quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O que as últimas palavras de Jesus realmente significam

 

O que as últimas palavras de Jesus realmente significam

Cruz de Páscoa

As últimas horas de Jesus na cruz duraram aproximadamente das 9h às 15h, um período de cerca de seis horas. “Os principais sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos zombavam dele. 'Ele salvou outros', eles disseram, 'mas Ele não pode salvar a Si mesmo! Ele é o rei de Israel! Deixe que Ele desça agora da cruz e creremos Nele. Ele confia em Deus. Deixe Deus resgatá-lo agora se Ele O quiser, pois Ele disse: 'Eu sou o Filho de Deus'” (Mateus 27:41-43).  Conforme registrado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Como e João, Jesus Cristo foi escarnecido, desprezado e torturado no pretório. Ele carregou Sua cruz pela Via Dolorosa em Jerusalém até o Calvário, foi pregado na Cruz e pendurado entre dois criminosos. Jesus sofreu um fim indescritível, recordado pela Igreja na Sexta-feira Santa. Havia sete expressões de Jesus na cruz registradas nas Escrituras.

Em Mateus 27:46, lemos que na hora nona Jesus clamou em alta voz, dizendo: “Eloi, Eloi, lamá sabactani?” que significa: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" Aqui, Jesus estava expressando seus sentimentos de abandono quando Deus colocou os pecados do mundo sobre Ele – e por causa disso, Deus teve que “se afastar” de Jesus. Enquanto Jesus estava sentindo o peso do pecado, Ele estava experimentando uma separação de Deus pela única vez em toda a eternidade.  Isso também foi um cumprimento da declaração profética no Salmo 22:1 que diz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que você está tão longe de me salvar, das palavras do meu gemido?”

A totalidade da história de Deus chega a um único ponto focal quando Jesus clama: “Eloi, Eloi, lama sabachthani”. Desde o momento da criação, a história de Deus é uma história de autolimitação e humildade. Ele se retirou o suficiente de Si mesmo para permitir que o resto da criação floresça e floresça. Ele permitiu que a liberdade de Israel fosse bem-sucedida e fracassasse – e Ele finalmente se derramou na pessoa de carne e osso, da vida real, Jesus de Nazaré. Deus buscou cada experiência de humanidade finita, incluindo riso e tristeza, alegria e tristeza. Em Seus momentos finais, Ele disse essas palavras porque havia um verdadeiro abandono por nossa causa. Ele também disse isso para expressar desolação, não pedindo uma resposta. Finalmente, Ele estava surpreendentemente cumprindo as Escrituras no horror de tudo e testemunhando a perfeição do plano de salvação.

Outra declaração que Jesus fez na cruz foi “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Aqueles que não estavam cientes do alcance total do que estavam fazendo porque não O reconheceram como o Messias. Embora sua ignorância da verdade divina não significasse que eles merecessem o perdão, a oração de Cristo no meio de sua zombaria é uma expressão da paixão ilimitada da graça divina.

Em Lucas 23:43, sabemos que Jesus disse: “Em verdade, em verdade, você estará comigo no paraíso” (Lucas 23:43). Nesta passagem, Jesus está assegurando a um dos criminosos na cruz que quando ele morresse, ele estaria com Jesus no céu. Isso foi concedido porque mesmo na hora de sua morte, o criminoso havia expressado sua fé em Jesus, reconhecendo-O por quem Ele era. A Bíblia nos diz que o homem diz: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino” (Lucas 23:42).

Quando Jesus viu Sua mãe de pé perto da cruz com o Apóstolo João, a quem Ele amava, Ele entregou o cuidado de Sua mãe nas mãos de João.  As Escrituras nos dizem: “Quando Jesus viu sua mãe e os discípulos a quem ele amava perto, disse à sua mãe: 'Mulher, eis aí teu filho!' Então disse ao discípulo: 'Eis aí tua mãe!' E desde a hora em que o discípulo a levou para sua própria casa.' Neste versículo, Jesus, sempre o Filho compassivo, está certificando-se de que Sua mãe primitiva seja cuidada após Sua morte.

Outra declaração que Jesus fez na cruz foi “Tenho sede” (João 19:28). Jesus estava aqui cumprindo a profecia messiânica do Salmo 69:21: “Colocaram fel na minha comida e me deram vinagre para a minha sede”. Ao dizer que estava com sede, Ele incitou os guardas romanos a lhe dar vinagre, que era costume em uma crucificação, cumprindo assim a profecia.

Uma das declarações finais de Jesus foi 'Está consumado!' (João 19:30). As últimas palavras de Jesus significavam que Seu sofrimento havia terminado e que toda a obra que Seu Pai Lhe dera para fazer, que era pregar o Evangelho, fazer milagres e obter a salvação eterna para Seu povo, foi feita, realizada, cumprida. A dívida do pecado foi paga.

As palavras finais de Jesus foram: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46). Aqui, Jesus está voluntariamente entregando Sua alma nas mãos do Pai, indicando que Ele estava prestes a morrer – e que Deus havia aceitado Seu sacrifício. Ele “se ofereceu a Deus sem mácula” (Hebreus 9:14).

Jesus foi obediente a Seu Pai até o fim, e Sua palavra final antes de Sua morte na cruz foi uma oração a Seu Pai, um verdadeiro reflexo do caráter e relacionamento de Jesus com Deus até o fim. Uma forma de meditar na Paixão de Cristo é refletir e meditar nestas palavras.