Teste de Rorschach: interpretação das imagens
Talvez o nome dessa peculiar prova seja familiar para você, ou talvez você tenha ouvido falar do "teste do borrão de tinta" ou até mesmo "teste das manchas". O teste de Rorschach é uma técnica projetiva que tem como objetivo principal investigar e conhecer todos os cantos da nossa mente, desde ideias e tendências mais evidentes até nossos medos e inseguranças mais profundos. Este teste de personalidade tem base na análise das interpretações que cada pessoa faz de diferentes manchas de tinta.
Apesar deste tipo de técnicas terem sido duramente criticadas pela sua fiabilidade duvidosa, continuam sendo muito utilizadas pela comunidade de psicoanalistas. Você quer saber mais sobre o teste de Rorschach e a interpretação das imagens? Então não hesite em continuar lendo esse artigo de Psicologia-Online.
Teste de personalidade Rorschach
Esta ferramenta foi desenhada com o propósito de iluminar um pouco aos segredos ocultos da nossa identidade, características e traumas de infâncias que talvez não tínhamos acessado antes. Supostamente, graças a este tipo de testes psicológicos, podemos acessar partes da nossa mente mais difíceis de analisar à primeira vista. Para aplicar o teste de Rorschach, basta mostrar as pranchas com imagens e deixar que o sujeito em questão faça a sua interpretação livre. Posteriormente, se analisam todas e cada uma das respostas que o avaliado deu à questão "o que você vê nessa imagem?".
Biografia de Hermann Rorschach
Hermann Rorschach foi um reconhecido psiquiatra suíço que se especializou no campo da psicoanálise junto com outros peritos da época. Desde pequeno se interessou pelo desenho, a pintura e as manchas abstratas, dito interesse supõe uma enorme influência durante a criação da sua famosa técnica projetiva: o teste de Rorschach. Para desenvolver esta técnica projetiva, Hermann Rorchach analisou o impacto que a personalidade a vida e personalidade dos indivíduos tinham na sua própria percepção visual.
Rorschach não pode ver o alcance que o seu teste teve, uma vez que morreu um ano após a sua publicação. Além disso, a primeira edição do teste de Rorschach não foi totalmente satisfatória para ele, já que a sua ideia era imprimir 40 imagens em tamanho grande. Atualmente, o número de imagens foi reduzido para 10: 7 praticamente monocromáticas e 3 pranchas a cores.
Teste de Rorschach Online
Poucos anos depois da morte de Hermann Rorschach, a psicanálise chegou ao seu ponto mais alto na história da psicologia. Peritos como Carl Jung ou Sigmund Freud tinham desenvolvido as suas teorias e a comunidade científica recebeu-os de braços abertos. Nesse momento, não existira a tecnologia de hoje em dia e a técnica projetiva se passava manualmente, mostrando as pranchas aos pacientes uma a uma e recompilando as suas respostas de forma escrita enquanto eles falavam.
Passaram quase cem anos e a sociedade avançou muito, a psicologia aumentou o seu campo de estudos passando pelas neurociências e pelas terapias cognitivas. Este avanço também teve efeito na psicanálise.
Embora esta disciplina seja fortemente criticada hoje em dia pela sua pouca validez estatística, as suas técnicas continuam sendo usadas em todo o mundo, não como uma ferramenta diagnóstica mas sim como instrumento para ajudar a conhecer a personalidade de cada um.
Interpretação do teste de Rorschach
Em seguida, te mostramos cada uma das lâminas de Rorschach para que você possa interpretar s respostas você mesmo.
É importante comentar que a análise que podemos fazer do teste de Rorschach online nunca será tão completa como a de um psicanalista. Se você acredita que pode apresentar algum tipo de transtorno, deve consultar um especialista clínico ou cognitivo. As respostas que as pranchas podem dar sobre a sua personalidade são meramente informativas e se regem sob uma teoria muito concreta. Cada ser humano é único e criar um mapa individual é mais extenso e complicado.