Dentro de um casamento hindu
Os casamentos tradicionais hindus são conhecidos por serem um espetáculo. Os casamentos contêm pelo menos 19 partes discretas, cada uma repleta de significado cultural e religioso. As núpcias altamente ritualísticas aconteciam tradicionalmente por um longo período de tempo. Muitos hindus que podem pagar uma cerimônia longa têm casamentos que duram quase uma semana. Esses casamentos longos tornaram-se menos comuns ao longo do tempo, à medida que as pessoas levam vidas cada vez mais ocupadas. Quando um casamento hindu deve ser abreviado, os rituais necessários podem ser realizados na noite anterior e no dia do casamento. A cerimônia mais curta possível, embora ainda inclua todos os rituais necessários, ainda levará mais de duas horas.
O casamento para os hindus é um momento extremamente importante. Para os homens, marca a transição da fase da vida de estudante para a de chefe de família. Assim que a cerimônia é concluída, o noivo é responsável por sua noiva e seu futuro juntos. Para uma mulher, um casamento marca sua transição para fora da virgindade. Tradicionalmente, ela deixa a família para se juntar à família do marido, e seu relacionamento com os pais se torna mínimo e formal. Quando os casais se casam, seu purushartha , ou “propósito de sua alma”, muda. Eles devem se concentrar em artha , ou abundância, e trabalhar para aumentar a riqueza, o poder e o status de sua família.
Os muitos rituais encontrados nos casamentos hindus remontam aos tempos antigos, e cada ritual tem um significado religioso que tem mais de 4.000 anos. Os casamentos hindus concentram-se na união das famílias da noiva e do noivo e as cerimônias tradicionais são conhecidas por sua beleza e cor. Tanto as noivas quanto os noivos costumam usar roupas coloridas, e as noivas hindus são conhecidas por usar desenhos intrincados de henna e joias ornamentadas.
Erros cometidos durante uma cerimônia de casamento também têm sérias consequências espirituais. O casamento é um dever obrigatório, a menos que uma pessoa se torne um renunciante e dê as costas a todos os confortos e prazeres da vida em favor da meditação e contemplação. Se certas partes de uma cerimônia de casamento hindu são ignoradas ou feitas incorretamente, o casamento não é considerado válido. Os hindus também acreditam que os laços formados durante o casamento não se dissolvem quando esta vida termina. Em vez disso, as almas do casal estão entrelaçadas por pelo menos sete reencarnações. O casal pode não se casar em todas as sete vidas, mas as duas almas trabalharão juntas para resolver questões cármicas na terra e garantir sua salvação mútua. Como tal, é extremamente importante que cada etapa de um casamento hindu seja realizada corretamente.
Ganesh Poojan
O Ganesh Poojan é uma invocação a Ganesha, o deus da sabedoria e da salvação. Ele remove todos os obstáculos da cerimônia de casamento para que ela possa ser realizada sem impedimentos. O Ganesh Poojan pode ser realizado alguns dias antes do casamento ou na noite anterior às núpcias.
Baraat
O baraat marca o início da própria cerimônia de casamento. O noivo e sua festa, também chamada de vara yatra , entram enquanto a família do noivo dança ao som do tambor Dhol. Tradicionalmente, o noivo entra em um cavalo branco, embora esse costume, compreensivelmente, nem sempre seja logisticamente viável.
Milni
Durante o milni, a família da noiva recebe o noivo e sua família. A família da noiva cumprimenta a família do noivo com akshat , um tipo de arroz; tilak , um ponto desenhado na testa; arati, um ritual que envolve um prato com uma lâmpada acesa; e uma troca de guirlandas.
Grahashanti
Antes do início da cerimônia, os nove planetas são invocados pelo nome. O futuro casal recebe bênçãos de cada planeta para sua vida conjugal.
Kanyadan
Durante este ritual solene, a noiva é oferecida ao noivo. Ela é conduzida por um irmão ou tio enquanto seus pais esperam com o noivo. Tanto a noiva quanto o noivo têm os pés lavados com água e leite para purificá-los para a nova vida juntos. Eles então mantêm as mãos abertas e o pai da noiva segura a mão aberta sobre as palmas das mãos. A mãe da noiva derrama água sobre a mão do pai da noiva, e a água cai nas mãos abertas da noiva e do noivo.
Hastamilap
A noiva coloca a mão direita na mão direita do noivo como parte do hastamalip. Um fio de algodão é enrolado várias vezes nas mãos do casal enquanto um padre recita versos sagrados. O fio pretende ser uma metáfora para o vínculo inquebrável de um casal. O fio de algodão é fino, delicado e facilmente se quebra sozinho, mas quando enrolado é durável e resistente.
Shilarohan e Laaja Homa
Durante este conjunto de rituais, a noiva escala uma rocha ou pedra para simbolizar sua vontade de superar dificuldades em seu casamento ou obstáculos que a impedem de cumprir seus deveres tradicionais. O noivo e a noiva então participam do sindoor . Sindoor é o momento em que o noivo pinta pela primeira vez a divisão do cabelo de sua nova esposa com pó de kumkum vermelho. Esta faixa vermelha é o símbolo tradicional de uma mulher hindu casada.
Pradakshinam ou Phera
O phera, também chamado de pradakshina, é uma parte crítica de qualquer casamento hindu. Durante este ritual, a noiva e o noivo caminham ao redor de um fogo sagrado sete vezes para simbolizar a caminhada da vida. O noivo conduz a noiva nas primeiras quatro circunavegações, e a noiva conduz o noivo nas três últimas. O sacerdote então chama as duas famílias para colocarem oferendas no fogo. No hinduísmo, o fogo é uma força purificadora e sustentadora da vida.
Sapta-Padi
Para o sapta-padi, a noiva e o noivo dão sete passos à frente e trocam um voto sânscrito a cada passo. O primeiro voto trata de comida, o segundo de força, o terceiro de prosperidade, o quarto de sabedoria, o quinto de progênie, o sexto de saúde e o último de amizade. Depois que esses sete passos são dados, um nó matrimonial simbólico é amarrado.
O sapta-padi e o phera são as partes mais importantes da cerimônia de casamento hindu. O phera lida em grande parte com o aspecto espiritual do casamento, mas o sapta-padi é a parte legal da cerimônia. Sem essa troca de votos, o casamento não é reconhecido como válido.
Surya Darshan e Dhruva Darshan
Depois que os votos são trocados, o padre orienta os noivos a olharem para o sol para serem abençoados com vida criativa. O casal é então instruído a olhar para Dhruva, a estrela polar. Dhruva nunca se move ou oscila no céu noturno. A noiva e o noivo reconhecem isso e resolvem permanecer tão firmes em seu casamento quanto Dhruva é nos céus.
Ashirvada
Durante este ritual, o casal recém-casado é abençoado pelo sacerdote e pelos anciãos presentes. Aos novos marido e mulher deseja-se uma longa e próspera vida conjugal, e a cerimónia está concluída.
Embora os casamentos hindus tradicionais compartilhem a mesma estrutura básica, as tradições variam em toda a Índia. Cada região tem seus próprios costumes, e um seguidor do deus Shiva pode usar palavras rituais diferentes de um seguidor do deus Vishnu. Dito isto, as antigas escrituras sagradas hindus, os Vedas, ainda formam o coração dos casamentos hindus, e todos os ritos e rituais nos casamentos hindus se concentram em unir as duas famílias. Afinal, unir duas almas únicas é o espírito de todo casamento.