Pessoas tóxicas: como compreender, identificar, lidar e mais!
O que são pessoas tóxicas?
As pessoas tóxicas têm uma relação semelhante ao parasitismo do mundo animal. No parasitismo, existem dois seres, um deles alimenta-se do outro, muitas vezes, até esgotá-lo, levando-o à morte. Pessoas tóxicas são assim: alimentam-se daqueles que estão ao seu redor, minando toda a energia positiva, a alegria, o brilho e a vivacidade.
No contexto da sociedade, existem muitas pessoas que exalam uma aura luminosa, a bondade delas é tanta, que não se importam de compartilhar. Assim, para qualquer relação sobreviver de forma saudável, é preciso de nutrição mútua. Contudo, há pessoas que são incapazes de nutrir o outro e só visam retirar para si - essas representam um perigo.
Então, é preciso entender que existem pessoas com um senso de comunidade mal desenvolvido, visando apenas ganhos próprios. Ser tóxico é um ato que todos já foram uma vez, mas o que difere isso é o nível de consciência e a vontade de mudar. Descubra mais sobre pessoas tóxicas e aprenda a lidar com elas nesse artigo!
Como compreender pessoas tóxicas
Pessoas tóxicas, muitas vezes, são assim por uma série de fatores, como o meio de criação, as interações negativas, as estratégias e até transtornos comportamentais ou psicológicos. Por esse motivo, é complicado taxar alguém de tóxico como simplesmente um ser egoísta ou que só pensa em si por pura maldade.
Compreender uma pessoa tóxica não significa que você aceita a sua conduta, significa que você entende os motivos de ela agir assim e que consegue entender como ela age. Dessa forma, você se blinda e aprende a lidar com ela sem se desgastar tanto. Aprenda mais sobre o vitimismo, a persuasão e a postura das pessoas tóxicas a seguir!
■O lugar do vitimismo na toxicidade
Um dos pontos principais da toxicidade é o ato de posicionar-se como vítima da situação. O mundo, as situações e as pessoas são sempre muito injustos com quem é tóxico, e a pessoa nunca é privilegiada diante de injustiças. Ela é o alvo de tudo de pior, e você precisa entender seu sofrimento, além de dever oferecer calor, conforto e amor a ela.
Assim, o ato de se vitimizar vai além da pessoa simplesmente dissimular. Muitas vezes, ela se sente vítima das circunstâncias, por ter suas altas e incoerentes expectativas quebradas. A toxicidade está no ato de esperar que o outro resolva seus problemas por achar que ele é mais privilegiado, entrando numa soma de expectativas quebradas e inveja.
■Mães e pais narcisistas
O narcisismo é um transtorno de personalidade que possui muitas nuances e níveis. Nela, a pessoa sente a necessidade de ser adorada, exaltada e admirada, e necessita que seus altos padrões de exigências sejam atendidos, para suprir um sentimento de inferioridade avassalador. Assim, os narcisistas buscam pessoas à sua altura, até começarem os processos de competição e anulação do outro.
Quando a criança vive rodeada por pessoas narcisistas, há altas possibilidades de ela se tornar narcisista, por uma questão de sobrevivência. Os seus próprios pais competem com elas, às vezes, chegando ao ponto de humilhá-las e sugar toda a sua autoestima.
Dessa forma, elas aprenderam que, para sobreviver, precisam manipular e persuadir as pessoas ao seu redor, para poupar seu psicológico e emocional, independentemente de como o outro se sentir.
■Pessoas tóxicas e o ciclo social
O ciclo de interações sociais consiste em valores morais que visam uma justa e equilibrada troca entre indivíduos. Nessas relações, existem valores de agradecimento, desejo de retribuição, solidariedade e fraternidade para interações frutíferas e positivas. A mão que recebe também irá dar algo em algum momento. Porém essa dinâmica não ocorre em relações tóxicas.
Os denominados tóxicos têm dificuldades com a retribuição e o sentimento de gratidão por determinado favor. Então, ou eles se sentem obrigados a retribuir, por medo de ficarem devendo e serem alvos de manipulações por isso, ou não se importam em retribuir, por acharem que é dever do outro dar a eles.
■Persuasão das pessoas tóxicas
O sentimento de inferioridade ou de perda faz o indivíduo ter uma atitude mais sarcástica, seca e até cruel com aqueles que possuem algo que ele não tem. Por se sentir sem nada, aprende desde cedo a usar uma ferramenta que domina bem: a persuasão. Assim, as pessoas tóxicas aprendem a se convencer de que são vítimas e tentam convencer os outros disso, também.
A persuasão não é um elemento ruim, desde que usado de uma forma que não impacte em níveis emocionais e psicológicos para se tirar vantagem de alguém. Infelizmente, pessoas tóxicas tendem a tirar vantagens, ao persuadir para ganhar tempo ou para ações mais tenebrosas.
Assim, da mesma forma que conseguem persuadir que você é um máximo, podem fazer o oposto e destruir uma personalidade só para atender suas metas.
■Como respeitar a individualidade
É impossível mudar um ser humano à força, a menos que ele mesmo queira. O mesmo se aplica a um ser humano tóxico. Ele tende a se colocar num papel no jogo das interações sociais, e isso representa uma zona de conforto tremenda.
Devido à baixa estima e ao ego inflado e ferido, a toxicidade dessa pessoa enxerga como uma blasfêmia qualquer crítica à sua postura. Então, não busque querer mudar uma pessoa tóxica, pois só ela pode despertar essa consciência.
No máximo, dê alguns toques sutis. A melhor ajuda que você pode oferecer é não baixar a cabeça ou passar a mão na cabeça dela em alguma crise de chantagem emocional. Entenda a sua independência e não tema que ela faça sua caveira a outras pessoas. Além disso, respeite a si e a própria pessoa. Às vezes, o melhor a se fazer é afastar-se.
Como identificar pessoas tóxicas
Há quem diga que é simples identificar as pessoas tóxicas ao seu redor. Mas a realidade é que isso é uma falácia. Muitas pessoas tóxicas agem de forma agressiva passiva, exalando seu veneno interior e sugando os outros de uma forma mais sutil. Mas são nos pequenos detalhes que você consegue identificar a toxicidade.
Partindo disso, é possível identificar se você está se relacionando com alguém tóxico ou não. Além de sugar tudo o que há de bom em você, o tóxico tem a facilidade de controlar as pessoas ao seu redor, usando a manipulação. Perceba bem as atitudes que as pessoas têm com você, e você as conhecerá melhor.
Em uma amizade ou relação, é fundamental que existam algumas divergências de opinião, pois ambos aprendem a respeitar a individualidade de cada um, sem deixar o relacionamento de lado. É contrariando as pessoas, em determinados momentos, que você saberá suas reais intenções e quem são. Siga adiante para conhecer pontos fundamentais sobre a pessoa tóxica!
■Não consegue ouvir “não”
Muitas vezes, um “não” pode ser frustrante, mas é preciso entender que ele é capaz de ensinar muito. Receber um “não” auxilia o ser humano a refletir sobre o outro. Pessoas tóxicas interpretam isso como uma ofensa e uma injustiça, pois isso fere seu domínio. Uma pessoa que não reage bem ao "não'' pode ter certa tendência a ter hábitos tóxicos em suas relações.
Assim, a reação vai desde uma cara ruim até a surtos de agressividade. Fique atento, pois há pessoas que disfarçam no momento da resposta negativa, mas passam o dia feridas, tentando atingir você de uma forma ou de outra. Em casos mais graves, ela tende a guardar o “não” para jogar na sua cara ou até se vingar por acharem que foram afrontadas.
■Nunca te apoia
O apoio de outra pessoa é um ato de amor, solidariedade e gentileza. Amigos e casais se apoiam para ajudar um ao outro a crescer. Devido a seus complexos e problemas mal resolvidos interiormente, pessoas tóxicas não vão apoiar você.
Assim, em alguns momentos, elas fazem isso por maldade, mas, em outros, é o simples reflexo delas mesmas: não conseguem se apoiar e até acham que é impossível que algo dê certo.
■Quer sempre estar acima
A toxicidade é um elemento que corrói a pessoa interiormente. Pessoas tóxicas têm muitos problemas internos mal resolvidos e tentam mesclar isso com conquistas materiais.
Assim, uma forma de se autoafirmar é mostrando que sempre estão por cima de alguém, pois só se sentem bem em relação a alguém que esteja a um nível inferior ao seu. O seu discurso sempre é muito comparativo, muitas vezes, triangulando situações.
■Sempre competindo
Um ponto deliberadamente complexo na personalidade tóxica é a competitividade. As pessoas tóxicas não competem de forma natural, visando extrair o melhor de si. Elas fazem isso para provar que são melhores que qualquer outra pessoa. O intuito é a comparação, criando outra ferramenta de autoafirmação e desgastando ainda mais seus relacionamentos.
■Sempre ter disponível
Um indivíduo tóxico necessita de extrema atenção para extrair o máximo do tempo do outro e sentir-se amado. Por esse motivo, todos à sua volta devem estar disponíveis para ele, pois, somente assim, provarão que o respeitam.
Essa é a forma de a pessoa tóxica se sentir importante, pois nem ela acredita que é, em alguns casos. Em outros tipos de casos, a pessoa age assim por julgar que ela é exclusiva e que só ela é digna de atenção.
■Manipulação
Um ponto delicado é a manipulação dentro de relações tóxicas. Quando as pessoas dizem um “não” ou não estão disponíveis quando as pessoas abusivas desejam, a manipulação entra em ação. Desde pequeno, o ser tóxico aprende que pode usar de chantagens emocionais e psicológicas para conquistar o que deseja.
A manipulação é um ato de quebra à liberdade de escolha, então, esteja atento se a pessoa ao seu lado não age assim.
■Toda culpa é sua
A vitimização da pessoa tóxica permite que ela culpe você por todas as tristezas da vida dela. Se ela está chateada com você, pois não teve atitude que ela desejava, ela não é culpada por tratar mal ou até ignorar você, a culpa é sua, já que foi você quem a feriu.
Assim, pessoas tóxicas jogam nos outros as responsabilidades de suas próprias vidas. A felicidade própria não depende delas, mas de você.
■Fofoca negativa
A fofoca negativa é uma ferramenta para aniquilar os indivíduos que os tóxicos comparam ou competem. O intuito não é compartilhar uma informação sobre alguém, o intuito é desmoralizar ao máximo, fazendo os outros enxergarem o objeto julgado de forma negativa.
Assim, junto da fofoca negativa, haverá algum comparativo. Fique atento, pois quem fala mal de alguém pelas costas pode falar mal de você, também.
■Sempre mentindo
A dissimulação é muito presente em pessoas que são tóxicas. Mentir é uma estratégia para enganar você, fazendo com que acredite que elas são algo que não são. A mentira, para um tóxico, é imprescindível para fugir dos momentos que alguém o coloca contra a parede, quando descobrem que ele desmoralizou alguém. Portanto, esteja atento com tudo o que é dito. Uma hora, a pessoa tóxica irá se contradizer.