terça-feira, 4 de outubro de 2022

Quem foi o profeta mais importante da Bíblia?

 

Quem foi o profeta mais importante da Bíblia?

Moisés e Arão

Quem é o profeta mais influente da Bíblia? Esse é o tipo de pergunta que faz os estudiosos correrem porque há muitos bons argumentos para muitos profetas diferentes. Alguns deles poderiam levar o prêmio para casa, mas aqui estão alguns que fariam parte da lista de todos.

Dado que a Bíblia está cheia de profetas, eles obviamente não estão todos incluídos nesta lista. Os profetas aqui, no entanto, não se limitam simplesmente àqueles que têm livros com seus nomes. Em vez disso, qualquer um que recebeu uma revelação de Deus que de alguma forma mudou ou influenciou fortemente sua vida e futuro conta como um profeta. Jesus, no entanto, notavelmente não é mencionado. Parece bastante injusto colocar a influência do Filho de Deus contra meros mortais. Então, desses meros mortais, quem levaria para casa a coroa?

Abraão

O nome de Abraão pode não aparecer em conversas sobre a Bíblia tanto quanto em pessoas como Moisés ou Jesus, mas não há dúvida de que Abraão foi uma parte essencial da história bíblica. Sem ele, não haveria história alguma. Sem Abraão, não há Isaque. Sem Isaque, não há Jacó. Sem Jacó, as Tribos de Israel nunca existiriam. Isso significaria nenhum Moisés, nenhum Davi, nenhum Salomão, nenhum Daniel e, eventualmente, nenhum Jesus.

Além de ser, por meio de seu neto, “o pai de muitos”, Abraão foi o destinatário da primeira aliança. A promessa de Deus foi feita primeiro a Abraão, e muito do restante do Antigo Testamento está repleto de como essa promessa se concretiza. Sem Abraão, a aliança original não existiria. Isso torna esse personagem muitas vezes marginalizado terrivelmente influente na narrativa abrangente.

José, filho de Israel

Há muitos Joãos, Josés e Marias na Bíblia. A maioria deles também é bastante importante para a história geral. José, filho de Israel, não é diferente.  Ele é um dos personagens mais conhecidos do Antigo Testamento, mas sua influência no resto da história às vezes é esquecida. As pessoas parecem ter a impressão equivocada de que a parte de José na história termina com a conclusão de Gênesis. Suas escolhas em Gênesis, no entanto, conduzem o resto da história bíblica. As ações de José em Gênesis salvam o Egito e mais tarde sua família da fome. Como resultado, os descendentes de Jacó proliferam e permanecem no Egito. Eles são então oprimidos, escravizados e eventualmente levados a Israel por meio de um milagre no Mar Vermelho. Se José não estivesse no Egito e não tivesse salvado seu povo da fome, os filhos de Israel teriam morrido de fome em Canaã. Mesmo se eles não tivessem morrido completamente, é provável que seus números fossem bastante reduzidos. Eles também nunca teriam passado pelo Êxodo. Sem Joseph, a Bíblia teria apenas um livro.

Moisés

Moisés é sem dúvida o personagem mais conhecido do Antigo Testamento.  Sua história certamente recebe mais atenção do que a maioria. A história do Êxodo também constitui a espinha dorsal dos próximos milhares de anos da fé judaica. Sem Moisés, nada disso teria ocorrido. Os israelitas ainda seriam escravizados no Egito e poderiam ter sido absorvidos pela sociedade egípcia em vez de conseguirem manter sua própria cultura e língua. Isso significaria que não havia retorno à Terra Prometida, nenhum reino israelita e nenhum Novo Testamento.

Além de ser o líder do Êxodo, Moisés também foi quem recebeu e transmitiu as regras e revelações que se tornariam a Lei Judaica. Os sucessos e fracassos dos israelitas em aderir a essas leis compreendem a grande maioria do Antigo Testamento. As leis também moldam a maneira como as pessoas no Novo Testamento pensam e agem. As Leis Mosaicas também ajudaram os judeus a manter uma identidade cultural apesar de estarem espalhados pelo mundo e perseguidos por séculos. Até hoje, a lei de Moisés continua sendo uma pedra angular na cultura, fé e identidade judaicas.

Isaías

Isaías é provavelmente a primeira pessoa em quem muitas pessoas pensam quando são questionadas sobre os profetas do Antigo Testamento. Ele quase certamente encabeça a lista quando essa pergunta é feita aos cristãos. Afinal, as profecias de Isaías são de longe as mais citadas no Novo Testamento. A influência de Isaías, porém, não se limitou às suas previsões da vinda de Cristo. Ele também era indispensável para as pessoas em seu próprio tempo. Durante a vida de Isaías, o Senaqueribe liderou os assírios na invasão de Israel. Os assírios eram famosos por sua brutalidade em relação ao povo que conquistavam. Ao enfrentar o exército assírio, muitas vezes era melhor cair na batalha do que enfrentar suas misericórdias inexistentes quando a luta terminava. Os cativos conquistados enfrentaram uma orgia de agonia que incluiu torturas como ser esfolado vivo, empalamento e desmembramento. Quando os assírios marcharam sobre Israel, Isaías aconselhou Ezequias sobre como proceder. O conselho de Isaías não foi suficiente para salvarLaquis , a segunda maior cidade de Israel, mas conseguiu evitar que Jerusalém caísse nas mãos dos assírios.

João Batista

João Batista tem elementos tanto de um profeta do Novo Testamento quanto de um profeta do Antigo Testamento. Ele, de muitas maneiras, segue o estilo de um profeta do Antigo Testamento. Ele vive um pouco fora da sociedade, mas permanece profundamente respeitado por tantas pessoas que ele não pode ser realmente considerado um estranho. Ao mesmo tempo, sua mensagem difere muito da dos profetas do Antigo Testamento. Sua mensagem enfoca a vinda do Messias e os perigos para a alma, não manifestações físicas da ira de Deus, como exércitos invasores. Como tal, João representa a transição de um mundo governado pela antiga aliança para um mundo governado pela nova.

Em seu tempo, João desempenhou um papel essencial na preparação do mundo para a vinda de Jesus. Além de encorajar uma nova onda de convicções e fé judaicas, foi ele quem batizou o próprio Jesus.

Decidir quem foi o profeta mais influente na Bíblia é exaustivo. Cada personagem nomeado foi lembrado ao longo dos milênios por um motivo. Como tal, é difícil dizer com certeza quem teve o maior impacto. Todos eles moldaram o futuro por milhares de anos, e todos eles continuarão a fazê-lo por séculos depois disso. Quando realmente se trata disso, quem pode medir o impacto que as asas de uma borboleta terão?