São Felipe de Neri e a Transformação de Pessoas Ruins em Boas – Como Podemos Também Fazer isso
Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
Nascido no ano de 1515, em Florença na Itália, São Felipe é conhecido como o Santo da Alegria, e sua história de vida é belíssima, sendo muito dedicado ao bem e era de um caráter muito humilde, alguém de grande evolução espiritual.
Não se importava com posses ou títulos, e mesmo sendo de família rica, decidiu se dedicar a caridade e a religião, se tornando um Filosofo e Teólogo, um Sacerdote Católico.
Padre Felipe ao se deparar com um menino que morava na rua, reparou que era cego e pedia esmola na frente de um comércio que vendia queijos.
O dono do comércio que não estava conseguindo vender bem naquele dia, ele destratou o menino falando que saísse de lá pois estava lhe dando má sorte, e entrou dentro do comércio, mas tinha peças de queijo expostas na rua.
Então o menino, com o dono tendo saído, parou de fingir que era cego, pegou um pedaço de pau e começou a tentar pegar um queijo que estava em cima de uma prateleira alta, foi então que Padre Felipe de Neri levantou o menino para que ele pegasse o alimento que queria, pois passava fome.
Então quando o dono do comércio chegou, o menino saiu correndo com o queijo, e Padre Felipe lhe deu um livro na troca pelo alimento.
Logo o menino que fingia ser cego fazia parte de um grupo de meninos que eram explorados, tanto por seu líder, quanto pelo um homem que não era de rua.
Crianças abandonadas de tudo na vida, eram mal conduzidas pela vida, e muitos deles não eram ruins.
Santo Neri se aproximou dos meninos, sendo muitas vezes ameaçado e mal tratado pelos seus exploradores, mas sempre os ajudando e dando amor a todos, até aos que tentavam lhe fazer mal.
Certa vez o Santo Padre fez uma sopa para os meninos, mas era pouca e acabou, mas milagrosamente surgiu mais e mais sopa em sua panela e enxia a barriga dos meninos de comida.
Logo os meninos que eram maus com o Padre Felipe, que mesmo assim esse homem santo sempre os tratava muito bem, com muito amor e educação, eles deixaram de ser ruins, pois assim viam que suas atitudes eram ruins, e eram tocados para que mudassem, que o caminho do bem e do amor era muito melhor.
Santo Neri sempre tentava encaminhar esses meninos para o bem, recomendando que suas ações fossem boas para eles irem para o paraíso.
Muitas pessoas ruins são tocadas pelas pessoas boas que mesmo eles maltratam, mal desejam e desgostam, e mesmo assim elas lhe oferecem amor e o bem, elas mudam, e podemos ver isso na história real espiritual contada pelo espirito de André Luiz, psicografada pelo médium Chico Xavier.
André Luiz no Pós Vida nos conta que era uma pessoa materialista, mas que foi resgatado pelos mentores espirituais, e quando viu que quando morreu sua família não rezou para ele, mas somente sua mãe e uma pessoa que ele odiava, ficou chocado, e isso fez ele querer mudar e se tornar diferente, uma boa pessoa, e foi o que aconteceu.
Essas histórias são muito reais, e podemos ajudar a quem nos faz mal, que mesmo nessa situação em que somos mal pensados, ou maltratados, ou desgostados, que nós procuremos sempre perdoar e dar amor, pois assim podemos mudar uma alma ruim.
Mas nessas situações não podemos voltar a atenção para nós e nosso ego, como pensarmos assim: nossa! como somos bons e superiores a essas pessoas que nos fazem mal! Pois assim dificilmente funcionará, temos que ter como único foco o outro, e não pensarmos em nós nesses momentos, não nos sentimos superiores a ninguém.
É praticarmos o amor pelo outro, ou o amor pelo amor, que é a coisa mais bela que existe.
Os iluminados, que são os santos, eles têm muita facilidade para fazer isso, agir com amor as pessoas que não gostam deles, mas também depende das influencias, educação e treinamento que recebem na vida, e agir dessa forma é uma grande fonte de evolução espiritual. Nos dá um progresso gigantesco.
Padre Felipe Neri foi um Santo diferente, onde ajudava e passava boas lições a prostitutas e pessoas marginalizadas, pois ele não se levava pelo preconceito a essas pessoas e entendi que eram seres humanos.
Cheio de milagres em sua vida, fez como Jesus, não foi moralista, mas teve a moral elevada, e como exemplo temos a passagem bíblica em que agiam apedrejar a prostituta Maria Madalena, mas Cristo não deixou.
Padre Felipe fez muitos milagres em sua vida, inclusive trazendo mortos de volta a vida a pessoa que explorava os meninos que ele sempre ajudou, que foi o motivo de uma mudança tão radical na vida dessa pessoa, que ela além de deixar de ser ruim, se tornou alguém da vida religiosa.
Santo Neri era muito parecido com Jesus, tinha atos e milagres muito parecidos.
No final de sua vida sendo reconhecido pelos religiosos como alguém que merecia ser um cardeal, Neri recusou jogando o chapéu de alguém com alto de quem tem esse posto na cabeça para o alto e afirmando que ele preferia ir para o paraíso, e todos riram, e esse por isso era sempre alguém muito alegre e brincalhão.
Padre Felipe dedicou sua vida aos meninos de rua que sempre ajudou, sempre com alegria, não se importando com status, nem religioso e nem social, fez uma grande obra de amor, não excluindo e ninguém e não tendo nenhum tipo de preconceito.
Muitos desses meninos seguiram a vida religiosa, e com Felipe tiveram comida, abrigo e muito amor.
Em seu exemplo podemos ver todos como seres humanos, dar amor e tratar bem. Sua vida é uma linda lição.
Tentamos ser mais como Felipe Neri, sobretudo um grande ser humano, ou pelo menos sermos menos preconceituosos e não ter visão religiosa tão rígida em julgar tanto os outros.
Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/