sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Maria Madalena

 Maria Madalena


Em nossa linha do tempo atual - pode-se perguntar se Maria Madalena era a esposa de Jesus - e/ou teve uma filha com ele chamada Sara - perpetuando assim uma linhagem sagrada movendo-se para os dias modernos como professores.

Maria Madalena foi a discípula mais importante no movimento de Jesus. A tradição a rotulou de prostituta, mas não há nada na Bíblia para apoiar essa visão e muito para contestá-la.

Maria Madalena, que provavelmente significa "Maria de Magdala", uma cidade na margem ocidental do Lago de Tiberíades, é descrita no Novo Testamento como seguidora de Jesus tanto no cânon quanto nos apócrifos. Nada se sabe sobre ela fora das Escrituras. Seu dia de festa é 22 de julho.





Arqueólogos descobrem uma sinagoga de 2.000 anos no 'local de nascimento de Maria Madalena' e dizem que ela pode ter frequentado o templo sagrado que ficava na antiga cidade judaica de Magdala em Israel   Daily Mail - 15 de dezembro de 2021




Maria Madalena no Cânon

Para parte de sua história, católicos e protestantes concordam: ela é mencionada em Lucas 8:3 como uma das mulheres que "ministraram a Cristo de seus bens".  Seu motivo, segundo o autor de Lucas, era a gratidão pelos livramentos que ele havia feito por eles: Lucas conta que de Maria foram expulsos sete demônios, em um exorcismo. Essas mulheres o acompanharam também em sua última viagem a Jerusalém (Mateus 27:55; Marcos 15:41; Lucas 23:55). Eles foram testemunhas da crucificação.

Lá Maria permaneceu até que tudo acabou, e o corpo foi retirado e colocado em um túmulo preparado para José de Arimatéia. Novamente, na madrugada do primeiro dia da semana, ela, com Salomé e Maria, mãe de Tiago (Mt 28:1; Mc 16:2); Pedro 12), foram ao sepulcro, trazendo consigo especiarias aromáticas, para ungir o corpo de Jesus. Eles encontraram o sepulcro vazio, mas tiveram a "visão dos anjos" (Mt 28:5). Como a primeira testemunha da Ressurreição, Maria Madalena apressou-se a contar a Pedro e outro - desconhecido - apóstolo (João 20:1, 2), (ganhando-lhe o epíteto "apóstola dos apóstolos") e novamente imediatamente retornou ao sepulcro.

Lá ela permaneceu pensativa, chorando na porta da tumba. O Senhor ressuscitado apareceu para ela, mas a princípio ela não o conhecia. Sua pronúncia de seu nome "Maria" a trouxe de volta à consciência, e ela proferiu o grito alegre e reverente, "Rabboni". Ela queria se agarrar a ele, mas ele a proibiu: "17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai; mas vai ter com meus irmãos e dize-lhes: "Sou subindo para meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus."'"

Esta é a última entrada no Novo Testamento canônico sobre Maria de Magdala, que agora retornou a Jerusalém.




O Evangelho de Maria

Atestação adicional de Maria de Magdala e seu papel entre alguns cristãos primitivos é fornecida pelo Evangelho apócrifo de Maria Madalena. que sobrevive em dois fragmentos gregos do século III e uma tradução mais longa do século V para o copta. Significativamente, no Evangelho o testemunho de uma mulher primeiro precisava ser defendido. Todos esses manuscritos foram descobertos e publicados pela primeira vez entre 1938 e 1983, mas já no século III há referências patrísticas ao Evangelho de Maria. Esses escritos revelam o grau em que o evangelho foi desprezado e rejeitado pelos pais da igreja primitiva.  No texto fragmentário, os discípulos fazem perguntas ao Salvador ressuscitado (uma designação que data o original não antes do século II) e são respondidas.

Então eles se afligem, dizendo: "Como iremos aos gentios e pregaremos o Evangelho do Reino do Filho do Homem? Se nem ele foi poupado, como seremos nós?" E Maria Madalena pede-lhes coragem: "Vamos antes louvar a sua grandeza, porque ele nos preparou e nos fez homens." Ela então entrega - a pedido de Pedro - uma visão do Salvador que ela teve, e relata seu discurso com ele, que mostra influências gnósticas.

Sua visão não encontra aprovação universal:

    “Mas André respondeu e disse aos irmãos: 'Diga o que você pensa sobre o que ela disse.

    "Pedro também se opôs a ela em relação a esses assuntos e perguntou-lhes sobre o Salvador. "Ele então falou secretamente com uma mulher, de preferência a nós, e não abertamente? Devemos voltar e todos ouvi-la? Ele a preferiu a nós?"

Karen King observou: "O confronto de Maria com Pedro, um cenário também encontrado em O Evangelho de Tomé, Pistis Sophia e O Evangelho dos Egípcios, reflete algumas das tensões no cristianismo do século II. Pedro e André representam posições ortodoxas que negam a validade da revelação esotérica e rejeitam a autoridade das mulheres para ensinar”.




Expansão da Tradição Maria Madalena

A tradição já no século 3 identificou como Maria Madalena a mulher que era uma pecadora em Lucas 7:36-50: "

    37 E eis que uma mulher da cidade, que era pecadora, sabendo que Jesus estava sentado à mesa na casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com ungüento,

    38 E pôs-se a seus pés atrás dele chorando, e começou a lavar seus pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça, e beijou seus pés, e os ungiu com ungüento”.

Embora não haja nenhuma conexão feita no Novo Testamento, nem seja dado um nome à mulher na casa do fariseu, a ideia de que Maria era "a mulher que era pecadora", ou que ela era impura, foi desenvolvida pela Patrística escritores dos séculos III e IV. Esta ideia é rejeitada pela maioria dos protestantes. Os católicos, por outro lado, consideram que esta pessoa é não apenas a pecadora de Lucas 7:36-50, mas também Maria de Betânia, irmã de Marta e do ressuscitado Lázaro (Lucas 10:38-42 e João 1: 10); embora a Igreja Católica Romana tenha se retirado dessa ligação no Concílio Vaticano II (1969), ela sobrevive fortemente no catolicismo popular.

Para alguns cristãos, a ideia desenvolvida pelos padres da Igreja, de que Maria também é a mulher que Jesus resgatou do apedrejamento até a morte (conforme relatado no Pericope Adulterae) ainda é verdadeira. No entanto, aqueles estudiosos críticos que estão tirando conclusões apenas dos textos canônicos acreditam que a mulher que Jesus resgatou e Maria eram duas pessoas separadas. Tradições teológicas conservadoras do início do século XIX, vividamente realizadas no filme de Mel Gibson A Paixão de Cristo, retratam a prostituta e Maria como a mesma pessoa, e a adaptação cinematográfica anterior de Martin Scorsese do romance de Nikos Kazantzakis, A Última Tentação de Cristo, seguiu uma tradição semelhante .




Veneração de Maria Madalena

Como santa católica romana, as relíquias de Maria Madalena eram veneradas em Saint Maximin la Sainte Baume, Provence, e atraíam tal multidão de peregrinos que a grande Basílica foi erguida ali a partir de meados do século XIII, uma das melhores igrejas góticas do sul da França . Embora seus ossos tenham sido espalhados na Revolução Francesa, diz-se que sua cabeça permanece em seu santuário em uma caverna em La Sainte-Baume, perto de Marselha, embora outra tradição medieval afirme que ela morreu em Éfeso e foi enterrada em Constantinopla.

A Madalena tornou-se um símbolo de arrependimento pelas vaidades do mundo, e Maria Madalena era a patrona do Magdalene College, Cambridge (pronuncia-se "maudlin", como em penitentes chorosos). Infelizmente, seu nome também foi usado para os infames Magdalen Asylums na Irlanda, onde mulheres supostamente caídas eram tratadas como escravas.




Esposa de Jesus?

Alguns escritores modernos, notadamente os autores de 1982 Holy Blood, Holy Grail (2003) e Dan Brown no romanceO Código Da Vinci (2003), afirmam que:

Maria Madalena era de fato a esposa de Jesus, e esse fato foi omitido pelos revisionistas cristãos paulinos e editores dos Evangelhos.

Esses escritores citam escritos não-canônicos e gnósticos em porções seletivas para apoiar seu argumento. Enquanto fontes como o Evangelho de Filipe descrevem Maria Madalena como sendo mais próxima de Jesus do que qualquer outro discípulo, não há nenhum documento antigo que afirme que ela era sua esposa. Pensa-se que o significado aqui é que Maria Madalena sabia do que Jesus estava falando. Ela o entendeu, enquanto os discípulos não.

Um argumento para apoiar essa especulação é que o celibato era muito raro para os homens judeus do tempo de Jesus, sendo geralmente considerado uma transgressão da primeira mitsvá (mandamento divino) - "Seja frutífero e multiplique". Seria impensável para um judeu adulto e solteiro viajar ensinando como rabino, como Jesus certamente fez.

Um contra-argumento para isso é que o judaísmo do tempo de Jesus era muito diversificado e o papel do rabino ainda não estava bem definido. Professores celibatários como João Batista eram conhecidos nas comunidades dos essênios, e Paulo de Tarso era um exemplo de professor itinerante solteiro entre os cristãos, numa época em que a maioria dos cristãos ainda eram judeus praticantes. Na verdade, não foi até depois da destruição romana do Segundo Templo em 70 dC que o judaísmo rabínico se tornou dominante e o papel do rabino se tornou uniforme nas comunidades judaicas.

Maria Madalena aparece com mais frequência do que outras mulheres nos Evangelhos canônicos e é mostrada como uma seguidora próxima de Jesus. A presença de Maria na crucificação e no túmulo de Jesus, embora dificilmente conclusiva, é pelo menos consonante com o papel de esposa e viúva de luto, embora, se fosse esse o caso, se esperasse que Jesus tomasse providências para o cuidado dela, bem como para sua mãe Maria. . Dada a falta de documentação contemporânea, esse cenário não pode ser comprovado e, embora alguns considerem a ideia desejável de se acreditar, a maioria dos estudiosos não a leva a sério.




Casamento metafísico

Outro raciocínio diria que Cristo já era casado com a Igreja - uma imagem que foi desenvolvida primeiro por Paulo no que se tornou o Novo Testamento e depois expandida pelos pais da Igreja. Alguns escritores, seguindo uma antiga tradição de que Jesus é em um sentido místico o segundo Adão (novamente começando com Paulo e continuando com Irineu e outros), incorporam esse sentido com paralelos literais: como o primeiro Adão, sua noiva foi tirada de seu lado quando ele havia adormecido (morreu na cruz). Na exegese anagógica cristã medieval, o sangue e a água que saíram de seu lado quando ele foi traspassado representavam o nascimento da Igreja com sua analogia na água do batismo e no vinho da nova aliança. Assim, pode-se dizer que Cristo já tem uma esposa na Igreja;

O Livro de Urântia (1955) sustenta que Jesus não foi casado com Maria ou qualquer outra mulher. De acordo com seu relato, ele recusou uma oferta de casamento aos dezoito anos porque se dedicava aos "negócios de seu pai" ("Se eu sou um filho do destino, não devo assumir obrigações de duração vitalícia até o momento em que meu destino seja manifestado"), mas ganhou experiência parental tornando-se o único apoiador e figura paterna de seus irmãos depois que Joseph morreu. Maria Madalena




Algumas pessoas ligam Maria ao Santo Graal e aos Cavaleiros Templários. Livros seculares com nomes como Holy Blood, Holy Grail e The Woman With the Alabaster Jar expandem as tradições de que ela cometeu pecados sexuais. Eles afirmam que Jesus se casou com ela e teve um ou mais filhos. Esses livros são baseados em ficção, não em fatos. abaixo são citadas informações desse texto.

Na tradição cristã popular, Maria Madalena é uma prostituta que encontra redenção ao se tornar aprendiz de Jesus. E ela aparece mais notavelmente no Quarto Evangelho, onde ela é a primeira pessoa a contemplar Jesus após a Ressurreição. Em consequência, ela é exaltada como santa, especialmente na França - onde, segundo lendas medievais, ela teria trazido o Santo Graal.

A Madalena não é, em nenhum ponto dos Evangelhos, considerada uma prostituta. Quando ela é mencionada pela primeira vez no Evangelho de Lucas, ela é descrita como uma mulher "da qual saíram sete demônios". Supõe-se geralmente que esta frase se refere a uma espécie de exorcismo por parte de Jesus, implicando que Madalena estava possuída. Mas a frase também pode se referir a algum tipo de conversão e/ou iniciação ritual.

O culto de Ishtar ou Astarte - a Deusa Mãe e 'Rainha do Céu' - envolveu, por exemplo, uma iniciação em sete estágios [os sete véus]. Antes de sua afiliação com Jesus, a Madalena pode muito bem ter sido associada a tal culto. Migdal, ou Magdala, era a 'Vila das Pombas', e há algumas evidências de que as pombas de sacrifício foram de fato criadas lá. E a pomba era o símbolo sagrado de Astarte. - Baigent, Leigh & Lincoln, O Sangue Sagrado e o Santo Graal

Em algumas versões da história, Madalena é vista como a mãe da dinastia merovíngia. Maria Madalena foi a pecadora redimida que foi a primeira a ver Cristo após sua Ressurreição. Através de sua redenção do pecado e seu conhecimento único do Cristo Ressuscitado, ela foi considerada pelos iniciados ocultistas da Idade Média como um meio de revelação secreta. Esses iniciados escolheram o planeta Vênus como seu símbolo no cosmos.
- Henry Lincoln, O Lugar Santo

Há muito tempo seu nome era Ísis, Rainha das fontes benevolentes, Vinde a mim todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados, e eu darei o resto a vocês. Outros a conheciam como Madalena com o célebre vaso cheio de bálsamo curativo. Os iniciados sabem que ela é Notre Dame Des Cross.
Le Serpent Rouge

Maria Madalena tinha seu sobrenome de Magdala, um castelo, e nasceu de linhagem nobre e pais, que eram descendentes da linhagem dos reis. E seu pai se chamava Ciro, e sua mãe Eucaris. Ela com seu irmão Lázaro e sua irmã Marta possuíam o castelo de Magdalo, que fica a duas milhas de Nazaré, e Betânia, o castelo que fica perto de Jerusalém, e também grande parte de Jerusalém, de onde, todas essas coisas, eles partiram entre eles.
Legenda Aurea (publicado em Gênova em 1275)

Ela também era alta sacerdotisa do Templo de Ishtar em Magdala, e como tal ela teria sido a guardiã das pombas. Ela está ligada aos benjamitas, a tribo que foi condenada ao ostracismo porque eram da linha de Caim. Assim também foi Hiram Abiff, arquiteto do Templo de Salomão.
- David Wood, Gênesis

A ideia de que Maria [a mãe de Jesus] tinha sido uma adúltera nunca desapareceu completamente na mitologia cristã. Em vez disso, o caráter de Maria foi dividido em dois: Maria, mãe de Jesus, que se acredita ser virgem, e Maria Madalena, que se acredita ser uma mulher de má reputação.

A ideia de que o personagem de Maria Madalena também é derivado de Miriam, a mãe mítica de Yeishu, é corroborada pelo fato de que o estranho nome 'Magdalene' claramente se assemelha ao termo aramaico 'mgadla nshaya' que significa 'cabeleireira feminina'. Porque os cristãos não sabiam o que o nome 'Magdalene' significava, eles mais tarde conjecturaram que isso significava que ela tinha vindo de um lugar chamado Magdala, a oeste do lago Kinneret. A ideia das duas Marias encaixava-se bem no pensamento pagão. A imagem de Jesus sendo seguido pelas duas Marias lembra fortemente Dioniso sendo seguido por Deméter e Perséfone.

- Hayyim ben Yehoshua, O Mito do Jesus Histórico