quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O que a Bíblia diz sobre o racismo? Deus deixa claro que nenhum homem é superior a outro.

 

O que a Bíblia diz sobre o racismo?

Deus deixa claro que nenhum homem é superior a outro.

Odeio Knuckles

Racismo: preconceito, discriminação ou antagonismo dirigido contra alguém de uma raça diferente com base na crença de que sua própria raça é superior.

O movimento pelos direitos civis aconteceu há mais de 50 anos, mas ainda temos uma falta de entendimento sobre como tratar uns aos outros com respeito. O racismo não é um problema que podemos ignorar, pois é uma questão muito pertinente na sociedade atual.

Como cristãos, devemos procurar entender como Deus quer que reajamos ao racismo. A Bíblia é a fonte de conhecimento para os cristãos e aborda diretamente o problema. O racismo tem sido um problema ao longo da história, inclusive quando a Bíblia foi escrita.

Histórias de racismo na Bíblia

O problema do racismo pode ser encontrado nas histórias da Bíblia. Deus escolheu trabalhar com a nação de Israel, porém fez questão de dizer a eles que não eram superiores a ninguém por causa disso.  Levítico 19:34 afirma “o estrangeiro que habita entre vós será para vós como um nascido entre vós, e amá-lo-eis como a ti mesmo; porque fostes estrangeiros na terra do Egito: eu sou o Senhor vosso Deus”.

Apesar disso, alguns achavam que Israel e seus descendentes eram racialmente superiores aos que os cercavam porque descendiam de Abraão. Eles acreditavam que sua salvação estava completamente segura por causa de sua linhagem. João Batista lhes disse: “Não pensem em dizer a si mesmos: 'Temos por pai a Abraão'. Pois eu vos digo que Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão” (Mateus 3:9).

Deus disse a Pedro o que sempre foi verdade; que “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34). Os gentios faziam parte do plano de Deus tanto quanto os de Israel e nenhum grupo era superior ao outro. Pedro falou com eles e declarou: “Mas, em cada nação, quem o teme e pratica a justiça é aceito por ele” (Atos 10:35).

Nacionalidade, linhagem e raça nunca determinaram onde os israelitas ou gentios estavam com Deus. Pessoas como Rute, Rehab e Lucas eram todos gentios que vieram a Deus. Em contraste, o povo escolhido de Deus de Israel sofreu derrota e quase aniquilação porque eles consistentemente desobedeceram a Palavra de Deus. É claro que Deus não apóia a autoridade de nenhum grupo étnico acima de outro.

O racismo é um pecado contra Deus

A maioria das pessoas sabe que o racismo é errado. Mas, como cristãos, devemos procurar entender por que isso também é moralmente errado aos olhos de Deus. Por meio de mais educação, podemos explicar melhor aos outros por que o racismo não deve ser tolerado e como superar o pensamento distorcido.

A maioria dos cristãos sabe que Gênesis 1:27 diz que todos fomos feitos à imagem de Deus. Não importa de que cor você seja, você não é mais digno ou merecedor de dignidade do que qualquer outro humano, porque todos nós fomos feitos de Deus. Além disso, todos os crentes de Cristo são um com Cristo (Gálatas 3:28). Nossa identidade mais importante não é nosso gênero, status socioeconômico ou raça; é que somos cristãos. Continuamos a ser mais parecidos do que diferentes porque somos todos cortados do mesmo tecido. Somos irmãos e irmãs em Cristo. 

Cristo desceu à terra para derrubar as paredes entre as pessoas, não para edificá-las (Efésios 2:14). Todos nós fomos feitos à imagem de Cristo e nascemos no mesmo mundo escuro. Como não podemos todos nos aproximar uns dos outros como membros desta mesma família? Além disso, em Gênesis 11 lemos sobre a rebelião na Torre de Babel. Deus julgou esta rebelião e separou a família. Deus considerou separá-los como uma maldição e, portanto, não devemos lutar por isso. Ser parcial com um grupo de pessoas sobre outro em si é um pecado de acordo com Tiago 2.1. Quando tratamos as pessoas de maneira diferente e criamos espaço para criar uma mentalidade “nós” versus “eles”, não estamos refletindo Deus.

Espalhar o amor de Deus é um dos melhores argumentos contra o racismo. Mateus 22:39-40 diz que o verdadeiro amor ama como esperamos ser amados. Ninguém pode dizer honestamente que o racismo trata nossos vizinhos como gostaríamos de ser tratados. Você não pode compartilhar amor e encontrar o melhor nas pessoas quando sua vida está cheia de preconceitos, ignorância e convicções equivocadas. Mas o verdadeiro amor se alegra em encontrar o que há de melhor nos outros (1 Coríntios 13:4-7).

Reconciliação com Deus

A boa notícia é que, apesar das tendências raciais que você possa ter tido no passado, elas podem ser perdoadas se você escolher aceitar Deus em seu coração com sinceridade e pedir Seu perdão. O Evangelho nos diz que não somos apenas trazidos para perto de Deus, também somos trazidos para perto daqueles que uma vez consideramos tão diferentes de nós mesmos (Efésios 2:13).

Deus o ajudará a restaurar seus relacionamentos com grupos que você maltratou. É importante não apenas se reconciliar com Deus, mas remover o preconceito e restaurar relacionamentos com aqueles que você feriu. Você pode criar relacionamentos saudáveis ​​que criem apreço um pelo outro.

Deus pode trazer paz onde antes havia violência e bondade onde antes havia raiva. Ele faz isso em nossos corações quando O aceitamos e o fazemos novamente com os outros. Já que pertencemos a Jesus, fazemos parte de Seu movimento para trazer mais reconciliação entre as pessoas e Deus (2 Coríntios 5:18-20). Como Seus representantes, temos a oportunidade de compartilhar como a mensagem de mudança de vida do Evangelho cria um relacionamento saudável com Deus e relacionamentos saudáveis ​​entre as pessoas, não importa quem elas sejam.