sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Filhos de Oxumaré – Elegantes, mutáveis e perigosos

 

Filhos de Oxumaré – Elegantes, mutáveis e perigosos

Filhos de Oxumaré – Elegantes, mutáveis e perigosos
Nem sempre as características de um Orixá são claras, tornando mais difícil identificar seus filhos. Esse é o caso dos filhos de Oxumaré. Eles são mais complicados de serem reconhecidos que os guerreiros filhos de Iansã, os calmos e sábios filhos de Oxalá ou os maternais e familiares filhos de Iemanjá, por exemplo.

No entanto, ainda assim é possível elencar algumas características básicas para os filhos de Oxumaré. Esse Orixá pode ser associado à riqueza. Ele é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas. Por isso, seus filhos costumam ser pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos e não medem sacrifícios para atingir seus objetivos.

Outra característica que costuma se destacar nos filhos de Oxumaré é o dom da vidência. Quando vivia na Terra, Oxumaré adivinhava tudo o que iria acontecer. Esse dom o atrapalhava a viver. Assim, os deuses decidiram mantê-lo afastado dos homens. A lição é de que a clarividência total se transforma em maldição.

No entanto, Oxumaré pediu e conseguiu autorização para descer na Terra de três em três anos.

As principais qualidades de Oxumaré são Dã, Dangbé, Bessém, Aidoú. No rito angola é Angorô, e no jeje Dã e Bessém.

Características dos filhos de Oxumaré

Gostam de mudanças

Uma das características mais gritantes nos filhos do Orixá Oxumaré é o desejo de mudança constante. De tempos em tempos, essas pessoas mudam tudo em suas vidas: mudam de casa, de cidade, de amigos, de emprego, de romances. É como se ciclos se encerrassem e começassem frequentemente e obrigatoriamente.

Parece que a vida vem e exige que essas pessoas rompam com o passado e iniciem sucessivamente a busca de um novo equilíbrio. Esse momento seguirá até que uma nova ruptura precise acontecer.

Eles são como as cobras, seu símbolo, que trocam de pele frequentemente. Não são muito dados a rotina.

Assim como o seu Orixá, os filhos de Oxumaré também tem tendência a bissexualidade. Diz a lenda que Oxumaré é 6 meses homem e 6 meses mulher. Essa característica faz com que seus filhos sintam atração pelos dois gêneros, de forma natural.

São orgulhosos e gostam de ostentar

Os filhos de Oxumaré são orgulhosos e gostam de ostentar, algo que os aproximam do clichê do novo rico exibicionista.

Quando alcançam uma certa projeção social, podem se tornar orgulhosos e até mesmo arrogantes. Não caia na tentação de diminuir as pessoas que o cerca!

Eles sempre se destacam nos lugares que frequentam, exibindo toda a sua soberania e confiante em seu caráter altivo e guerreiro.

Caso a pessoa não tenha dinheiro, podem aparentar ter uma situação financeira que não condiz com sua realidade. Como são refinados, dão a impressão que são milionários quando, na verdade, não o são.

Apreciam joias, bons tecidos, automóveis, bebidas caras e gostam de frequentar bons restaurantes.

Possuem bom coração

Apesar de ter alguns defeitos, como todo mundo, eles são muito bons de coração. Se solidarizam com o sofrimento dos outros e estão sempre dispostos a ajudar quem for, no que for preciso.

Nessas horas de necessidade, eles são os primeiros a chegar. São ágeis para tentar resolver o problema alheio, estando sempre em movimento, fazendo alguma coisa. Não param!

Não é raro ver um filho de Oxumaré se desfazendo de algo que gosta em favor de quem precisa mais, com a maior facilidade.

Estão sempre dispostos

Eles não se deixam abater! Mesmo se estiverem passando por momentos difíceis, estão sempre dispostos a enfrentar e contornar os obstáculos. Não fogem da luta!

São dinâmicos e vão sempre atrás de novidades, em todos os sentidos. Não apenas isso! Se eles se proporem a fazer algo, pode ter certeza que será muito bem executado. Eles demonstram extrema segurança em suas ações e fazem tudo muito bem.

Eles são graciosos e possuem uma fala macia. Fazem o possível e o impossível para vencerem na vida. Possuem o dom da paciência e da perseverança. Revertem qualquer contrariedade a seu favor.

Suportam firmes qualquer rejeição e todos os nãos que aparecem. São prudentes e astutos nos negócios. Confiam mais nas vibrações que nos conselhos dos outros.

Não suportam traição

Se tem algo que tira o filho de Oxumaré do sério é a traição ou ser passado para trás. Nessas horas, a pessoa que o ofendeu irá conhecer sua fúria ameaçadora.

Quando estão em uma discussão, agem com muita calma e coragem, falando tudo o que tem vontade, deixando o outro perplexo e sem reação.

A lição que fica é: não se deve provocar um filho desse Orixá sem estar preparado para uma reação brusca e agressiva.

Podem ser perigosos e traiçoeiros

No dia a dia, eles são pessoas fáceis de se lidar. Mas não deixe um filho de Oxumaré irritado. Eles são perigosos, traiçoeiros e rancorosos, além de ciumentos e egoístas.

Se são contrariados, se tornam amargos e antipáticos, chegando a serem ríspidos e desagradáveis. Se alguém se colocar como empecilho em seu caminho, será eliminado. Para eles, obstáculos devem ser superados, mesmo que sejam pessoas.

Aparentam ser calmos, mas toda essa calmaria esconde um plano diabólico. Tem em comum com a cobra, seu símbolo, a facilidade em serem silenciosos. Eles armam seus botes sem que você perceba. Esperam pacientemente o momento de atacar. Só fazem isso quando a vítima está encurralada em um território que não é seu e possuem a certeza da vitória.

São elegantes

Quem tem Oxumaré como guia costuma ser elegante e gracioso. Vestem-se e falam elegantemente. Sua beleza é clássica. Adoram objetos originais e únicos. Bijuterias? Jamais! Preferem joias desenhadas com exclusividade para eles. Requinte é seu sobrenome! É inato. Nascem assim.

Filhos de Oxumaré na profissão

Eles são muito organizados e dedicados. Isso faz com que consigam desenvolver com facilidade qualquer tipo de trabalho, principalmente os voltados para a área da pesquisa. São realistas e rápidos no raciocínio, além de dinâmicos e muito inteligentes.

Em sua vida, o trabalho está sempre em primeiro lugar. São apaixonados pelo que fazem. Possuem o dom de solucionar rapidamente os problemas e de maneira simples. Dificilmente erram em suas análises.

Senhores da sensibilidade, possuem talentos para a artes, decoração, arquitetura e paisagismo. Outra opção é trabalhar com o comércio, mas precisa ser dono do seu próprio negócio.

Filhos de Oxumaré no amor

Mistério. Essa é a palavra que define a vida amorosa dos filhos de Oxumaré. Mesmo quando estão extremamente apaixonados por alguém, quem o vê com a pessoa amada acredita que seja apenas amizade. Disfarça muito bem seus sentimentos.

Também demoram para assumir seus romances já que têm medo que a inveja e o mau olhado atrapalhem a relação.

Eles são peritos na arte da conquista, mas só se aproximam de pessoas interessantes e com boas condições financeiras. E não têm vergonha de admitir isso. Para eles, só é possível crescer na vida se estiverem ao lado de alguém mais bem-sucedido.

Mas fica aqui o alerta: namorar um regido por Oxumaré não é fácil! Ele tem grande tendência à infidelidade, principalmente pelo fato de não gostar de rotina e estar sempre mudando tudo em sua vida.

Se bater aquela insegurança ou ciúme da pessoa amada, pode ter certeza que ele vai ir parar nos braços de outras pessoas sem remorso nenhum.