Como Lúcifer caiu e se tornou Satanás?
Onde as coisas realmente deram errado.
Anjos caídos seguem Satanás em vez de Deus. Esses anjos caídos, juntamente com Satanás, escolheram se rebelar contra Deus. Como eles olham para Satanás como seu líder, eles fazem tudo ao seu alcance para frustrar o plano de Deus e atrapalhar Seu povo (Daniel 10:13). Antes da queda, ele era um anjo de luz. Como ele caiu e se tornou Satanás?
Satanás já foi chamado de Lúcifer, que significa “estrela do dia”. A história de sua queda é descrita em dois capítulos-chave do Antigo Testamento – Ezequiel 28 e Isaías 14. Ele era um anjo poderoso e cheio de sabedoria. Ele foi talvez o anjo mais bonito e esplêndido já criado por Deus e da mais alta ordem, mas seu orgulho causou sua queda e Deus o expulsou do céu. Então, onde aconteceu o colapso? Por que ele se rebelou?
Em Ezequiel 28: 15, diz que ele permaneceu perfeito em seus caminhos até que a iniqüidade foi encontrada nele. Descobrimos qual era essa iniqüidade no versículo 17, que diz: “O teu coração se encheu de orgulho por causa da tua formosura, e corrompeste a tua sabedoria por causa do teu esplendor”. Parece que Lúcifer ficou tão impressionado com sua própria beleza, inteligência, poder e posição que começou a desejar a alta honra e glória que pertenciam a Deus. Este pecado o corrompeu e foi resultado do orgulho autogerado. Isso representou o início real do pecado no universo, mesmo antes da queda de Adão e do pecado original.
Como resultado do pecado de Lúcifer, ele foi legitimamente julgado por Deus. Em Ezequiel 28:18 aprendemos que ele foi lançado à terra. Satanás foi então completamente expulso do governo e autoridade celestial de Deus. Ele queria ser como Deus e descobriu as consequências.
Após seu monstruoso pecado contra Deus, Lúcifer foi banido de viver no céu, que nos é dito em Isaías 14:12. Depois disso, ele se tornou corrupto. Ele mudou seu nome de Lúcifer, que significa “estrela do dia” ou “estrela da manhã” para Satanás, que significa “adversário”.
É muito importante estarmos atentos a Satanás e seus avanços. O inimigo fará tudo o que estiver ao seu alcance para que você concentre sua atenção longe de Deus. Em uma sociedade onde tantos são movidos pela aquisição de riqueza, poder e status, Satanás quer que você acredite que obter essas coisas lhe trará felicidade e plenitude. Isso é completamente falso.
Ele também quer que você acredite que o inferno não existe, não apenas porque nos coloca em um lugar mental onde viver uma vida de pecado é aceitável, mas também porque ele quer nos colocar em desacordo com Deus. Como um Deus que nos ama tão profundamente pode enviar qualquer um de seus filhos para um lugar de tal tormento? Embora o inferno seja tão real quanto o céu, Deus não nos envia para lá. Nosso quebrantamento completo sim. Deus faz tudo o que pode para nos manter longe do inferno.
Além disso, Satanás quer que você acredite que ele é mais poderoso do que Deus na esperança de que você se apoie em seu próprio entendimento, não no de Deus. Ele quer que você ouça a voz dele, que se manifesta na forma de estresse, confusão, vício e até depressão, em vez de falar com Deus e confiar que todas as coisas são possíveis por meio dele.
Se você acredita que Deus não o protege, Satanás acredita que você se voltará para ele. Essa mentira virá à tona especialmente quando você estiver em seus pontos mais baixos e sombrios. O diabo quer que você acredite que Deus não te ama porque se amasse, ele não te colocaria nessa situação. Mas Deus tem um plano para nós, mesmo que nem sempre o entendamos.
Finalmente, uma grande maneira que Satanás quer que você caia em sua armadilha de mentiras é acreditar que nossa vida terrena é tudo o que existe. Não há necessidade de se preocupar com o amanhã ou o dia seguinte porque tudo deixa de existir quando morremos. Além disso, por que não pecar? Não há necessidade de nos preocuparmos com Deus ou com a vida após a morte, porque isso também não existe. Esta mentira não poderia estar mais longe da verdade. Deus promete vida eterna e salvação para aqueles que crêem.
Os anjos, em última análise, querem nos aproximar de Deus, enquanto demônios como Satanás querem desesperadamente que nos separemos de Deus. Os anjos nos levarão para mais perto de Deus, enquanto os demônios nos separarão de Deus por distração. Eles fazem isso aparecendo na forma de falsos deuses, de modo que perdemos de vista o único Deus verdadeiro. Os falsos deuses são descritos na Bíblia como qualquer outro deus que não seja Deus. Esses falsos deuses podem aparecer na forma de dinheiro, trabalho, relacionamentos e poder, entre outras coisas.
Embora a descrição de demônios/anjos caídos e seus esforços possam parecer assustadores, lembre-se de que eles são inimigos derrotados de Deus. Colossenses 2:15 nos diz que Cristo “desarmou os poderes e autoridades” e Ele “os fez um espetáculo público, triunfando deles na cruz”. O amor de Deus venceu o pecado e a morte, triunfando sobre Satanás e todas as suas promessas vazias. Enquanto estamos cercados por uma hoste de anjos e demônios engajados em batalhas e vitórias, Deus usa seus anjos para cumprir seu objetivo de nos proteger do inimigo e de seus maus caminhos. Estamos protegidos do Maligno e das forças do mal ativas ao nosso redor no mundo de hoje. Felizmente, somos avisados dessas forças na Bíblia. É nossa responsabilidade reconhecê-los e, quando percebermos a presença do mal, responder de acordo.