Rosa Malandra
Malandra de beleza inigualável, muito centrada em seus trabalhos, extremamente tradicional e exigente com seus médiuns.
Rosa Malandra
Malandra de beleza inigualável, muito centrada em seus trabalhos, extremamente tradicional e exigente com seus médiuns.
Entidade que tem fundamentos muito antigos, podendo "baixar" em umbandas sagradas, macumbas antigas, porém, também é popular em encantarias, batuques e principalmente no seu lugar de origem : Culto de Jurema.
Apesar do nome "Malandra", ela é fundamentada inicialmente na Jurema sagrada, tendo como parceria espiritual o mestre Zé Malandro. É importante não confundir os mestres da Jurema com os Malandros Urbanos (Sul/Sudeste), apesar do nome Malandro, a designação trazida por eles no catimbó é completamente diferente das entidades contemporâneas (100 anos de existência) que nós temos aqui.
Tendo isso esclarecido, existem trabalhos divergentes entre todas elas, se acentuando o fato de serem tradicionais, faceiras e rígidas com suas médiuns, isso é comum em todas as faces de trabalho.
Pertencente à Falange das Rosas, essa Malandra tem apreço por batucadas, bebida bem servida e felicidade nos cultos, é raríssimo seu trabalho como Mestra Curandeira, a não ser que o problema do assistido seja amor. É uma grande Curandeira dos assuntos do coração, trazendo lições como perdão, amor próprio, poder pessoal e melhora de auto estima.
É uma das mais antigas entidades dessa falange, sendo fundamentada como uma Malandra muito vaidosa, com palavras doces para seus devotos e aconselhamentos aos que buscam uma palavra amiga. Não tem preconceitos, abrigando todos aqueles que têm fé e respeito por seu trabalho espiritual. Gosta das coisas arrumadas (característica típica da falange), com tudo organizado, perfumado e seguido a risca com seus ensinamentos.
Eu conheço inúmeras Malandras da Falange das Rosas, mas elas são muito fechadas, quase não autorizam falar sobre elas. Um rapaz me mandou email há muito tempo pedindo, só hoje pude contar um pouco. Esse texto obviamente está reduzido, não devendo ser generalizado. Os fundamentos do catimbó são preservados aos que são do culto e as explicações de umbanda estão aqui expostas de maneira geral. O estudo deve ser individual, desenvolvendo um a um, eu trabalho assim.
Autoria : Priscila de Iemanjá - Administradora do Blog Malandros e Malandras.
Imagem meramente ilustrativa.
Espero que vocês tenham gostado !
Saravá Rosa Malandra!
Acosta Mestra !
Salve a Malandragem!
Esse texto é proibido para cópias parciais ou integrais, não podendo ser reproduzido em nenhum meio. É proibido leituras externas, cópias de trechos, fotocópias ou reprodução sem autorização expressa da autora. (Registro em 19/02/2020).