quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Satanás está no Antigo Testamento? Quando “o Adversário” apareceu pela primeira vez?

 

Satanás está no Antigo Testamento?

Quando “o Adversário” apareceu pela primeira vez?

fogo demoníaco de satanás

A existência de Satanás é uma das doutrinas centrais do cristianismo.  Ele é o mal encarnado, um ser imortal que existe apenas para corromper e tentar os seres humanos a cometer ofensas contra Deus. Ele estava no Jardim do Éden e foi responsável pela queda original do homem. Ele era originalmente um anjo, Lúcifer, mas se rebelou contra Deus e continua a se rebelar até hoje. 

Este é o Satanás que a maioria das pessoas imagina quando ouve falar do Diabo. Os cristãos, é claro, assumem que Satanás, como o adversário final, está presente em toda a Bíblia. Ele certamente aparece ou é mencionado repetidamente no Novo Testamento. Mas e o Antigo Testamento? Satanás aparece lá também?

A maioria dos cristãos, e francamente a maioria das pessoas, assumiria que Satanás está tão presente no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Afinal, Satanás era aquela cobra astuta na macieira no Éden, certo? Errado. Satanás como um indivíduo realmente não aparece até o Novo Testamento. Em Gênesis, a serpente não passa de uma cobra particularmente inteligente. Não é apresentado como qualquer tipo de ser imortal, mas como “o mais inteligente de todos os animais do campo”. A infame serpente era realmente apenas uma cobra.

Se um cristão lesse o hebraico original do Antigo Testamento, provavelmente pensaria que Satanás aparece repetidamente. A palavra “satanás” certamente aparece repetidamente.  Infelizmente para aqueles que estão convencidos de que Satanás, como ele é comumente concebido hoje, estava presente no Antigo Testamento, a palavra “satã” nunca é realmente usada como um nome. Sempre que “satan” é usado no Antigo Testamento, é precedido pelo antigo artigo hebraico ha. As duas palavras estão conectadas para ler ha-satan .

No hebraico antigo, a palavra “satanás” é derivada do verbo que significa “obstruir” ou “opor-se”. Quando usado como substantivo, significa “adversário” ou “acusador”. A primeira definição certamente se encaixaria bem com a imagem que a maioria das pessoas tem de Satanás hoje. Ele é o adversário de Deus e tudo o que é bom. Ele desafia a Cristo e tenta os justos ao pecado. “Acusador” não se encaixa tão bem na visão do mal encarnado, mas a combinação das duas traduções faz um trabalho melhor para definir quem ou o que era ha-satan para os autores do Antigo Testamento. 

No Antigo Testamento, ser “o acusador” é, essencialmente, um trabalho. A frase é usada apenas nove vezes, e em cinco desses usos, ha-satané usado para descrever não um demônio imortal, mas um ser humano que é um inimigo militar, político ou legal de Israel. A única vez que satanás aparece sem ha na frente dele é em 1 Crônicas 21. Neste caso, entretanto, não há nenhum sinal real de que o satanás cristão seja aquele que está sendo descrito. Este satanás “levantou-se contra Israel e incitou Davi a fazer um censo de Israel” apesar do fato de que a ordem de Davi era “mau aos olhos de Deus”.

O mais próximo que o Antigo Testamento chega de ter ha-satanagir como o diabo cristão está no Livro de Jó. Nesta história, Jó é um homem justo e bem-sucedido. Deus se orgulha de sua fé, mas um dos seres celestiais na corte de Deus afirma que Jó não seria tão fiel se não fosse bem-sucedido e feliz. Deus chama o blefe do ser e permite que o ser teste e atormente Jó para ver se ele desistirá de sua fé. Jó passa nos testes.  O ser que questiona Deus em Jó é identificado como ha-satan . A maioria dos cristãos lê isso como o diabo desafiando diretamente a Deus e torturando os justos para seu próprio prazer distorcido. Em Jó, no entanto, ha-satan nunca age sem a permissão de Deus. Depois de cada tormento, ele relata a Deus a notícia da fé teimosa de Jó e pede a Deus que o deixe aumentar ainda mais os problemas de Jó. 



Ha-satan aparece novamente como um ser divino em Zacarias 3. Durante a visão do profeta, Josué, o sumo sacerdote, é visto em um conselho ou tribunal celestial semelhante ao encontrado em Jó. De pé dentro do conselho está, mais uma vez, ha-satan, cujo trabalho parece ser muito parecido com o de um promotor ou advogado do diabo. Seu trabalho é acusar o sumo sacerdote e desafiá-lo para ver se ele é digno.

Uma das únicas outras vezes que ha-satan é usado para se referir a um inimigo divino é no Livro dos Números. Quando Balaão vai amaldiçoar os israelitas, ele é parado por ha-satanEste adversário o impede de alcançar seu objetivo e, na realidade, salva os israelitas. Isso está muito longe do que o Diabo, como os cristãos o concebem, faria. Curiosamente, em Números 22 ha-satan geralmente não é traduzido como Satanás, mas como “um anjo do Senhor”.  

Embora as idéias de pecado e tentação apareçam repetidamente em todo o Antigo Testamento, não há um único governante das trevas no Antigo Testamento. Assim como com visões do inferno,o Antigo Testamento e o Novo Testamento apresentam imagens muito diferentes do “acusador”. As duas representações de Satanás não estão completamente em desacordo, mas apresentam alguns contrastes muito interessantes para os cristãos considerarem e levantarem uma série de questões. No entanto, há coisas piores na vida. Se os retratos aparentemente contraditórios levam os cristãos a cavar um pouco mais fundo em suas Bíblias, bem, certamente há maneiras piores de ser testado pelo “acusador” do que ser encorajado a gastar um pouco mais de tempo com o livro que já deveria estar governando a vida de um cristão. vida.