sexta-feira, 28 de abril de 2023

Aboto ou Oxogbo - feminina e de coquete. Aquela a quem ajuda as mulheres a terem filhos. É uma Oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro.

 Aboto ou Oxogbo - feminina e de coquete. Aquela a quem ajuda as mulheres a terem filhos. É uma Oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro.


Nenhuma descrição de foto disponível.

OXUM ABOTO

Aboto ou Oxogbo - feminina e de coquete. Aquela a quem ajuda as mulheres a terem filhos. É uma Oxum muito jovem e vaidosa, que usa colares de contas de louça amarelo claro.

Ligada as Iyamís, feiticeira. Carrega abebé e alfange. Possui ligação com: Nanã e Oyá, de culto Igbalé.

Aspecto feminina e de coquete. Muito bonita e vaidosa.

Relacionada ao parto e ao nascimento, ajuda as mulheres a terem filhos. É a origem de Oxum.

Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas.

Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo.

Tem fundamentos com Yemanjá e Oxalá. Geralmente seus filhos são Àbìkús. É a ela que devem se dirigir todas as mulheres que queiram dar à luz ou que procuram saúde para toda a gestação. É a Oxum que ajuda as mulheres durante o parto a terem os seus filhos.

Veste-se predominantemente com o branco e alguns detalhes amarelos ou amarelo ouro. Oxun Oxogbô assiste a mulher na hora do parto, desempenhando aí, a função de parteira.

- Lenda da Oxum Aboto ou Yaboto ou Oxogbô

Oxum Aboto ou Oxogbô, vem do rio Oxogbô na África que é vizinho do rio Erinlé, diz a lenda que Oxum vivia nesse rio e que uma vez uma princesa teria sido engolida pelas águas desse rio. O Rei obvio, muito preocupado mandou que fossem a procura da princesa, e a encontraram nas margens do rio Oxogbô. A princesa disse que foi muito bem acolhida nas profundezas do rio e que teira sido coberta de jóias e provado de muitas especiarias.

O rei em agradecimento a Oxum, fez um dia de comemoração a deusa dos rios com muitas oferendas e música, oferecidas pela mesma princesa que esteve em sua presença no rio... a princesa que era virgem e inocente, foi escolhida para ser a sacerdotisa dos cultos a Oxum. Muitos peixes deram o ar de sua graça, comendo das oferendas mostrando que Oxum havia aceitado. Desde então, o mesmo rei tinha um acordo com yaboto de que todo ano traria oferendas para ela, e ofereceria a cada celebração, sua filha mais nova, como sacerdotisa do rio oxogbô.

- Outra Lenda diz que YABOTO seria uma filha de nanã e que a mesma lhe havia ensinado todos os feitiços que conhecia.
A lenda conta, também, que Yaboto foi um dia abandonada pela mãe pois a mesma, que havia lhe ensinado tudo, temia que seu reino fosse roubado por sua própria filha devido a sua beleza e graça.

Curiosidade da Nação Jeje:

Vodum Aboto - habita as águas doces profundas que desembocam no mar. É sempre confundida tanto como Oxum quanto como Yemanja. Uma das Voduns mais velha do panteão da terra. Veste branco, branco com amarelo, amarelo clarinho, suas contas são amarelo pálido. Gosta de adornos dourados e perfume. Não gosta de muito barulho perto dela. Fica fascinada com o barulho dos búzios em movimento com as águas e faz desses seu oráculo.

A palavra Vodum é de origem Ewe/Fon e significa Força Divina, Espírito, Força Espiritual. É usada pela Nação Jeje para designar seus deuses e ancestrais divinizados.

Fundamentos de OXUM ABOTO ( três opiniões):
-Aboto ou Yaboto: Aspecto maduro da orisa. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doce e salgada. Tem fundamentos com Yemanjá e Oxalá. Geralmente seus filhos são ÀBÌKÚS. Também é cultuada a beira das lagoas. Tem fundamento com NÀNÁ devido a lagoa . Ela é consagrada a rainha da cumeeira .

-Oxum Yaboto tem seus fundamentos com Yemanjá e Nanã, alguns babas e yayas dizem que ela é uma das 3 maiores feiticeiras dividindo o "pódio" com outras duas qualidades que seriam Ijimum e Àyálá . É uma Oxum em aspecto maduro da vida (entre 25 ,35 anos no máximo) e suas cores são o amarelo mais puxado para ouro velho, com transparente ou furta cor.
Seu fundamento é realmente no encontro das águas doce e salgada, dando aquele efeito chamado pororoca, que é uma grande onda de choque entre as águas.

Essa qualidade tem muito fundamento com as famosas yamins oxorongas devido também ao seu fundamento com yemanja e nanã as maiores matriarcas do culto as yamins.

- Oxum Aboto, nesta fase ela se encontra ligada ao culto de NANÃ e nesta fase ELA É SIM IDOSA. Suas folhas são o Oxubeta e a baronesa. Usa azul bem clarinho e branco, usa adê trabalhado, impulsas e braceletes combinados com suas roupas. Come cabra, etu, galinhas e pombos (para soltar), seu igba éde louça e no seu interior encontramos uma miniatura do Ybiri. Seu caminho, como de toda Oxum é de Yemanja, porém todas além de Yemanjá têm suas particularidades essa nessa fase é com Nanã.