segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O que aconteceu com os 12 discípulos? O que a Bíblia realmente nos diz.

 

O que aconteceu com os 12 discípulos?

O que a Bíblia realmente nos diz.

Última Ceia

Poucas informações sobreviveram sobre o destino dos 12 discípulos , mas algumas ainda estão disponíveis em várias fontes, incluindo o próprio Novo Testamento, textos apócrifos e historiadores cristãos primitivos. O que sabemos é que eles espalharam o cristianismo após a morte de Jesus e estavam comprometidos em espalhar o Evangelho, mesmo que isso significasse a morte.

Sabemos pelas Escrituras que o Espírito Santo deu aos discípulos a capacidade de falar em diferentes línguas e espalhar as palavras de Deus e Jesus Cristo. No Livro de João nos é dito: “Jesus levantou-se e disse em alta voz: 'Quem tem sede venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.' Com isso ele quis dizer o Espírito, que aqueles que cressem nele mais tarde receberiam. Até aquele momento o Espírito não havia sido dado, pois Jesus ainda não havia sido glorificado”. Essa promessa foi cumprida no Pentecostes, quando os seguidores de Jesus receberam o Espírito Santo.

O Livro de Atos descreve a chegada do Espírito Santo, sobre a qual se fala detalhadamente em Atos 2. O relato começa com o Espírito Santo descendo sobre um grupo de seguidores que, ao recebê-lo, começaram a falar em línguas. É-nos dito neste relato: “E, quando o dia de Pentecostes se completou, estavam todos unânimes no mesmo lugar. E de repente veio um som do céu como de um vento impetuoso, e encheu todas as casas onde eles estavam sentados.  E apareceram para eles línguas de fogo divididas, e pousaram sobre cada um deles. E ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, e o Espírito lhes deu que falassem” (Atos 2:1-4). Porque o Espírito Santo desceu, os Apóstolos foram capacitados para espalhar as Boas Novas de Cristo, assim como Jesus havia prometido. Com a decência do Espírito Santo,

Os discípulos continuaram a espalhar o cristianismo de Jerusalém a Damasco, Antioquia, Ásia Menor, Grécia e finalmente Roma. Uma grande tradição que cresceu em torno deles foi o Credo Apostólico, uma breve profissão de fé que se diz ter sido usada por cada apóstolo. Isso começou a ser usado na Igreja Romana no século 3.

Há muitos que acreditam que Tiago, o Velho, foi para a Espanha, São Tomé foi para a Índia, São Mateus foi para a Etiópia e São Bartolomeu foi para a Armênia. Aqui está o que sabemos sobre alguns deles de várias contas.

Simão-Pedro foi nomeado por Jesus como o líder da nova seita – o líder dos apóstolos. O Senhor Jesus permaneceu seu guia amoroso e fiel. Jesus reafirmou Simão como Pedro, a “Rocha”, em Mateus 16:18-19, prometendo que ele seria fundamental no estabelecimento da Igreja de Jesus. Após Sua ressurreição, Jesus especificamente nomeou Pedro como alguém que precisava ouvir as Boas Novas (Marcos 16:7). E, repetindo o milagre da grande pescaria, Jesus fez questão de perdoar e restaurar Pedro e re-comissioná-lo como apóstolo (João 21:6; 15-17). Deus usou Pedro grandemente na fundação da igreja. Foi Pedro quem primeiro proclamou o Evangelho no dia de Pentecostes (Atos 2:14-47).

Pedro também foi o primeiro a levar o Evangelho aos gentios (Atos 10:1-48). Em certo sentido, Pedro foi o fundamento da igreja. A Igreja Católica usa este argumento como evidência de que é a única igreja verdadeira. Ele é visto pelos católicos romanos como o primeiro Papa.

Ele acabou sendo martirizado em Roma durante o reinado do imperador Nero. Segundo a história, quando lhe foi dada a escolha de como deveria morrer, ele disse: “Eu gostaria de ser crucificado de cabeça para baixo porque não sou digno de morrer como meu Senhor morreu”. As Escrituras não registram este pedido de Pedro. No entanto, João 21:16,19 alude ao fato de que Pedro teria uma morte de mártir: “Em verdade te digo que, quando eras mais jovem, vestias-te e ias aonde querias; mas quando fores velho estenderás as mãos, e outro te vestirá e te conduzirá para onde não queres ir. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus. Ele lhe disse: 'Siga-me!'” A história da igreja primitiva aponta para isso acontecer em algum momento entre 67 e 70 dC, porque Pedro estava na prisão por causa de Cristo e foi crucificado.

A tradição e a história da Igreja nos dizem que Tomé, comumente chamado de “Tomé duvidoso”, viajou para fora do Império Romano como missionário, possivelmente até a Índia para pregar o Evangelho. Acredita-se que chegou até Muziris, na Índia, onde batizou vários crentes e levou o Evangelho ao Extremo Oriente. Não se sabe muito sobre sua morte, mas a tradição diz que ele foi esfaqueado com uma lança, morrendo do ferimento.

Outro discípulo sobre o qual temos alguns detalhes é Bartolomeu. Ao contrário de Peter, que era um Thomas obstinado e cético, ele ficou em segundo plano. Infelizmente, não se sabe muito sobre sua vida antes e durante o ministério de Jesus.

O que podemos reunir sobre ele é obtido com o que outros escritores escreveram sobre ele. As passagens em que ele foi mencionado incluem Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14; e Atos 1:13. Ele supostamente pregou em vários países, incluindo a Índia, onde traduziu o Evangelho de Mateus para os crentes. Diz-se que ele foi com o Juiz Apóstolo para a província romana da Armênia, onde eles ganharam muitos convertidos para Cristo. Eles até convenceram o rei armênio Polímio a se voltar para o cristianismo. No final de sua vida, os relatos dizem que “idólatras impacientes” espancaram Bartolomeu e o crucificaram, enquanto em outro, ele foi esfolado vivo e depois decapitado.

Embora possamos não saber muito sobre o que aconteceu com cada discípulo, sabemos que eles foram pedras angulares no movimento do cristianismo. Eles sabiam o que eram chamados a fazer e não tinham medo dessa missão. Sem eles, onde estaria a igreja?