segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Quem é Sarah na Bíblia e por que ela é importante?

 

Quem é Sarah na Bíblia e por que ela é importante?

Sara e Abraão

Sara, a esposa de Abraão na Bíblia  era uma mulher na Bíblia que descobriu que Deus estava no negócio de milagres. Ela deixou sua casa voluntariamente, ao lado de Abraão e suportou muito para tentar dar um herdeiro para seu marido. Ela também fez tudo ao seu alcance para manter seu marido seguro em territórios perigosos. Em última análise, sua fé produziria seu herdeiro prometido, Isaque, embora houvesse algumas provações ao longo do caminho. Aqui estão cinco lições incríveis que podemos aprender com a história de Sarah.

Confie nas promessas do Senhor.

Quando Deus disse a Sara e Abraão que eles teriam um filho na velhice, ambos riram. O riso deles diante do plano de Deus mostrou sua descrença de que Ele pudesse fazer o que disse que faria. A Bíblia nos diz: “Então o Senhor disse a Abraão: 'Por que Sara riu e disse: 'Eu realmente terei um filho, não que eu seja velha?' Existe algo muito difícil para o SENHOR? Voltarei para você na hora marcada no ano que vem e Sarah terá um filho.' Sarah estava com medo, então ela mentiu e disse: 'Eu não ri'. Mas ele disse: 'Sim, você riu.'” (Gênesis 18: 13-15). Gostaríamos de pensar que Abraão e Sara creram em Deus imediatamente sem qualquer dúvida, mas este não é o caso.  Eles acham a Palavra de Deus quase impossível de acreditar. Afinal, Sarah já passou da idade de ter filhos. No entanto, sua resposta ao Senhor não demonstra total descrença na promessa da aliança. Abraão cai de bruços, símbolo de submissão, confiança e adoração. Suas vidas nos mostram que a verdadeira confiança em Deus não exclui momentos em que Suas promessas incríveis são difíceis de ver.

Nem sempre devemos tomar as rédeas em nossas próprias mãos.

Deus prometeu filhos a Sara e Abraão (Gênesis 15:5; 22:17). No entanto, quando isso não aconteceu tão rápido quanto eles achavam que deveria, eles ficaram impacientes com Deus e assumiram o controle do assunto. Sara ainda não tinha filhos, então ela disse a Abraão para dormir com sua serva, para que eles pudessem ter um filho da união. Desta união nasceu um filho; seu nome era Ismael. No entanto, este não era o plano de Deus. A promessa de Deus era para a descendência da união de Sara e Abraão (Gênesis 15:3-4). Isaac era o nome do filho que veio da união de Sara e Abraão;  seria por meio de Isaque que as nações seriam abençoadas. Aprendemos através das ações de Sara e Abraão que o plano que temos para nós nem sempre é o plano que Deus tem para nós. Precisamos confiar nos planos de Deus e Ele endireitará nossos caminhos.

A infertilidade não é um castigo de Deus.

Uma grande lição que podemos aprender com a história de Sarah é que a infertilidade não é um castigo. Muitas mulheres lutam contra a infertilidade e se perguntam por que estão tendo problemas para conceber. Isso pode levar a sentimentos de saudade e desespero. Algumas mulheres até se perguntam se estão sendo punidas por Deus. A verdade é que Deus não está punindo você se você está tendo problemas ou não consegue conceber. Embora possamos não entender o plano de Deus para nós, assim como Sara, Seus planos não devem ser questionados. Deus pode estar esperando por você para conceber um filho por um tempo que Ele determinar ser mais adequado. Ele também pode estar chamando você para adotar ou adotar uma criança. Ele também pode estar protegendo você de algo ou simplesmente aproximando você dele.

Deus nos ama, mesmo quando erramos.

Lembre-se de mencionarmos que Abraão e Sara riram de Deus quando lhes disseram que conceberiam um filho na velhice. Eles riram do pensamento, tanto que resolveram o assunto com as próprias mãos. Embora Sara e Abraão tenham rido da promessa de Deus e tentado assumir o controle de sua situação, Deus não usa isso contra eles. Deus te ama tremendamente. Nenhuma ação que você faz e nenhum pecado que você comete pode fazer com que Ele te ame menos. A Bíblia nos diz: “Vede que grande amor o Pai nos concedeu, que fôssemos chamados filhos de Deus! E isso é o que somos! A razão pela qual o mundo não nos conhece é que não O conheceu” (1 João 3:1). Assim como Deus amou Sara e Abraão, Ele também nos ama, não importa quantos erros cometemos ou quantas vezes ficamos zangados com o Seu tempo. Deus não nos ama superficialmente.

Não deixe seu ego atrapalhar.

Você pode não achar que sua vida ou sua ação são paralelas à de Sarah, mas você provavelmente tem mais em comum com Sarah do que pensa. Sarah teve uma visão para sua vida, assim como muitos de nós. Muitos de nós somos pegos tentando descobrir como nossas vidas devem ser, mas não de acordo com a Vontade de Deus, mas nossa vontade para nossas vidas. Mesmo que você não tenha um plano formal, você tem um plano de vida na cabeça. Todos nós fazemos. Temos um futuro imaginado em nossas cabeças.

Nem sempre o planejamento é uma coisa ruim. Sem planos, pouco de valor duradouro é realizado. No entanto, muitas vezes o plano de Deus não está de acordo com o nosso plano de vida pessoal. Há muitas vezes em que Deus intencionalmente atrapalha seu plano de vida, para sempre, assim como Ele fez com Sara. Um grande sinal de que seu ego está atrapalhando o plano de Deus é quando você sente que deve ter tudo planejado antes de dar um passo. Quando você faz isso, você está se movendo de acordo com o seu plano, não o plano de Deus. Às vezes, temos que deixar nosso ego de lado para deixar Deus fazer Sua obra.

Sara era humana. Ela cometeu erros, assim como todos nós. Ela tentou resolver o problema com as próprias mãos e lidar com os negócios dele por conta própria, sem perceber que sua decisão de enviar Agar feita à mão para Abraão iniciaria uma disputa que já dura 4.000 anos. No entanto, ela ainda era um exemplo incrível de como é ter fé. Hebreus 11:11 diz: “E pela fé até Sara, que já tinha passado da idade de ter filhos, foi capaz de gerar filhos, porque ela considerou fiel aquele que fez a promessa.” Podemos não saber o caminho em que estamos, mas quando temos fé, descobrimos que todas as coisas são possíveis.