O hinduísmo tem mais de um bilhão de adeptos, a maioria dos quais vive na Índia, embora também existam muitos hindus que vivem em outros países.
Mais de 320.000.000 hindus vivem nos Estados Unidos, e mais de 250.000.000 hindus chamam o arquipélago indonésio de sua casa. Dito isto, apenas três países no mundo têm populações onde a maioria das pessoas se identifica como hindu: Índia, Nepal e Maurício. Enquanto a Índia tem mais pessoas que se identificam como hindus vivendo dentro de suas fronteiras, o Nepal é na verdade o país que tem a maior porcentagem de sua população composta por hindus. Mais de 81% dos nepaleses se identificam como hindus. A Índia, por sua vez, tem uma população que é 79% hindu. A população das Maurícias é pouco menos de 50 por cento hindu.
O hinduísmo não tem um único fundador, e grande parte de sua história inicial foi perdida com a passagem do tempo. O que a história sobreviveu aos milênios passou a ser envolto em mitologia, mas a linguagem sagrada do hinduísmo permaneceu inalterada. Os Vedas, sem dúvida o mais famoso dos textos sagrados do hinduísmo, foram preservados em uma tradição oral. Ao contrário de muitos textos, no entanto, as palavras dos Vedas não eram o foco central, mas os sons reais da recitação dos Vedas. Esses sons eram considerados ecos da própria criação e precisavam ser continuamente replicados para garantir que o mundo não chegasse ao fim. Como tal, o hinduísmo conseguiu preservar o som do sânscrito antigo.
Além de preservar com sucesso uma língua antiga, os hindus têm muito do que se gabar quando se trata de sua religião. Aqui estão as cinco melhores coisas sobre ser hindu.