quarta-feira, 18 de julho de 2018

Laroyê, Pombagira Mirim! Pombagira Mirim Modjubá!

Laroyê, Pombagira Mirim! Pombagira Mirim Modjubá!
NOMES SIMBÓLICOS: Pombagira Mirim Rosinha (Irradiação de Mãe Oxum); Pombagira Mirim Mariazinha (Irradiação que pode ser de Mãe Logunan ou de Mãe Oxum); Rosinha do Mangue (Irradiação de Mãe Nanã); Pombagira Mirim do Cruzeiro (Irradiação de Pai Obaluayê); Pombagira Mirim da Estrada (Irradiação de Pai Ogum); etc.
SAUDAÇÃO: A saudação ao Orixá e às Entidades Pombagiras Mirins é: ―“Laroyê, Pombagira Mirim! Pombagira Mirim é Modjubá! (Pronunciar a saudação e bater paô: a palma da mão direita bate no centro da palma esquerda. Repetir tudo mais duas vezes, num total de três― porque o três é utilizado sempre que se pede a Manifestação do Sagrado.)
DIA DA SEMANA: Não há um dia específico. Muitos dedicam a terça-feira, que é regida por Marte e associada aos Orixás da Lei (Ogum e Iansã). A designação de um dia específico, em cada Terreiro, também pode estar relacionada ao Orixá que rege mais diretamente o trabalho da Entidade que comanda esta Linha na Casa.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Recolhem e anulam as intenções maldosas (magias mentais e projeções mentais negativas, bem como intrigas, difamações injustas etc. praticadas às ocultas por pessoas mal intencionadas contra quem faz o bem); desfazem situações complicadas e bloqueios íntimos profundos; cortam magias negativas, principalmente as realizadas com recursos de “ocultação”; realizam uma potente limpeza e equilíbrio energético em pessoas e ambientes.
PONTO DE FORÇA: No geral, as encruzilhadas em “tê” e os caminhos. No particular, o ponto de força do Orixá que rege seus campos específicos de trabalho.
COR: Vermelha.
ELEMENTOS DE TRABALHO: Ervas; alguidar pequeno com pequenas Pedras de Coralina, Ametista, Pirita, Mica Rosa, Granada, Ágata de Fogo ou Vassoura da Bruxa, por exemplos; búzios; moedas de cobre e/ou douradas; bolinhas de metal; velas e pembas vermelhas; fitas e linhas vermelhas; sementes de olho de boi e olho de cabra.
ERVAS:
1-Preferenciais: Patchuli, malva rosa, rosa vermelha, amora, hibisco, pitanga.
2-Outras: Alcaçuz; arnica; aroeira; arruda; canela; casca de alho e de cebola; comigo-ninguém-pode; dandá da costa; erva-de-bicho; espadas de São Jorge e de Santa Bárbara; eucalipto; folhas de bambu, de café, de goiaba, de laranja, de limão, de manga, de pinheiro; garrinha de Pombagira; gengibre; guiné; losna; manjericão roxo; pára-raio; peregum roxo; picão preto; pimentinhas vermelhas; pinhão roxo; quebra-demanda; raízes; sementes (olho de cabra, olho de boi); tiririca.
SEMENTES: Olho de boi, olho de cabra.
FUMO/DEFUMAÇÃO: Cigarrilha; fumos de ervas específicas enroladas na palha ou queimadas diretamente.
PEDRAS: As Pedras vermelhas e rosas, de preferência pequenas, tais como: Mica Rosa, Granada, Geodos de Ágata de Fogo. Algumas usam Pirita e/ou Vassoura de Bruxa.
BEBIDAS: Sucos de frutas vermelhas ou ácidas adoçado com mel ou com Alcaçuz; champanhe escuro ou sidra com mel; licores bem doces.
FRUTAS: Morango, cereja, maçã, uva escura, romã, acerola, pêssego, maracujá, abacaxi, laranja, limão; as frutas ácidas e as vermelhas em geral.
FLORES: Rosas vermelhas, mini-rosa vermelha, hibisco, brinco de princesa, flores vermelhas pequenas em geral.
INCENSO: Rosa vermelha, dama da noite, canela, jasmim.
OFERENDAS:
1- Toalha ou pano vermelho; velas, fitas e linhas vermelhas; pembas vermelhas; rosas vermelhas; frutas: maçã, morango, uva rosada, caqui; bebidas: champanhe de maçã, de uva, de sidra; licores (Fonte: Rubens Saraceni, “Oferendas Básicas Umbandistas”).
2-Frutas vermelhas e/ou ácidas; ervas; rosas vermelhas; 1cigarrilha; 1 vela vermelha; 1 copo de sidra com mel. ●Preparação: Pedir licença e bênção ao Criador para fazer a oferenda, saudando o Orixá e a Entidade Pombagira Mirim e pedindo a imantação dos elementos para o objetivo desejado. ●Montagem: Cobrir o chão com as ervas e sobre elas dispor as frutas. Cercar com as flores. Derramar a bebida em volta. Firmar a vela na frente da oferenda e acender a cigarrilha, dando três baforadas nos elementos (agradecendo, fazendo o pedido, conforme o propósito da oferenda). Deixar a cigarrilha em pé, à esquerda da vela. Agradecer. ●Recolher tudo quando a vela queimar, agradecer, embrulhar em papel limpo e jogar no lixo.
3- Maçã com mel ●Material: 1 maçã; pétalas de rosas vermelhas; 1 cigarrilha; uma vela vermelha. ●Preparação: Fazer uma oração a Deus, pedindo bênçãos e licença para a oferenda. Saudar Pombagira Mirim e pedir sua proteção e a imantação dos elementos para o objetivo desejado. ●Montagem: Tirar uma tampa da maçã, retirando parte do miolo para fazer um buraco e ali despejar o mel. A pessoa pode colocar o próprio nome dentro da maçã. Rodear a maçã com as pétalas. Firmar a vela na frente da maçã, saudando Pombagira Mirim. Acender a cigarrilha e baforar três vezes na direção da maçã. Pedir proteção e fazer o pedido específico (trabalho, saúde, harmonia na família, harmonia nos relacionamentos). Colocar a cigarrilha em pé, à esquerda da vela. Agradecer. ●Recolher tudo quando as velas queimarem, agradecer, embrulhar em papel limpo e jogar no lixo.
4- Trouxinhas de ervas- Para recolher e anular negatividades, embaraços e atrasos que se repetem na vida da pessoa. ●Material: Um punhado de pétalas de rosas vermelhas, outro de arruda fresca e outro de pedacinhos de canela (as duas últimas podem ser substituídas por outras ervas específicas); 7 paninhos vermelhos redondos; 7 pedaços de fita vermelha de cetim (fininha); 7 velas palito vermelhas; 1 copo de sidra com mel; 1 prato de papelão vermelho. Usar ervas o bastante para fazer 7 montinhos, de modo que cada montinho caiba no paninho vermelho redondo (para fazer as trouxinhas). ●Preparação: Separar o material e fazer uma oração a Deus, pedindo licença para oferendar Pombagira Mirim, saudando-a e pedindo sua proteção e a imantação do material para o objetivo desejado. ●Montagem: Misturar as ervas e colocar cada montinho dentro de um paninho vermelho redondo. Fechar, fazendo uma trouxinha, e amarrar com um pedaço de fita vermelha, dando 3 nozinhos. A cada nó, a pessoa se concentra com Fé e pede, nesta sequência: proteção, limpeza energética, depois o pedido específico. Exemplo: “Peço, em nome de Deus, e de acordo com as minhas necessidades e o meu merecimento, que Pombagira Mirim recolha aqui e anule todas as negatividades que estão me envolvendo no campo… (especificar onde está o embaraço: família, saúde, trabalho, amor etc.), desfazendo e anulando tudo isso na origem e desembaraçando os Sete Sentidos da minha vida. Em nome de Deus, que assim seja, e assim será!” ●Feito isto, colocar as trouxinhas no prato de papelão. Despejar a bebida rodeando o prato. Em torno, acender e firmar as velas. Depois de colocar as velas no chão, saudar Pombagira Mirim, repetindo três vezes e batendo paô: “Salve suas Forças! Laroyê, Pombagira Mirim! Pombagira Mirim Modjubá! Peço sua bênção e agradeço, agradeço, agradeço, em nome de Deus! Axé!”. ●Depois que as velas queimarem, recolher tudo, agradecer, embrulhar em papel limpo e jogar no lixo.
5- Cestinhas de maçã ●Material: 7 maçãs grandes; 1 copo de bebida (champanhe de maçã com mel, ou groselha com o champanhe, ou um dos sucos de fruta já indicados, com mel); canela em pó para polvilhar; 7 velas palito vermelhas; 7 pedaços de fita vermelha de cetim (fininha); um prato de papelão vermelho (ou um tecido vermelho) que dê para colocar as maçãs. ●Preparação: Separar todo o material, pedir a bênção Divina e licença para a oferenda, saudando Pombagira Mirim e pedindo sua proteção e a imantação dos elementos para o objetivo desejado. ●Montagem: Com cuidado, retirar parte da polpa de cada maçã, esculpindo uma alça na parte de cima da fruta e fazendo um buraco na parte inferior, dando o formato de uma cestinha. Despejar um pouco da bebida dentro de cada maçã. Fazer um círculo de maçãs no prato (ou tecido) e polvilhar com a canela. Estender as fitas, como raios, circulando tudo. Firmar as velas em torno da oferenda, saudando Pombagira Mirim e fazendo seus pedidos. Agradecer. ●Quando as velas queimarem, recolher tudo, agradecer, embrulhar num papel limpo e jogar no lixo.
6- Taça de cobre com sumo de uva ● Material: Um cacho de uvas rosadas (são pequenas e escuras); 2 copos de sidra ou de champanhe vermelho; uma taça pequena de cobre; um pouco de mel; um punhado de dandá da costa (erva); 2 velas vermelhas; 1 cigarrilha; 1 prato (ou pano) vermelho pequeno. ●Preparação: Fazer uma oração a Deus, pedindo licença para a oferenda. Saudar Pombagira Mirim, pedindo sua proteção e que imante os elementos com seu Axé e sua Magia, já fazendo mentalmente o pedido específico. ●Montagem: Lavar e colocar as uvas de molho na sidra (ou champanhe) por 3/4 horas, num vasilhame limpo e coberto, firmando na frente 1 vela vermelha para Pombagira Mirim, concentrando-se no pedido. Depois que a vela queimar, espremer as uvas para extrair o sumo, coar e colocar na taça de cobre, misturando com o mel. Reservar as sobras do líquido, para depois derramar em volta da oferenda. Colocar a taça sobre o prato (ou tecido) e circundar com o dandá da costa (erva) e com respingos do sumo de uva que restou. Acender a outra vela e firmá-la na frente da oferenda, fazendo o pedido específico. Acender a cigarrilha, baforar três vezes sobre a oferenda, saudando Pombagira Mirim e batendo paô (nas 3 vezes). Colocar a cigarrilha sobre a taça. Agradecer. ●Quando a vela queimar, recolher tudo, embrulhar em papel limpo e jogar no lixo. A taça pode ser lavada e reaproveitada.
Cozinha ritualística:
1-Padê de licor de cereja― 250 g de farinha de mandioca fina e crua; cerca de dois copos de licor de cereja; pétalas de rosas vermelhas e pedacinhos de canela para enfeitar. Despejar o licor num alguidar pequeno e molhar toda a parte interna do vasilhame. Despejar a farinha, aos poucos e ir misturando, para que fique uma pasta húmida e uniforme. Enfeitar com as pétalas e a canela.
2-Padê de champanhe de maçã- 250 g de farinha de mandioca fina e crua; dois copos de sidra; um pouco de mel; 7 morangos e pétalas de rosas vermelhas para enfeitar. Despejar a bebida num alguidar pequeno, colocar a farinha e misturar. Regar com mel e enfeitar com os morangos cortados ao meio e as pétalas.
3- Padê de mel― Um punhado de farinha de mandioca fina e um copo de mel. Despejar o mel num alguidar pequeno e ir misturando com a farinha. Pedir a harmonização de situações de conflito. Pode-se enfeitar com pétalas de rosas vermelhas e/ou pedaços de canela.
4- Padê com farinha de milho amarela― Um punhado de farinha de milho amarela e outro de açúcar cristal (ou mascavo); 1 copo de champanhe vermelho com mel. Misturar a farinha e o açúcar, pedindo uma orientação e auxílio para questões urgentes. Regar com a bebida (despejar com a mão, delicadamente).
●Observação: Os padês servem como oferenda. Colocar o padê (ou quantos a pessoa fizer) no alguidar (ou alguidares), firmando 1 vela vermelha (palito, ou então de 7 dias) na frente. Pode-se acrescentar 1 copo de sidra com mel e 1 cigarrilha. Durante a manipulação da farinha com a bebida, a pessoa vai fazendo uma oração e o seu agradecimento (oferenda de agradecimento), ou então o pedido específico (oferenda para obter ajuda).