Histórias que não te ensinam na escola dominical
Judá e Tamar
Você conhece a história de Judá e Tamar na Bíblia? É uma história complicada de relacionamentos emaranhados. Essa história é melhor compreendida quando o contexto cultural é incluído.
Judá foi o quarto filho de Jacó. Ele tinha uma esposa chamada Lia e também era o chefe de uma das 12 tribos de Israel. Um dos irmãos de Judá, o segundo mais novo, chamava-se José. Você provavelmente está familiarizado com a história dele na Bíblia. Judá e seus irmãos odiavam José porque seu pai o favorecia. A Bíblia diz: “Ora, Israel amava a José mais do que a qualquer outro de seus filhos, porque era filho de sua velhice. E fez-lhe uma túnica de muitas cores. Mas quando seus irmãos viram que seu pai o amava mais do que todos os seus irmãos, eles o odiaram e não puderam falar com ele em paz” (Gênesis 37:3-4). Como resultado de seu ciúme e raiva, os irmãos jogaram José em uma cisterna e pensaram em maneiras de matá-lo. Judá pensou em um plano para vender José para que ele fosse forçado à escravidão.
Judá provavelmente sentiu remorso por suas ações, como nos é dito em Gênesis 38:1, que durante o tempo, ele deixou seus irmãos e foi ficar com um homem de Adulão chamado Hira. Ele então se casou com uma mulher cananéia. Judá teve três filhos chamados Er, Onã e Selá. Er casou-se com Tamar. Embora existam três Tamars referenciadas nas escrituras, a Tamar referenciada aqui é a nora de Judá. As Escrituras nos dizem que Er era tão mau que morreu.
Nos tempos antigos, havia uma prática no Oriente Próximo conhecida como casamento Levirato, que estava ligada à lei mosaica. Se um homem morria antes de sua esposa ter um filho, seu irmão, por lei, tinha que se casar com sua esposa. Então, seu primeiro filho levaria o nome do irmão que havia falecido e teria um lugar na linhagem.
Onã, filho de Judá, casou-se com Tamar, mas não desejava preservar o lugar de seu irmão na linhagem da família, por isso não deu um filho a Tamar. Onan foi morto por este pecado. Porque Judá tinha visto seus dois filhos morrerem depois que eles se casaram com Tamar, ele escondeu seu filho, Selá, e o manteve longe de Tamar.
Sabendo que ela tem o direito de continuar a linhagem familiar, Tamar respondeu tentando Judá. Ela se vestiu como uma prostituta e concebeu um filho com ele sem saber quem ela era. A história é referenciada no livro de Gênesis.
Gênesis 38:13-19 diz: “Foi dito a Tamar: ‘Seu sogro está subindo a Timna para tosquiar suas ovelhas’. Então ela tirou as roupas de viúva, cobriu o rosto, cobriu-se e sentou-se à entrada de Enaim, que fica no caminho de Timna. Pois ela viu que, embora Shelah tivesse crescido, ela não havia sido dada a ele como esposa. Quando Judá a viu, pensou que ela fosse uma prostituta, pois ela havia coberto o rosto. Ele foi até ela e disse: “Venha, deixe-me dormir com você”, pois ele não sabia que ela era sua nora. Ela disse: 'O que você vai me dar por dormir comigo?' 'Vou enviar-lhe um cabrito do meu rebanho', respondeu ele. Mas ela disse: 'Só se você deixar alguma coisa comigo até enviar.' — O que devo dar a você? ele perguntou. Ela respondeu: 'Seu anel de sinete, seu cordão e o cajado em sua mão.' Então ele os deu a ela e dormiu com ela, e ela ficou grávida dele. Ela se levantou e saiu, então tirou o véu e vestiu suas roupas de viúva.”
Quando Judá soube que Tamar estava grávida, ficou furioso. Ele até ameaçou matá-la pelo adultério que ela cometeu. Ela estava prometida na época para o Shelah. Mas quando ela revelou que ele era o pai, Judá reconheceu que ele a ofendeu. Tamar teve filhos gêmeos chamados Perez e Zerah. Foi Perez quem continuou a linhagem familiar. Seus descendentes incluíam o rei Davi e Jesus.
Essa história parece uma novela, não é? É uma quantidade incrível para descompactar. Você também pode estar se perguntando por que essa história é tão importante. Como mencionado anteriormente, Judá e Tamar produziram um filho que continuou a linhagem familiar que incluía o Filho de Deus, o que é extremamente significativo. No entanto, há mais! Esta é uma história sobre a fidelidade de Deus. Ele fez uma promessa a Abraão e permaneceu fiel a essa promessa. Ele também fez uma promessa a Isaque e Jacó. Ao longo da Bíblia, vemos inúmeros exemplos das promessas de Deus sendo ameaçadas pelo pecado de alguém. Sem o conhecimento de Judá, ele quase destruiu a linhagem do rei Davi e de Cristo.
Esta história complicada é um exemplo poderoso da vitória de Deus. Ele exemplifica a vitória de Deus. Sabemos que as promessas que Ele faz finalmente se tornam realidade. Nem sempre podemos compreendê-lo, mas como crentes, recebemos o dom da graça. Jesus comprou este dom por meio de Sua morte na cruz. Jesus veio a existir através da linhagem de Judá. Só Deus tem o poder de redimir as situações mais impossíveis e complicadas.
Vemos incontáveis exemplos ao longo das escrituras das promessas de Deus sendo cumpridas. Embora o mundo tente nos puxar em tantas direções, e nossa própria natureza humana enfraquece nosso foco em Jesus, Deus sempre encontra uma maneira de nos trazer de volta para onde devemos estar. Deus mantendo continuamente Suas promessas nos ajuda a encontrar paz e descanso porque sabemos que Ele não vacilará. Não precisamos depender das decisões dos outros para superar os maiores obstáculos da vida. Se você ainda não o fez, reserve um tempo para ler as escrituras, onde você mesmo pode descobrir mais promessas.