que a maioria acredita que ele seja, expôs a crença de que Shu viveu no disco solar. Em Iunet (Dendera), porém, havia uma parte da cidade conhecida como "A Casa de Shu" e em Djeba (Utes-Hor, Behde, Edfu) havia um lugar conhecido como "A Sede de Shu". Ele foi adorado em conexão com a Enéade em Iunu, e em sua forma de leão em Nay-ta-hut (Leontopolis).Shu era o marido de sua gêmea, a deusa Tefnut, filho do deus do sol Atem-Ra e pai do deus da terra Geb e da deusa do céu Nut.  Como tal, ele era um dos deuses da Enéade. Shu foi identificado com o deus meroítico Arensnuphis, conhecido como Shu-Arensnuphis. Ele também foi identificado com o deus da guerra Onuris, conhecido como Onuris-Shu.

    Suas ligações com Onuris são provavelmente porque os dois deuses tinham esposas que tomavam a forma de uma leoa (Mehit era a esposa de Onuris), e acredita-se que ambos os deuses trouxeram suas consortes de volta da Núbia. No caso de Shu, quando Tefnut partiu com raiva para Núbia, Rá enviou ele e Thoth para buscá-la, e eles a encontraram em Begum. Thoth começou imediatamente a tentar convencê-la a retornar ao Egito. No final, Tefnut (com Shu e Thoth a conduzindo) fez uma entrada triunfante de volta ao Egito, acompanhada por uma série de músicos, dançarinos e babuínos núbios.

    Segundo governante divino do Egito, Shu foi um dos grandes Enéades. Um deus do vento, da atmosfera, do espaço entre o céu e a terra, Shu era a divisão entre o dia e a noite, o submundo e o mundo dos vivos. Ele era um deus relacionado à vida, permitindo que a vida florescesse no Egito com seu sopro de vida. Ele era a ponte entre a vida e a morte, tanto um protetor quanto um punidor na vida após a morte. Para os egípcios, se não houvesse Shu, não haveria vida - o Egito existia graças a Shu.