LAURA: A FADA DA LAVANDA
A lavanda foi muito usada pelos gregos e romanos em óleos e sais de banho com valores terapêuticos. Era usada também como anti-bacteriano que ajudava na cicatrização de cortes e queimaduras.
Ela é mencionada na Bíblia como nardo (planta que se extrai um óleo perfumado) e é utilizado como meio de afastar o mal durante milhares de anos Durante a peste, as pessoas a usavam para proteger-se de contrair doenças. As "lavandas" eram lavadeiras na época medieval que lavavam a roupa com água de lavanda e roupas de cama eram perfumadas com ela.Durante a Idade Média foi considerada uma flor do amor, por causa de seu perfume e por suas propriedades de anti-repelente de insetos. Porções de lavanda era dada aos recém-casados para trazer boa sorte e pétalas secas da flor eram polvilhadas sobre o leito nupcial.
Dizia-se ainda, que ao carregar ou inalar lavanda permitia que se visse almas do outro mundo (fantasmas). É ainda, considerada como protetora do "olho grande" ou "olho gordo".
A fada Laura é considerada a lavadeira de sua comunidade, já que é quem recolhe, lava e perfuma as roupas de suas companheiras. Ela pertence ao grupo de fadas de flores de jardim e é descrita como uma menina de rosto doce, magra, vestida com um traje curto da cor malva como a lavanda e uma saia feita de flores dessa planta. Seu sorriso é de otimismo e afeto. Ela gosta que cantem ou recitem o poema:
"Ding, don, lavanda azul,
diz a canção.
Sobre suas flores, ding, dang,
as borboletas voaram
(elas a adoram
e também as abelhas).
A lavanda, alegre, se agita,
balançada pela brisa.
Azul de lavanda, ding, dang,
e verde de lavanda.
Os vestidos lava e perfuma, ding, dong,
e deixa bem limpos
os lençóis e os lenços."
TRAVESSEIRO DA FADA DA LAVANDA
Lavanda limpa bloqueios emocionais, ajuda você a pensar mais claramente e adormecer. Atua como um relaxante no sistema nervoso central, diminuindo o estresse, ansiedade e insônia.
"A lenda diz que a Fada da Lavanda com sua magia, harmoniza, protege e purifica."
Material necessário
1 travesseiro com fronha;
1 sachê;
1 xícara de Lavandas secas;
Fio.
Como montar
Colocar a erva de preferência dentro do sachê e fechar, utilizando um pedaço de fio. Depois, colocar a fronha no travesseiro e inserir o sachê no espaço entre a fronha e o travesseiro, encostado em um dos cantos da fronha. Na hora de dormir, deve-se colocar a cabeça no centro do travesseiro e virar o nariz para o lado do sachê, preferencialmente.
Modo de Uso: Você pode colocá-lo sob ou em seu travesseiro, em aulas de Yoga e em meditação.
Feche os olhos e relaxe inalando sua fragrância de cura, você descobrirá uma variedade de novas sensações.
ROSANE VOLPATTO