quarta-feira, 5 de outubro de 2022

De onde veio o Credo Niceno?

 

De onde veio o Credo Niceno?

christian-bíblia-luz O Credo Niceno original foi criado no Primeiro Concílio Ecumênico em Nicéia em 325 dC O concílio foi convocado pelo imperador Constantino para definir os princípios básicos do cristianismo. Na época do concílio, havia uma variedade de cristianismos diferentes, incluindo o gnosticismo e o que viria a ser chamado de cristianismo ortodoxo, a igreja da qual todas as outras denominações cristãs modernas se formariam. Uma declaração básica de fé era necessária para definir o que tornava uma pessoa cristã e o que a tornava herética. 

O Credo Niceno original de 325 dC era muito mais curto do que o usado nas igrejas hoje. O credo precisava ser expandido com o passar do tempo e novos desafios e questões teológicas surgiram tanto de fora quanto de dentro da Igreja. O credo original dizia: “Creio em um Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador das coisas visíveis e invisíveis, e em um Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado do Pai, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, sendo de uma substância com o Pai; por quem todas as coisas foram feitas, que para nós homens e para nossa salvação desceu e se encarnou e se fez homem; Ele sofreu, e no terceiro dia Ele ressuscitou, subiu ao céu; dali virá para julgar os vivos e os mortos. E no Espírito Santo.”

A versão original de 325 d.C. foi grandemente expandida no Segundo Concílio Ecumênico, também chamado de Primeiro Concílio de Constantinopla, em 381 d.C. Esta segunda versão é quase idêntica à que ainda é usada hoje.  Apesar de sua forma mais curta, o Credo Niceno original é uma excelente representação das influências no cristianismo primitivo. Cada linha do credo original e moderno aborda uma questão específica, debate ou influência no cristianismo que deixou uma marca clara na religião.

“Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis”.

As linhas de abertura do Credo Niceno são um golpe direto contra a cultura predominantemente politeísta da época. Cristãos e judeus eram os únicos povos monoteístas do planeta. Como tal, a primeira coisa que o credo declara é que há apenas um Deus. No quarto século, isso por si só teria diferenciado os cristãos de quase qualquer outra pessoa no mundo.

A menção de opostos, céu e terra, é uma referência ao estilo platônico de pensamento que era muito popular entre muitos cristãos primitivos. Embora os cristãos não tenham acreditado inteiramente nas ideias de Platão, a teoria dos opostos abriu caminho no cristianismo. Céu e terra, pecado e graça, salvação e condenação – a jovem religião já tinha muitos pares de opostos. 

“Visível e invisível” é um tiro direto contra os cristãos gnósticos que se tornariam o primeiro grupo a ser oficialmente declarado herege. Vários gnósticos reconheceram muitos poderes que emanavam de uma Divindade. Ao declarar que somente Deus fez todas as coisas, o Credo de Nicéia fechou a porta para reconciliar cristãos ortodoxos e gnósticos.

“Creio em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os tempos. Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial ao Pai; por meio dele foram feitas todas as coisas”. A próxima seção do Credo de Nicéia define efetivamente o cristianismo dizendo o que ele não é. A crença na divindade de Cristo separa os cristãos dos judeus de uma vez por todas. Eles não são mais uma estranha seita da Judéia, mas uma religião por direito próprio. Da mesma forma, a declaração de que Cristo foi “gerado, não feito” e “consubstancial ao Pai” foi dirigida diretamente a Ário, um dos primeiros pensadores cristãos. Ário sustentava que Jesus não era igual a Deus, mas vinha de Deus. Eles não eram seres separados, mas o Pai era superior ao Filho. Isso foi mais tarde exagerado para afirmar que Ário não achava que Cristo fosse divino. Essas linhas também excluem aqueles cristãos que não acreditavam que Cristo era totalmente humano e totalmente divino.

“Por nós homens e para nossa salvação, Ele desceu do céu, e pelo Espírito Santo se encarnou da Virgem Maria, e se fez homem.”

Estas linhas são a primeira vez que a soteriologia cristã é definida oficialmente. Embora a crença básica de que Cristo veio para salvar a humanidade seja uma suposição no cristianismo hoje, havia muitos cristãos primitivos que debateram como exatamente Cristo salvou a humanidade. Foi através dos ensinamentos que Ele deixou para trás, como afirmavam os gnósticos? Foi através de Sua simples presença? Ele salvou aqueles que O adoravam com os rituais corretos? Muitos cristãos tinham uma opinião, mas ninguém sabia dizer o que era correto. Não havia nem mesmo uma Bíblia para basear a crença ainda. O cânon bíblico não seria finalizado por mais um século.

Essas linhas também contêm outra referência ao pensamento platônico: a imperfeição deste mundo. Embora essa ideia também apareça nas Escrituras, muitos cristãos primitivos, especialmente romanos ou gregos convertidos, estariam mais familiarizados com Platão do que João ou Mateus. A ideia de um mundo imperfeito do qual as pessoas precisam ser salvas também reforça a doutrina do pecado original. A humanidade precisa ser salva independentemente de onde, quando ou como vive. 

“Por nossa causa foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Ele subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. E Ele virá novamente em glória para julgar os vivos e os mortos e o seu reino não terá fim”.

Mais uma vez, o credo ataca o pensamento gnóstico. De acordo com alguns gnósticos, Cristo não era realmente o próprio Deus. Ele era uma criatura de Deus ou um homem perfeito que foi adotado por Deus, mas Ele não era um com Deus. Outros gnósticos sustentavam que Cristo era um com Deus, mas Ele não morreu na cruz. A crucificação foi uma ilusão. Isso ocorreu em parte porque os gnósticos acreditavam que o martírio era pecaminoso, pois nenhum Deus misericordioso ou bom celebraria a morte de Seus fiéis. Como tal, a crucificação não poderia ser lida como uma história de martírio. As mesmas linhas, é claro, reforçam a separação para o judaísmo.

Esta seção do credo veio depois de Nicéia. Ele ataca os gnósticos, mas, ironicamente, reafirma os laços do cristianismo com um grupo que a religião moderna insulta: os fariseus. Os fariseus eram na verdade o grupo judaico que estava mais próximo do que Cristo ensinou. Havia muitos temas saduceus em Seus ensinamentos, mas a maioria teria assumido que Ele era um fariseu, pois os saduceus não acreditavam em vida após a morte ou na ressurreição dos mortos. Os fariseus acreditavam profundamente em ambos. 

O Credo Niceno também deixa claro que o Antigo Testamento é essencial para a vida cristã. As Escrituras que falavam do Messias eram em grande parte as do Antigo Testamento. Sem a linha “de acordo com as Escrituras”, é possível que a Bíblia moderna fosse muito, muito mais curta.

“Creio no Espírito Santo, o Senhor, o doador da vida, que procede do Pai (e do Filho)”

Esta seção do credo é parcialmente responsável pelo primeiro cisma no cristianismo, o das igrejas ortodoxa e católica. Também desempenharia um papel na reforma protestante mais tarde.

A Igreja Ortodoxa não inclui a frase “e o Filho”, mas a Igreja Católica a adicionou no século IX. Os cristãos ortodoxos afirmam que os católicos tecnicamente precisam de dois Espíritos Santo, um do Pai e outro do Filho. Eles também sustentam que modificar o credo está indo contra o Espírito Santo, pois o Espírito Santo trabalhou para guiar as pessoas ao fraseado correto do credo. Calvino mais tarde argumentaria este ponto.

A referência oficial à Trindade também remonta a Orígenes, escritor cristão primitivo. Orígenes foi central para o desenvolvimento da visão cristã da Trindade e da maneira como todos os três são Deus, mas ainda permanecem separados. 

“O qual com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica”.

Católico, neste caso, não se refere à Igreja Católica Romana, mas à Igreja universal de todos os fiéis. Ele afirma que todos os cristãos vêm a Cristo e que a Igreja não será permanentemente dividida por cismas terrestres. Até agora, isso tem sido amplamente verdade. As denominações brigam, mas a maioria das pessoas reconhece que protestantes, ortodoxos, católicos e cristãos não denominacionais ainda são cristãos. Enquanto isso for verdade, a Igreja permanecerá unida. Dado os tempos turbulentos e quantos desafios havia à doutrina cristã nos primeiros dias do credo, esta foi uma declaração ambiciosa.

O credo aqui também reivindica descendência dos Apóstolos e, mais uma vez, derruba o pensamento gnóstico. Os gnósticos não se apegavam a uma única igreja, mas a várias e muitas interpretações diferentes. Esta linha, no entanto, afirma que o cristianismo tem uma única igreja e doutrina. Não é determinado por cada pessoa individualmente.

“Confesso um só batismo para remissão dos pecados”

O credo foi modificado depois de Nicéia para deixar claro que a teologia de Marcião era herética. Marcião afirmou que havia dois deuses descritos na Bíblia, o Deus do Antigo Testamento e o Deus do Novo Testamento. O Deus do Antigo Testamento era inferior ao do Novo Testamento e foi o criador do mundo terrestre imperfeito. O Deus do Novo Testamento criou o céu perfeito. Como tal, Marcião afirmou que não havia pecado original. Isso negava a necessidade do Batismo. Marcião foi muito influente em seu tempo e vinha trabalhando no desenvolvimento de uma Bíblia que incluía apenas os livros e versículos que sustentavam suas ideias. Ele acabou sendo declarado herege, mas sua influência deixou claro para a Igreja Ortodoxa que um cânone bíblico oficial estava rapidamente se tornando uma necessidade.

“E eu espero a ressurreição dos mortos a vida do mundo vindouro.”

Esta linha final pode ser parcialmente responsável pela inclusão do Evangelho de João na Bíblia canônica. João é um livro muito gnóstico, mas seu Evangelho também é o que tem a descrição mais detalhada da vida após a morte. Esta linha faz referência à sua visão da vida após a morte e permitiu que o Evangelho caísse diretamente na categoria ortodoxa.

Por quantas vezes o Credo Niceno é recitado, poucos cristãos estão cientes da rica história que criou o credo. Muitas das maiores influências no cristianismo são referenciadas, e a história da religião é apresentada nessas poucas linhas. Apesar do que Constantino esperava, o credo não impediria o cristianismo de eventualmente se fragmentar em várias seitas diferentes que agora são chamadas de denominações. O credo, no entanto, permitiria que o cristianismo crescesse e se solidificasse não como um grupo disperso e frouxamente conectado de igrejas domésticas, mas uma religião poderosa com uma base de crentes que sabiam o que significava quando alguém declarava: “Sou cristão”.