sexta-feira, 7 de abril de 2023

A PROIBIÇÃO DO CARANGUEJO NO CANDOMBLÉ

 A PROIBIÇÃO DO CARANGUEJO NO CANDOMBLÉ


Nenhuma descrição de foto disponível.

A PROIBIÇÃO DO CARANGUEJO NO CANDOMBLÉ

As pessoas que são iniciadas no candomblé não devem e não podem comer caranguejo, principalmente as pessoas iniciadas para o Orixá Omolú.
Em épocas antigas quando os Orixás habitavam nosso planeta, Nanâ quando teve Omolú, vendo que seu filho era todo coberto por chagas horríveis (aliás uma das kizilas de Nanã é não ver ninguém sofrer), por sua vez não querendo cria-lo acabou que abandonando Omolu em uma praia na maré alta.
Diante disto, os peixes do mar vieram adorar o grande Rei Omolú.
O caranguejo por sua vez sempre faminto foi logo dando mordidas e arrancando com suas poderosas garras pedaços enormes do corpo de Omolú.
Yemanjá então tirou-lhe um Ebó com a areia da praia, por isto estoura-se a pipoca para Omolu na areia da praia, passando azeite de dendê com a palha da bananeira e oferecendo-lhe Acaçá, elemento que dá a vida e saúde.
Yemanjá então levou Omolú para seu Reino… mas antes sentenciou o caranguejo:
“DE HOJE EM DIANTE, TÚ SERÁS AMALDIÇOADO POR QUEM FOR ADOSÚ (INICIADO DE ORISÁ) E PRINCIPALMENTE QUEM FOR MEU FILHO OU MINHA FILHA, NINGUÉM MAIS COMERÁ DE SUA CARNE E VOCÊ NUNCA MAIS ANDARÁ PARA FRENTE, POIS SÓ ANDARA DE LADO.
E QUEM COMER DE SUA CARNE TAMBÉM SÓ ANDARÁ DE LADO NA VIDA, JAMAIS PARA FRENTE.”
O amor de Yemanjá falou mais alto e o caranguejo foi banido da mesa dos Orixás para sempre, sendo proibido para qualquer filho de qualquer Orixá Vodun ou Nkisse.
Portanto tomem cuidado em comer carne de caranguejo.