quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O que é o Eid al Fitr e por que os muçulmanos o celebram?

 

O que é o Eid al Fitr e por que os muçulmanos o celebram?

Shutterstock. com

Quando o mês sagrado do Ramadã chegar ao fim, os muçulmanos de todo o mundo começarão a celebrar o Eid Al-Fitr.  Durante o Ramadã, os muçulmanos participaram de períodos de jejum, devoção à oração, purificação e atos de caridade. Para entender o significado do Eid ul-Fitr, você precisa saber o que e por que o Ramadã é celebrado.

Caso você não saiba, o Ramadã cai durante o nono mês do calendário islâmico. É um momento importante para os muçulmanos porque eles acreditam que durante o Ramadã o Alcorão foi revelado à humanidade através do profeta Maomé. Normalmente, o Ramadã começa em maio e continua até o final de junho.

O Eid ul-Fitr começa no fim de semana seguinte ao Ramadã. A data exata do Eid depende de uma combinação do avistamento da lua nova e de cálculos astronômicos. Além disso, a hora em que o Eid começa também depende de onde você está no mundo e quando a lua nova é visível.

Quando traduzido, Eid al-Fitr significa “festival de quebrar o jejum” e marca o fim do mês de jejum do Ramadã. Os termos e referências alternativos em inglês para o Eid são: Eid rápido, festival doce, Festa do Jejum, Pequeno Eid, festa Eid, Festa do Açúcar e Eid da felicidade.

Tradicionalmente, o Eid é comemorado por três dias e é um feriado oficial nos países de maioria muçulmana. Embora os Estados Unidos não observem o Edi com quaisquer fechamentos ou paralisações, muitos empregadores e escolas permitem folga para trabalhadores e crianças muçulmanos.

Os muçulmanos se reúnem na mesquita para uma oração, antes de passar o dia com amigos e familiares – e desejando um ao outro 'Eid Mubarak' ou 'Abençoado Eid'. Na verdade, a saudação padrão nesta ocasião é 'Eid Mubarak' que significa “tenha um abençoado Eid”. A celebração é a oportunidade perfeita para os muçulmanos agradecerem a Deus por ajudá-los a passar pelo jejum de um mês durante o feriado do Ramadã.

A oração do Eid é realizada em congregação em áreas abertas como campos, centros comunitários ou em mesquitas. Não há chamada direta para a oração dada para a oração do Eid, mas consiste em apenas duas unidades de oração com seis encantamentos adicionais. A oração do Eid é geralmente seguida pelo sermão e os participantes pedem a Allah perdão, misericórdia, paz e bênçãos para todos no mundo.

O Eid é uma época em que os muçulmanos prometem sua gratidão a Alá doando dinheiro para várias instituições de caridade e esforços filantrópicos.  Além disso, a celebração também é considerada o momento ideal para os muçulmanos perdoarem aqueles que os prejudicaram. A ideia de jejum espiritual é adotada e se correlaciona com a nova folha que o indivíduo está essencialmente virando. Embora a ideia de ajudar os menos afortunados seja um traço comum, também é um objetivo que os muçulmanos pretendem manter sob controle ao longo da próxima temporada da vida.

Mais de um bilhão de muçulmanos em todo o mundo se reúnem para celebrar o Eid. O processo de adoração pode parecer assustador; no entanto, revisá-lo passo a passo pode remover algumas das conotações estereotipadas e fornecer uma explicação mais significativa sobre as funcionalidades de 'rakat' (adoração).

A Primeira Raca

Ação 1: Execute dois Rakats atrás do Imam para a oração do Eid junto com seis Takbirs adicionais.

Ação 2: Após o Imam ter dito "Allahu Akbar" pela primeira vez, você deve levantar as mãos e seguir. Este é o primeiro Takbir da oração.

Ação 3: Haverá três Takbirs antes que o Imam comece a recitar o Alcorão. Cada vez que o Imam diz "Allahu Akbar", você deve levantar as mãos e colocá-las de lado. Após o terceiro Takbir, o Imam começará a recitar o Alcorão. Nesse ponto, você deve colocar as mãos no peito, com a mão direita em cima da esquerda.

Ação 4: Ouça a recitação do Alcorão Sagrado. O Imam recitará a Surata Al Fatiha (a primeira Surata do Alcorão) e depois outra Surata.

Ação 5: Quando o Imam disser "Allahu Akbar", vá para Ruku – que é a posição de reverência.

Ação 6: Fique em pé quando ele disser Sami Allahu liman Hamidah (tradução: Allah ouve aqueles que O louvam) e diga "Rabbana lakal Hamd" (tradução: nosso Senhor louvado seja) em voz baixa.

Ação 7: Quando o Imam disser "Allahu Akbar" entre em Sujud – que é a prostração. Você fará duas prostrações como uma oração normal.

A Segunda Raca

Ação 8: O Imam recitará primeiro o Alcorão Sagrado.

Ação 9: Depois, antes de entrar em Ruku, haverá três Takbirs. Siga o Imam. Levante as mãos após cada "Allahu Akbar". Após o terceiro Takbir, vá para Ruku – lembre-se, esta é a posição de reverência.

Ação 10: Fique em pé quando o Imam disser “Sami Allah huliman Hamidah” e diga “Rabbana lakal Hamd” em voz baixa.

Ação 11: Quando o Imam disser "Allahu Akbar", vá para Sujud. - você fará duas prostrações.

Ação 12: Depois disso, você se senta durante o Tashshahud.

Ação 13: Depois que o Imam termina a oração, virando o rosto para a direita primeiro e dizendo: "Assalamu alaikum wa Rahmatullah" e depois para a esquerda. Você deve seguir a suíte e repetir.

Ação 14: Não se levante imediatamente. O Imam fará um breve discurso. É desrespeitoso não ficar parado e ouvir. Use esse tempo para recuperar o fôlego e relaxar.

Além das doações de caridade e reuniões nas mesquitas, os muçulmanos se alegram visitando amigos e parentes, organizando festas de comida e compartilhando deliciosas sobremesas. Normalmente, as crianças recebem roupas e sapatos novos – algumas famílias também dão presentes em dinheiro, chamados eidi, para os mais velhos e parentes. É proibido jejuar no Dia do Eid.

Eid al Fitr é um dia alegre para os muçulmanos. O dia é verdadeiramente uma celebração porque significa os frutos de seu trabalho e sacrifício que ocorreram durante a observância do Ramadã. O que é maravilhoso é o senso de comunidade e unidade que Eid traz.