quarta-feira, 25 de julho de 2018

São Miguel Arcanjo na Umbanda - Esoterismo

São Miguel Arcanjo o divino portador da balança de nossas almas é um arquétipo de Justiça na Lei de Umbanda.
Invocamos São Miguel através de pontos cantados e riscados, isso será assunto de outra postagem posterior. É sempre benéfico que para fechar um dos quatro cantos do terreiro tenhamos invocado a presença divina de São Miguel na Umbanda.
Hoje nos limitemos à sua função esotérica e simbolismo tão importante na Umbanda...
O guardião de nossos templos está munido da espada em sua mão direita apontada para o céu. A espada é um instrumento de vitória da Vontade interior em nós que ocorre quando nos armamos da força de nosso poder ativo (Mão direita) e direcionamos para os elevados ideais (simbolizado pelo céu).
A espada de Deus aponta o caminho que devemos percorrer, também nos remete à lembrança do poder da Justiça divina, que, como um trovão (espada elétrica vinda dos céus) cai sobre nós.
Em suas asas brancas percebemos a pureza e leveza necessárias na elevação de nossa mente para que como anjos retornemos à nossa natureza pura primária.
Na mão esquerda, lado do coração, pesa a balança do julgamento divino. Não existe melhor juiz que a nossa própria consciência - Alma, representada pelo nosso coração.
Colocar o coração na balança é uma alegoria simbólica desde o Egito Antigo, retratada no julgamento dos mortos (O julgamento de Osíris), onde o desencarnado é levado para colocar seu coração em um lado da balança  e do outro lado é colocada a Pena de MAAT - A Verdade. Se o coração (Alma - Consciência) for puro, e por consequência mais leve que a pena da Verdade, o morto ou iniciado, passará a planos mais elevados, entretanto, se for pesada sua consciência o coração cairá da balança e será devorado por um animal, para reencarnar de novo com um novo propósito.
De igual forma São Miguel Arcanjo nos olha para relembrar a guerra que ocorre no âmago humano. Ensina a dominar os anjos caídos, rebeldes pela desobediência divina (instintos inferiores, raivas, ira, luxúria, ganância, mentira, ignorância... que existem em nós há muitas encarnações). Instrui-nos a paciência, força, sabedoria e beleza em seu rosto angelical ao mesmo tempo que pretende firmemente lutar com sua espada do poder cósmico (As virtudes intrínsecas de nossa Alma) para assim transpormos o julgamento de nossa alma.
Miguel / Mikael em hebraico significa "Aquele que é como Deus", ou "O que é como Deus".
É uma alegoria da harmonia que deve servir de base sólida para a nossa evolução - ascensão espiritual.
A Balança por onde todos passamos e passaremos várias vezes, até retornar.
Todos os seres humanos e entidades de Umbanda também passaram por essa balança.
Que tenhamos todos uma preocupação com nosso momento, e respeitemos o momento do outro. Assim também se faz harmonia no universo.
Tenhamos a Consciência pura, a Alma plena e a verdade em nós.
Salve São Miguel Arcanjo, Salve Umbanda!

Obs: Algumas imagens a trazem atualmente de forma descendente, voltada para a terra, como sinal da Justiça que desce à terra, outras trazem a lança, que tem igual valor simbólico nesse caso.