Por que os católicos rezam o terço?
Na Igreja Católica, o rosário é uma das orações mais queridas. Para os católicos, é uma poderosa oração de intercessão à Mãe Santíssima. Rezar o rosário é promovido como um meio de fortalecer a fé, resistir ao mal, crescer espiritualmente e beneficiar a sociedade em geral.
A palavra rosário vem do latim e significa uma guirlanda de rosas, sendo a rosa uma das flores usadas para simbolizar a Virgem Maria. Se você perguntasse qual objeto é mais emblemático dos católicos, as pessoas provavelmente diriam: “O rosário”. Os católicos pedem à Mãe Santíssima que traga suas orações ao Seu Divino Filho e implore por Sua ajuda. Os católicos trazem as intenções do Rosário a Maria com a esperança de que seu pedido seja atendido.
O rosário é uma devoção em honra da Virgem Maria. Consiste em um número definido de orações específicas. Primeiro estão as orações introdutórias: um Credo Apostólico ( Credo ), um Pai Nosso ( Pater Noster ou Pai Nosso ), três Ave-Marias (Ave's) e um Glória ao Pai ( Glori Patri ).
A primeira oração do Rosário é o Credo Apostólico. É chamado de Credo dos Apóstolos não porque foi composto pelos próprios apóstolos, mas porque expressa seus ensinamentos. A forma original do credo entrou em uso por volta de 125 d.C., e a forma atual data dos anos 400. Ele lê:
“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu e foi sepultado. Ele desceu ao inferno. No terceiro dia Ele ressuscitou dos mortos. Ele subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. Dali virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Um homem."
Os protestantes, quando dizem a oração, referem-se à (minúscula) “santa igreja católica”, usando “católica” para se referir à igreja universal, não implicando qualquer ligação com a (maiúscula) Igreja Católica, que se baseia em Roma. Isso apesar de o termo “católica” já ter sido usado para se referir a uma Igreja particular e visível no século II e já ter perdido seu significado mais amplo de “universal”. Apesar dessas diferenças, os protestantes abraçam o Credo dos Apóstolos sem relutância, vendo-o como a incorporação de verdades cristãs básicas como eles as entendem.
A próxima oração do rosário é Pai Nosso ou Pater Noster (de suas palavras iniciais em latim). Isso também é conhecido como a Oração do Senhor. Esta oração é ainda mais aceitável para os protestantes porque o próprio Jesus a ensinou aos seus discípulos. É dado na Bíblia em duas versões ligeiramente diferentes, a primeira referenciada em Mateus 6:9-13 e a segunda referenciada em Lucas 11:2-4. O dado em Mateus é o comumente dito.
A oração seguinte no Rosário é a Ave Maria, que está realmente no centro da devoção. É uma oração a Maria. Enquanto muitos protestantes assumem que não é bíblico, tem raízes nas Escrituras. A oração começa assim: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Esta é a mesma saudação que o anjo Gabriel deu a Maria em Lucas 1:28. A próxima parte diz:
“Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do ventre, Jesus.” Isto foi o que Isabel, prima de Maria, disse a ela em Lucas 1:42. A única coisa que foi acrescentada a esses dois versículos são os nomes “Jesus” e “Maria”. A segunda parte da Ave Maria não é tirada diretamente das Escrituras, mas é bíblica nos pensamentos que expressa. Está escrito: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da morte. Um homem."
A quarta oração do rosário é o Glory Be, às vezes chamado de Gloria ou Gloria Patri. Isto lê-se:
“Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo. Como era no princípio, é agora e sempre será, mundo sem fim. Um homem." O Glória é um breve de louvor no qual todos os cristãos podem participar.
Finalmente, o terço termina com a oração de encerramento. Isso é chamado de Salve Rainha (Salve Regina), às vezes chamada de Salve Rainha. É a oração mais comumente recitada no louvor de Maria, depois da própria Ave Maria. Geralmente lê-se:
“Salão Rainha Santa, Mãe de misericórdia, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança! A ti clamamos, pobres filhos banidos de Eva. A ti enviamos nossos suspiros, lamentando e chorando neste vale de lágrimas. Volta, pois, gracioso advogado, teus olhos de misericórdia para nós, e depois deste nosso exílio mostra-nos o fruto bendito do teu ventre, Jesus. Ó clemente, ó amorosa, ó doce Virgem Maria”.
Uma das chaves para rezar o rosário é entender que é uma forma de mediação. Quando os católicos recitam as doze orações que formam uma dezena do rosário, estão meditando sobre o mistério associado a essa dezena. Se eles apenas recitarem as orações, seja em voz alta ou silenciosamente, estarão perdendo a essência do rosário.
O Rosário ainda é a maneira mais fácil de adquirir as antigas habilidades da oração meditativa, e é considerado pelos católicos como a maneira mais eficaz de colher as graças que essa forma de oração pode obter. Embora quase todos os católicos possuam um rosário, nem todos os católicos sabem rezar esta oração de intercessão. Se você é católico e está confuso sobre como usar melhor o rosário, há muitos recursos online, incluindo aplicativos que você pode baixar por pouco ou nenhum custo. Experimente algumas versões diferentes que funcionam melhor para você.