segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Jesus na Cruz: 5 fatos históricos que conhecemos sobre a crucificação

 

Jesus na Cruz: 5 fatos históricos que conhecemos sobre a crucificação

Cruz

É difícil imaginar uma forma mais hedionda de pena capital do que a crucificação. No mundo antigo, acreditava-se que a crucificação era uma punição eficaz e era usada frequentemente quando um indivíduo estava sendo punido por roubo ou rebelião. Jesus morreu na cruz e enquanto sua morte é o ato de sacrifício final, é também uma das mais horríveis demonstrações de desumanidade.

Durante anos, teólogos e historiadores estudaram e juntaram as peças da morte de Jesus Cristo. Embora alguns eventos permaneçam não resolvidos e questionáveis, existem muitos fatos que sabemos.  É importante separar a verdade das teorias giratórias porque isso ajuda os cristãos a entender melhor por que o sacrifício de Jesus ainda é relevante e continua sendo um ato de fé que resiste ao teste do tempo.

1. A cruz foi um instrumento de vergonha.

1 Coríntios 1: 18-21 afirma: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios, e frustrarei o discernimento dos entendidos”. Onde está aquele que é sábio? Onde está o escriba? Onde está o debatedor desta era? Deus não tornou louca a sabedoria do mundo? Pois, visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sabedoria, aprouve a Deus, pela loucura do que pregamos, salvar os que crêem”.

A mensagem de salvação pela fé em um Salvador crucificado foi considerada loucura e Paulo se refere à cruz como uma pedra de tropeço. A crucificação de Cristo é um emblema da mais atroz das obscenidades humanas.  Uma pessoa, incluindo Jesus Cristo, foi pregada na cruz como um método de humilhação e constrangimento. Em última análise, a cruz é mais do que um material para a pena capital – é um símbolo público de indecência e indignidade social. No entanto, muitas pessoas sustentam a cruz como o símbolo inato do cristianismo – quando a realidade é que a cruz é onde Jesus foi envergonhado.

2. Jesus Cristo experimentou hematoidrose na cruz.

Registros mostram que São Lucas registrou o suor de Jesus se transformando em sangue. Clinicamente, isso é conhecido como hematidrose ou hemoidrose e é causado quando o sangue entra nas glândulas sudoríparas.  Esta é uma condição rara; no entanto, isso pode ocorrer quando um indivíduo está com dor física extrema ou em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

As lacerações rasgaram os músculos esqueléticos de Jesus e produziram tiras de carne sangrando – causando choque circulatório. A surra que Jesus recebeu antes de ser pregado na cruz é a causa da hemorragia.

3. Sabemos o que Jesus disse sobre a cruz.

Em Lucas, Jesus diz:

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem…”

Este ditado é muitas vezes referido como “A Palavra do Perdão”. É interpretado como a oração de Jesus pedindo perdão aos soldados que o crucificaram e aos outros envolvidos em sua execução. Mesmo quando ele estava comprometido com a morte, ele acreditava que a humanidade era possível de um bem maior e de segundas chances.

“Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.”

Tradicionalmente, essa frase é chamada de “A Palavra da Salvação”. O Evangelho de Lucas menciona dois ladrões sendo crucificados ao lado de Jesus. Os dois homens se chamam Dismas e Gestas. Um dos homens acreditava na inocência de Jesus. Jesus está dizendo aos dois homens que ele está ao lado deles e eles irão para o céu.

“Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.”

Isso é chamado de “A Palavra da Reunião” e muitos teólogos acreditam que esta é a proclamação de Jesus unindo-se a Deus Pai no céu. Estas foram as últimas palavras de Jesus e elas articulam a fé e a confiança absoluta de Jesus em Deus – apesar da morte horrível que ele está experimentando. Para os cristãos, este é o modelo de oração que todos devem adotar. No medo, na doença e mesmo na morte, Deus está no controle e nunca sairá do lado deles.

4. Os pregos não estavam nas palmas das mãos de Jesus.

Logisticamente, com a pesquisa e a ciência de hoje, sabemos que pregos nas palmas das mãos de um indivíduo não suportariam o peso corporal de um indivíduo sendo crucificado. Jesus morreu na cruz com pregos inseridos entre a ulna e o rádio. Obviamente, essa noção contradiz a descrição dos ferimentos de Jesus nos evangelhos.

Em João 24:39 afirma que Jesus teve as mãos perfuradas. Os estudiosos têm refletido sobre isso por anos, mas a realidade é que nenhum dos autores dos evangelhos foi testemunha direta dos eventos. O mais antigo dos evangelhos, que é o Evangelho de Marcos, data de c. 60-70 dC e isso é aproximadamente uma geração depois que Jesus morreu na cruz. Portanto, não é irracional acreditar que existem algumas imprecisões nos detalhes. Não há dúvida de que Jesus estava coberto de lacerações, sangue e inchaço, e um pequeno descuido sobre o local de inserção do prego é realmente um erro honesto.

5. A dor infligida a Jesus e Sua causa de morte.

Uma das perguntas mais frequentes sobre a crucificação de Cristo é: “O que Jesus passou na cruz?” Claramente, a resposta abrangente geral é uma dor extrema e indescritível. Mas é claro, com base na história das crucificações, que a crucificação em si não é o único motivo de sua morte.

Os espancamentos que levaram a ele ser pregado na cruz criaram lacerações no corpo de Jesus e criaram fitas de carne sangrando em todo o corpo.  Então ele teve que carregar a cruz – o que também é uma ocorrência debatida porque a cruz pesava algo em torno de 300 libras. No entanto, qualquer carregamento da cruz teria criado estresse no corpo de Jesus. Estar preso à cruz tornaria incrivelmente difícil e aparentemente impossível respirar porque a posição do corpo produzia um processo gradual de asfixia. O diafragma e os músculos internos de Jesus ficaram fracos e exaustos – quebrar suas pernas acelerou esse processo.

Os historiadores acreditam que Jesus esteve na cruz por cerca de seis horas. Normalmente, uma morte por crucificação leva de 18 a 48 horas; no entanto, no caso de Jesus, foi encurtado por causa da surra monstruosa que ele recebeu antes de ser pregado na cruz. Os cristãos devem se lembrar da dor e da vergonha que Jesus Cristo suportou, porque essa é a única maneira de seus corações não se cansarem e perderem a fé, quando enfrentarem obstáculos e oposição em sua vida cotidiana.