domingo, 2 de outubro de 2022

O que a Bíblia diz sobre a pena de morte?

 

O que a Bíblia diz sobre a pena de morte?

encurralado

A Bíblia realmente exige a morte por uma ampla variedade de ofensas? Bem, sim e não.

“A lei do Antigo Testamento ordenava a pena de morte para vários atos”, observam os teólogos do Got Questions?

Deus foi o primeiro a estabelecer a pena de morte, concorda o site conservador Creation Tips.

No entanto, a maioria das pessoas está convencida de que Jesus se opôs à pena capital, observa o autor David Reagan . “Aos olhos dos proponentes e opositores da pena de morte, o caso está encerrado. Jesus seria contra. Mas, devo protestar. A maioria dos teólogos, como sempre, está errado. Jesus apoiou a pena de morte e deixou um registro bíblico vigoroso provando esse ponto. Jesus foi tão refeito pelo mundo moderno em uma mistura de Mahatma Gandhi, Madre Teresa e Tiny Tim que eles não conseguem ver o Jesus claramente retratado na Bíblia.  Vamos olhar para o registro.”

De fato, as escrituras listam um grande número de crimes capitais, admita as Perguntas Obtidas? Teólogos: “assassinato ( Êxodo 21:12 ), sequestro ( Êxodo 21:16 ), bestialidade ( Êxodo 22:19 ), adultério ( Levítico 20:10 ), homossexualidade ( Levítico 20:13 ), ser um falso profeta ( Deuteronômio 13 ). :5 ), prostituição e estupro ( Deuteronômio 22:24 ), e vários outros crimes.  No entanto, Deus muitas vezes mostrou misericórdia quando a pena de morte era devida. Davi cometeu adultério e assassinato, mas Deus não exigiu que sua vida fosse tirada ( 2 Samuel 11:1-5 , 14-17 ; 2 Samuel 12:13). Em última análise, todo pecado que cometemos deve resultar na pena de morte porque o salário do pecado é a morte ( Romanos 6:23 ). Felizmente, Deus demonstra Seu amor por nós ao não nos condenar ( Romanos 5:8 ).”

Mas então há a questão de “o que Jesus fez?”

“Quando os fariseus trouxeram a Jesus uma mulher que foi pega em flagrante adultério”, continua Got Questions? “e perguntou-lhe se devia ser apedrejada, Jesus respondeu: Se algum de vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire uma pedra” ( João 8:7 ). Isso não deve ser usado para indicar que Jesus rejeitou a pena capital em todos os casos. Jesus estava simplesmente expondo a hipocrisia dos fariseus. Os fariseus queriam enganar Jesus para que quebrasse a lei do Antigo Testamento; eles realmente não se importavam com a mulher sendo apedrejada (onde estava o homem que foi pego em adultério?) Deus é Aquele que instituiu a pena capital: Deus fez o homem” ( Gênesis 9:6 ).

“Jesus apoiaria a pena capital em alguns casos. Jesus também demonstrou graça quando a pena capital era devida ( João 8:1-11 ). O apóstolo Paulo definitivamente reconheceu o poder do governo para instituir a pena capital quando apropriado ( Romanos 13:1-7 ).

“Considere isso”, argumenta Reagan: “A Lei mosaica apoiou fortemente a pena de morte e Jesus nunca desobedeceu a lei ou ensinou contra ela. Ele disse: 'Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir' ( Mateus 5:17). A lei fez inúmeras disposições para a pena de morte. Jesus não veio para destruir essas provisões, mas para cumpri-las. Como tal, Ele teria apoiado a pena de morte.

“Depois do dilúvio mundial do tempo de Noé”, escreve Creation Tips, “Deus colocou salvaguardas contra a violência humana. De importância primordial era a pena de morte: "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus o fez homem" (Gênesis 9:6).

“Se um humano ou um animal matasse um humano, o assassino deveria ser morto (Gênesis 9:5). Isso foi por causa da sacralidade da vida humana. Deus criou os humanos à Sua imagem, então assassinar outro humano significava que você perderia sua própria vida.

“Curiosamente, Deus nunca revogou a pena de morte. Jesus disse que não veio para destruir a lei, mas para cumpri-la (Mateus 5:17). E o apóstolo Paulo pregou sobre o direito do governo de invocar a pena capital para os malfeitores (Romanos 13:1-5).

“E as convicções erradas? E se uma pessoa inocente for condenada injustamente à morte?

“Bem”, responde o pessoal do Creation Tips, “não há caso mais famoso de uma pessoa inocente ser condenada à morte do que quando o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, suportou um julgamento injusto por acusações forjadas, sofreu e morreu em um Cruz de madeira. No entanto, Deus não interveio. A necessidade de justiça é tão forte que parece que Ele está disposto a tolerar uma condenação errada ocasional em vez de remover a pena de morte.

“Mas Deus também é misericordioso. Ele muitas vezes mostra caridade e misericórdia quando a pena de morte é devida. Davi cometeu assassinato, mas Deus não tirou sua vida. Em João capítulo 8, lemos que os escribas e fariseus trouxeram a Jesus uma mulher apanhada em adultério e perguntaram-lhe se ela deveria ser apedrejada até a morte, como exigia a Lei de Moisés. Jesus disse: 'Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.' Todos eles foram embora.

“Deus permite que os governos imponham a pena de morte. Todos devemos estar cientes de que, se fizermos algo errado em um país que permite a pena de morte, devemos estar prontos para a punição.

“Aqueles que dizem que a pena de morte não é um impedimento ao crime não entendem. A pena não é principalmente para dissuadir os outros, mas para punir e remover da sociedade aquele que comete crimes tão graves.

“Como um cristão deve ver a pena de morte?” pergunte aos teólogos Got Questions. “Primeiro, devemos lembrar que Deus instituiu a pena capital em Sua Palavra; portanto, seria presunçoso de nossa parte pensar que poderíamos instituir um padrão mais elevado. Deus tem o mais alto padrão de qualquer ser; Ele é perfeito. Esse padrão se aplica não apenas a nós, mas a Ele mesmo. Portanto, Ele ama em um grau infinito, e Ele tem misericórdia em um grau infinito. Vemos também que Ele tem ira em grau infinito, e tudo é mantido em perfeito equilíbrio.

“Segundo, devemos reconhecer que Deus deu ao governo a autoridade para determinar quando a pena capital é devida ( Gênesis 9:6 ; Romanos 13:1-7 ). Não é bíblico afirmar que Deus se opõe

a pena de morte em todos os casos. Os cristãos nunca devem se alegrar quando a pena de morte é empregada, mas, ao mesmo tempo, os cristãos não devem lutar contra o direito do governo de executar os perpetradores dos crimes mais perversos”.

“Mais uma prova pode ser encontrada no ministério e mensagem do apóstolo Paulo”, escreve Reagan. “Paulo disse àqueles a quem ele ministrava: ‘Sede meus seguidores, como eu também sou de Cristo’ ( 1 Coríntios 11:1). Paulo não era sem pecado como Seu Salvador era. Mas ele era meticuloso em seu serviço a Deus (veja Filipenses 3:4-6 ). E, de acordo com seu próprio testemunho, ele teve o cuidado de seguir a vida de Jesus Cristo. Certamente, se Jesus se opusesse à pena de morte, então Paulo também o seria.

“No entanto, Paulo reconheceu a justiça da pena de morte. Quando ele foi levado perante o tribunal de Festo, ele disse: 'Porque, se eu for um transgressor, ou tiver cometido alguma coisa digna de morte, eu me recuso a não morrer' ( Atos 25:11). Com isso, Paulo admitiu que havia ofensas dignas de morte e que o governo tinha o direito de administrar a morte nesses casos.

O problema de saber se a Bíblia apoia a pena de morte não tem nada a ver com a clareza das escrituras, diz Reagan. Em vez disso, “Tem tudo a ver com os preconceitos carnais do homem. O homem quer um Jesus desdentado. Ele quer o Jesus que faz com que as criancinhas venham, mas rejeita o Jesus que expulsa os cambistas do templo com um chicote. Ele quer um Jesus que sorria em sua fornicação e adultério, em sua desonestidade e hipocrisia, com um olhar de menino que será menino. Ele não quer o Jesus que chamou os fariseus de um monte de nomes feios (veja Mateus 23) ou Aquele que falou mais sobre o inferno do que sobre o céu.

“Em resumo”, diz Reagan, “o homem moderno quer, e assim imagina, 'outro Jesus'. Os coríntios são advertidos contra tais mestres e pregadores. “Pois, se alguém vier pregar outro Jesus, que nós não temos pregado, ou se receberdes outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não aceitastes, bem o suportareis” ( 2 Coríntios 11). :4 ). Ainda devemos alertar os crentes sobre esses falsos profetas hoje.

“Jesus acreditava na pena de morte”, conclui Reagan. “Foi estabelecido por Deus, codificado pela lei, sustentado pelo próprio Jesus e sustentado pelo apóstolo Paulo. Os teólogos não têm nenhuma evidência bíblica contra isso. Eles só têm sua percepção de outro Jesus. Que nunca sigamos esse outro Jesus, mas permaneçamos sempre fiéis ao Jesus da Bíblia Sagrada”.