O guia completo sobre o anjo Arcanjo Miguel
Trata-se de uma das figuras mais comuns entre os adeptos do catolicismo, principalmente na Europa.
É por conta disso que poucas pessoas sabem contar a sua origem, importância dentro do contexto religioso e as funções que ele desempenha aqui no Brasil.
Assim, para você se conectar melhor com esse anjo, confira um guia completo do Anjo Arcanjo Miguel.
Quem é o anjo Arcanjo Miguel
Não é difícil encontrar representações do anjo Arcanjo Miguel. Tal figura está presente nas igrejas e nas casas dos devotos, em forma de quadro ou imagem de barro.
A utilização dessa figura bíblica está associada com a proteção. Afinal, as pessoas procuram em Miguel um escudo, uma fonte de defesa para os perigos da vida.
Isso faz todo sentido quando analisamos a história do anjo Arcanjo Miguel.
Pela leitura dos textos bíblicos e documentos antigos, elaborados por estudiosos da área, como os teólogos, esse anjo, também denominado arcanjo, está associado com a cura.
Se deseja se conectar mais com esse poderoso Arcanjo, conheça nossos especialistas em Anjos. Através de uma consulta com especialista, ele consegue te mostrar qual a melhor forma de se ligar ao seu Anjo da Guarda.
As histórias de Miguel que o tornam poderoso
Seus milagres geralmente envolvem tanto os vivos quanto os mortos, o que releva a sua força no contexto religioso. Por isso muitas vezes os devotos rezam e clamam ao anjo Arcanjo Miguel por proteção contra as forças do mal, pedindo milagres.
Os escritos antigos mostram a presença de Miguel em vários casos de sucesso. Ou seja, são relatos de milagres, de eventos que não podem ser descritos com base nas leis dos homens, mas sim por eventos sobrenaturais, de ordem divina.
Todos esses relatos tornam o Arcanjo Miguel ainda mais verossímil.
Diferente do que se possa imaginar, o anjo Arcanjo Miguel não está presente apenas na religião católica.
Miguel trata-se de uma figura múltipla, que aparece em várias culturas e religiões, às vezes com nomes distintos, em razão do sincretismo (movimento que transforma nomes de figuras religiosas para que se adaptem a uma nova religião).
A origem do nome anjo Arcanjo Miguel
Como essa é uma figura religiosa que está presente em diversas culturas, é possível encontrar referências ao anjo Arcanjo Miguel no judaísmo, cristianismo e no islamismo.
Em alguns casos é denominado Arcanjo Miguel, em outros é chamado de Anjo Miguel, em outros de Santo Miguel.
O significado do nome Miguel, que está presente em todos os casos, é controverso.
A tradução mais aceita por historiadores faz referência ao hebraico. Nessa língua, o nome pode ser traduzido por “aquele que é similar a Deus”.
Essa tradução coloca o anjo Arcanjo Miguel em uma posição de destaque, bem perto da maior divindade.
Como as religiões cristãs lidam com essa tradução
É fácil entender a forte presença de Miguel nas religiões e casas de devotos. Sua proximidade com Deus revela a sua força e distinção com relação aos outros anjos e arcanjos.
A proteção proporcionada por essa figura vai além da cura: a partir do século IV ele foi tido como o líder do exército de Deus, ou seja, o segundo em comando contra as forças negativas.
Na igreja católica, maior em termos de fiéis no mundo, o anjo Arcanjo Miguel ocupa papel de grande relevo. Trata-se da figura mais comentada e reverenciada depois de Deus e Jesus.
Ele é visto como guia dos mortos que estão indo para o céu, defende a igreja contra as forças do mal e também é mensageiro de Deus.
Como o Arcanjo Miguel é descrito nos textos sagrados
O Anjo Arcanjo Miguel é tido como o primeiro ser espiritual a existir no mundo, por criação do próprio Deus. Já na sua criação, foi designado como protetor e guerreiro.
Apesar de hoje em dia as pessoas falarem em arcanjos, no plural, o texto da bíblia fala do Arcanjo Miguel, no singular. Ou seja, ele seria o primeiro e único dessa categoria.
Depois da morte de Moisés, a Bíblia conta com uma narrativa espetacular, que mostra a derrota de satanás para as forças de Deus.
Nesse combate a presença de Miguel é fundamental. Ele atua como guerreiro, lutando contra as forças do mal e vencendo Lúcifer.
Assim, as imagens do anjo Arcanjo Miguel o mostram com uma bela armadura e segurando uma grande espada de combate. Sua luta com o dragão simboliza a luta contra o mal no livro de Apocalipse.
Passagens bíblicas que mencionam Miguel
Ao todo, Miguel é mencionado cinco vezes no texto bíblico, nas seguintes passagens:
- Daniel 10:13: O profeta Daniel recebe uma visita de um anjo. Tal anjo explica a Daniel que chegou atrasado pois foi interrompido por um dos agentes de satanás, o príncipe da Pérsia. Por sorte, esse anjo recebeu ajuda do Arcanjo Miguel.
- Daniel 10:20-21; Daniel 11:1: Nessa passagem, Miguel ajuda Daniel a lutar contra o agente de satanás, o príncipe da Pérsia.
- Daniel 12:1: Trata-se de uma passagem profética, que revela que o Arcanjo Miguel estará presente no fim dos tempos, com papel desconhecido.
- Judas 1:9: Conta sobre a batalha de Miguel contra satanás, em forma de dragão, pelo corpo do falecido Moisés.
- Apocalipse 12:7-9: Miguel é mostrado como líder do exército de Deus contra o exército de satanás. Miguel vence e satanás é enviado para a terra. Trata-se de uma importante batalha, mas que não se confunde com a batalha final, na qual satanás é enviado para o fogo do abismo.
Proteção do anjo Arcanjo Miguel
Para aqueles que possuem fé e espiritualidade, rezar para o anjo Arcanjo Miguel é uma das formas de encontrar paz e ter proteção durante a vida, contra as forças negativas que circulam pelo mundo.
Existe uma oração específica dedicada ao anjo, mas de acordo com autoridades religiosas, basta pedir com fé. Isso significa que mesmo que você não conheça de perto a figura do anjo Arcanjo Miguel, nem a sua oração, poderá contar com a sua proteção espiritual.
O caminho mais fácil é dedicar algum tempo do seu dia para rezar e pedir por proteção. Esse pedido deve ser feito com fé e estar acompanhado de boas ações.