sexta-feira, 27 de julho de 2018

Ronaldo Antonio Linares

Ronaldo Linares é filho de fé do famoso Babalaô  Joãozinho da Goméia, a quem conheceu muito jovem quando dava seus primeiros passo no candomblé, nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Babalaô da Roça de Candomblé Oba- Ilê (digina do autor).

Radialista especializado em programas de divulgação de Umbanda e do Candomblé na Rádio Cacique de Dão Caetano do Sul, participando dos seguintes programas: “Yemanja dentro da noite”, “Ronaldo fala de umbanda” e, por quase dezoitos anos consecutivos, “Umbanda em Marcha”, além do programa diário “Momento de Prece”.

Foi o primeiro a mencionar a figura de Zélio de Moraes em jornais de grande circulação em São Paulo como o Diário do Grande ABC e o antigo Notícias Populares. É colunista do Jornal A Gazeta do Grande ABC.

Na televisão, participou durante quase quatro anos do programa “Xênia e você” na TV Bandeirantes. Participou como produtor e apresentador durante seis meses do programa “Domingos Barroso no Folclore, na Umbanda e no Candomblé”, programa dominical com duas horas de duração, na TV Gazeta.

Porta Voz Oficial do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo (SOUESP), titulo que lhe foi concedido pelo general Nelson Braga Moreira.

Diretor-presidente da Federação Umbandista do Grande ABC desde novembro de 1974.
Criador do Primeiro Santuário de Umbanda do Brasil, o Santuário Nacional da Umbanda no Parque do Pedroso em Santo André, São Paulo com 640 mil m².

Membro permanente da diretoria do SOUESP desde 1970.

Cavaleiro de Ogum, horária que lhe foi concedida pelo Circulo Umbandista do Brasil.

Em 15 de novembro de 2005, foi agraciado com a medalha Zélio de Moraes pelo Instituto Cultural de Apoio às Religiões Afro.

Ronaldo Antonio Linares considera a maior honraria de sua vida ter conhecido em vida e privado da amizade do senhor Zélio Fernandino de Moraes, Pai da Umbanda, Considerando-se Filho espiritual de sua Filha Zilméia Moraes da Cunha.