quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O Guia para Obter Moksha Escapar do samsara não é tarefa fácil.

 

O Guia para Obter Moksha

Escapar do samsara não é tarefa fácil.

Ancião Hindu
No pensamento hindu, a vida é um ciclo. As pessoas nascem, morrem e depois renascem em outra vida. Este ciclo é chamado de samsara . Existir no samsara é sofrer. As pessoas se machucam. As pessoas ficam doentes. As pessoas morrem e deixam seus entes queridos para trás e de luto. O objetivo dos hindus devotos, então, é escapar desse ciclo de dor e sofrimento. Escapar com sucesso do samsara é chamado de moksha ou “libertação”.

Moksha é um dos quatro purusharthas ou “objetivos” de uma vida hindu. Esses objetivos estão ligados à idade de um hindu e seu atual lugar na vida. Os quatro objetivos são kama, artha, dharma e moksha . Mokshaé o objetivo final da vida de qualquer hindu, mas não deve ser perseguido até que todos os outros objetivos tenham sido alcançados. Isso ocorre porque atingir moksha requer muito tempo, esforço e foco.

O primeiro objetivo dos hindus é kama . kama deste objetivo é o mesmo kama encontrado no famoso livro “Kama Sutra”. Kama , sem surpresa, significa desejo. Kama , no entanto, nem sempre se refere ao desejo sexual. O prazer sexual faz parte do kama , mas há muito mais do que isso. Kama , como um todo, é composto de todos os tipos de prazeres sensuais e estéticos. Kamapoderia significar um prazer feroz de prazeres estéticos como as artes, música, dança e poesia. Prazeres sensuais podem incluir pano macio, comida deliciosa e sim, bom sexo. Os hindus enfatizam, no entanto, que a busca e o gozo desses prazeres devem sempre ser feitos de maneira virtuosa. Kama nunca deve ser unilateral, e um hindu virtuoso deve dar e receber kama através de ações como criar obras de arte, dançar para os outros ou cantar. Artha significa “abundância” ou “sucesso”. É em grande parte esse objetivo que impede uma pessoa de trabalhar para alcançar moksha quando está no auge de sua vida. Perseguindo Moksha

geralmente significa deixar para trás os entes queridos de uma pessoa que não combina bem com o objetivo de artha . 

Artha está ligado ao estágio da vida de um hindu. Esses estágios da vida, ou ashrama , são estudante, chefe de família, morador da floresta e renunciante.  Um estudante é apenas isso, alguém que está engajado em estudar. Neste caso, um jovem estaria estudando e aprendendo os textos religiosos como os Vedas. Isso pode incluir aprender a recitar passagens dos textos em sânscrito antigo perfeito ou aprender como conduzir puja e adorar em um santuário doméstico. Este estágio dura até que uma pessoa se case e se torne um chefe de família. 

É durante o tempo do hindu como chefe de família que arthaé o mais importante. Durante este estágio, uma pessoa deve trabalhar para aumentar a abundância material e monetária de sua família, bem como o poder da família. Desde que isso seja feito de maneira ética, os hindus não desprezam essas tentativas de alcançar o sucesso monetário como os cristãos costumam fazer.

A ênfase na virtude tem a ver com o terceiro purushartha , dharma . A palavra dharma não tem uma boa tradução para o inglês, mas é central para o hinduísmo. Dharma é o poder que sustenta o mundo e mantém o universo equilibrado em um nível cósmico. Tudo é considerado como tendo dharma , mesmo objetos inanimados. dharma de uma rocha é ser rocha. Para os seres humanos,dharma é baseado no estágio de vida de uma pessoa, casta e o próprio indivíduo. Dharma significa fazer escolhas para viver uma vida ritualmente correta de acordo com quem a pessoa é nesta vida. dharma deles será diferente na próxima vida. Os hindus esperam que eles renasçam em uma posição melhor e assim tenham o dharma de alguém com mais poder, dinheiro ou influência.  A fase final da vida está ligada ao objetivo final do hinduísmo. O último ashrama é o de um renunciante que está buscando moksha

Renunciantes são aqueles que deixam para trás sua família e abandonam todos os prazeres pessoais e sensuais após o nascimento de seu primeiro neto. Eles literalmente renunciam à sociedade e aos laços familiares. Nem todos os hindus escolhem seguir o caminho do renunciante. Alguns estão perfeitamente felizes em se concentrar em ganhar um renascimento melhor em vez de trabalhar para alcançar moksha .

Para aqueles que escolhem trabalhar em direção a moksha , não existe um caminho único. Cada tradição no hinduísmo tem uma ideia diferente de como alcançar essa liberação final, e há muitos caminhos diferentes para moksha a serem encontrados em cada tradição. 

Muitas tradições enfatizam a importância do guru , um professor experiente que ajudará o hindu que procuramoksha dá sentido ao mundo e deixa de lado seu ego. Isso é central para quase todos os caminhos para moksha : deixar de lado os desejos e o ego. Em algumas tradições, isso significa que quando moksha é alcançado e uma pessoa morre, todo o eu da pessoa será subsumido ao Divino. Em outras tradições, a pessoa manterá um senso de identidade, mas se tornará parte de um todo maior. 

Uma tradição para buscar moksha é a do yoga. Longe das aulas de ginástica ocidentais, a ioga hindu é sobre a mente e não sobre o corpo. As poses com as quais a maioria dos ocidentais está pelo menos levemente familiarizada são apenas uma pequena parte da prática. A maior parte do tempo é gasto meditando sobre a ignorância e trabalhando para remover “o véu da ignorância” da mente de uma pessoa. Algumas tradições fazem as pessoas fazerem isso concentrando-se em um deus em particular, como Krishna. Outras tradições não se apegam a uma divindade criadora pessoal, mas sim a uma força criativa impessoal, e assim meditar em um deus é realmente contraproducente.  

Existem tantos caminhos para a moksha quanto as tradições hindus. Se houvesse um único caminho que fosse facilmente definido e consistentemente bem-sucedido, haveria muito menos tradições hindus. Em vez disso, os hindus devem fazer como todas as pessoas religiosas: seguir o que acreditam e ter fé de que estão seguindo o caminho correto.