Metatron (do grego Meta+Tron que significa Além+Matriz.). Metatron é um anjo no judaísmo, alguns ramos do cristianismo
Metatron (do grego Meta+Tron que significa Além+Matriz.). Metatron é um anjo no judaísmo, alguns ramos do cristianismo e da tradição islâmica na feitiçaria. No entanto, não há referências a ele no Tanakh judaico (Antigo Testamento), nas Escrituras Cristãs (Novo Testamento) ou em qualquer fonte islâmica.
Não há consenso sobre sua gênese ou o papel que ele desempenha na hierarquia do Céu e do Inferno. Uma figura misteriosa, Metatron é identificado com o termo "menor YHVH", que é o Tetragrama Menor - em uma versão talmúdica lida pelo estudioso Karaite Kirkisani.
A palavra 'Metatron' é numericamente equivalente a Shaddai de acordo com a gematria hebraica, portanto, diz-se que ele tem um "Nome como seu Mestre".
O Talmud registra um incidente com Elisha ben Abuya, também chamado Aher ("outro"), que se diz ter entrado no Paraíso e viu Metatron sentado (uma ação no céu que é permitida apenas ao próprio Deus). Elisha ben Abuya, portanto, olhou para Metatron como uma divindade, e é relatado que disse: "Existem de fato dois poderes no céu!"
Os rabinos explicam que Metatron foi autorizado a sentar por causa de sua função como o Escriba Celestial, escrevendo as obras de Israel, mush como Thoth era o escriba egípcio.
De acordo com uma escola de pensamento Enoque foi levado por Deus e transformado em Metatron, explicando a misteriosa passagem "Enoque andou com Deus; então ele não existia mais, porque Deus o levou embora (Gênesis 5:24 NVI). não compartilhado por muitas autoridades talmúdicas.
Pode haver dois Metatrons, um escrito com seis letras e outro escrito com sete. O primeiro pode ser o Enoque transformado, enquanto o último é o Metatron Primordial.
O Zohar chama Metatron de "o Jovem", o identifica como o anjo que conduziu o povo de Israel pelo deserto após seu êxodo do Egito e o descreve como um sacerdote celestial.
Metatron também é mencionado no Pseudepigrapha , mais proeminente no Livro Hebraico de Enoque (também chamado Terceiro Enoque), no qual seu grande título, "o YHVH menor" ressurge. Segundo Johann Eisenmenger, Metatron transmite as ordens diárias de Deus aos anjos Gabriel e Sammael. Metatron é frequentemente identificado como sendo o irmão gêmeo de Sandalphon, que se diz ter sido o profeta Elias.Cubo de Metatron
A Flor da Vida tem treze círculos. [13=4=tempo] Se o centro de cada círculo for considerado um "nó", e cada nó estiver conectado ao outro nó com uma única linha, um total de setenta e oito linhas será criado. Dentro deste cubo, muitas outras formas podem ser encontradas, incluindo versões bidimensionais achatadas dos cinco sólidos platônicos. Nas primeiras escrituras cabalistas, Metatron supostamente forma o cubo de sua alma.
Este cubo pode ser visto mais tarde na arte cristã, onde aparece em seu peito ou flutuando atrás dele. O cubo de Metatron também é considerado um glifo sagrado, e muitas vezes foi desenhado em torno de um objeto ou pessoa para afastar demônios e poderes satânicos.
Essa ideia também está presente na alquimia, na qual o cubo era favorecido como círculo de contenção ou círculo de criação.
O meio mais simples de construir o Cubo de Metatron é começar com um cubo achatado ao longo de uma diagonal que passa pelo seu centro, de modo que se torne uma figura 2D, equivalente a um hexágono regular dividido por suas próprias diagonais em seis triângulos equiláteros. Os vértices desta figura 2D são então conectados com linhas adicionais. Vários passos depois, a figura completa do Cubo de Metatron é formada.
Metafísica: É preciso entender o conteúdo metafórico desse desenho geométrico para entender Metatron e a natureza eletromagnética da criação de nossa realidade. O nome latino de Metatron é 'Metator' - Um guia ou medidor Como em 'Geometria Criativa' - ou 'Metáfora'. Alguns dizem que ele é um Arcanjo como em 'Arcs or Angles of Geometry'.
Isso também foi atribuído a Thoth.
O Metatron é uma referência ao arcanjo mais alto da Cabala em Kether ou a coroa. Metatron também é às vezes equiparado a Thoth ou Hermes, autor das Tábuas de Esmeralda de Thoth - Como está acima, assim está abaixo - a fusão de polaridades no Ponto Zero. Mais propriamente, deve ser associado ao deus egípcio supremo Ptah, também conhecido como o Abridor.
A roda a que você se refere combina a simbologia da Cabala com as cartas do Tarô e os 22 caminhos da Árvore da Vida. A imagem é de uma roda de 8 raios com as vogais secretas do Tetragammaton (nome de deus) e as letras ROTA, que significa Roda - porém se você transpor as letras soletra "TARO". Existem outros símbolos esotéricos relacionados aos elementos e processos envolvidos. Você deve ser capaz de encontrar esta imagem em livros ou sites que tratam do Tarô. As conexões entre a Alquimia e a Cabala estão entre os mistérios mais profundos e vão para um estágio posterior do curso. Lista de nomes alternativos