Oferendas - Comidas de Santo
As religiões afro-brasileiras surgiram após a junção da cultura de diversos povos africanos trazidos para o Brasil, escravizados. Elas possuem influências de religiões vindas da Europa, como o Catolicismo e a Doutrina Espírita. Além disso, elas possuem características específicas de cada região do país.
Por quase 400 anos, mais de 3 milhões de africanos, de diferentes etnias, chegaram ao Brasil escravizados.
Eram africanos de etnias iorubá, fons, éwés, congos, quimbundos macuas e muitas outras. Cada qual com sua própria religião e cosmogonia.
Como as religiões foram se formando em diversas regiões e estados do país, elas foram aderindo formas diferentes umas das outras, inclusive os nomes.
As que mais se destacaram na época, assim como nos dias de hoje, são o Candomblé e a Umbanda. Além dessas, outras religiões também possuem características africanas, como Xangô e Jurema, também conhecida como Catimbó.
Quando se fala em sincretismo no Brasil, logo se associa às religiões afro-brasileiras, pois foram construídas após a colonização.
Aprendemos e absorvemos muitas formas de “agradarmos” tudo o que é sagrado.
cantos ou pontos cantados, pontos riscados, que representam a identidade das entidades, e, também, ofertas. As ofertas são, para nós, as oferendas.
Em diversas religiões, o “ato de ofertar” é um ritual importante de entrega e, principalmente, de agradecimento.
O ritual é realizado com muita concentração, devoção, orações e muito amor. Assim, preparamos as “comidas” para ofertar aos Orixás.
Hoje estamos mais atentos e preocupados em preservar o meio ambiente que, aliás, são os pontos de força e energia dos Orixás.
Estamos preocupados em não promover desperdícios, quando tantos passam dificuldades. Estamos mais conscientes que o ATO do preparo da “comida de Santo” é o que realmente importa.
Não é um procedimento mecânico, obrigatório ou automático. É importante que o médium estude, conheça os alimentos e os elementos que usamos para cada orixá.
Respeitando sempre a orientação que cada Casa de Santo recebeu de seus mais velhos ou de seus mentores, e principalmente, sem querer impor nada, vamos aqui mostrar as oferendas que fazemos. Lembrando que se a oferenda for feita com amor e devoção será uma oferenda linda!
Você também pode ofertar para qualquer Orixá um lindo e enfeitado balaio de frutas. O importante sempre será a intenção e sua devoção.
ORIXÁ YEMANJÁ
Canjica Com Camarão – Ebôya
Material Necessário:
Canjica Branca cozida
Azeite Doce
Camarão Seco Socado
Cebola Ralada
Camarão Fresco
Modo de Fazer:
Refoga-se a cebola sem deixar escurecer, acrescente o camarão seco socado no pilão, coloque os camarões frescos e misture até o camarão (fresco) ficar avermelhado. Depois coloca a canjica e misture bem.
Para a oferenda ficar bem bonita, colocamos o Ebôya numa forma decorativa e deixe esfriar. Desinforme, enfeite com camarões, flores conchas ou outros elementos de Yemanjá.
Amalá de Xangô
Material Necessário:
1kg de quiabo
Azeite de dendê
Mel
2 cebolas grandes
100 gr de camarão seco
Modo de Fazer:
Separe alguns quiabos e uns camarões grandes para enfeitar. O restante do quiabo corte em rodelas bem fininhas, pique as cebolas refogue com o azeite de dendê. Junto os camarões e vá mexendo. Quando estiver uma mistura uniforme junte o quiabo picadinho em rodelas. Misture tudo muito bem e desligue o fogo.
O ideal é que você coloque numa gamela (vasilha de madeira, de vários tamanhos, em forma de alguidar).
Milho para Oxossi
Material Necessário:
Milho Vermelho (galinha)
Ervilha
Camarão Seco Socado
Cebola Ralada
Camarão Fresco
Modo de Fazer:
Cozinhe o milho vermelho levemente e reserve.
Refogado a cebola ralada, o camarão seco no azeite de dendê. Separe em duas partes.
Junte o milho na metade do refogado e a ervilha em na outra metade.
Enfeite com fatias de coco sem casca ou com a palha verde do milho. Pode colocar dentro de um coco verde e enfeitar com samambaias.
Balaio de Frutas
Local para ofertar
O maior ponto de força de Mãe Yemanjá é o mar. Portanto, você pode levar essa oferenda para uma praia, com pouco movimento, para que você consiga se conectar. Lembre-se de utilizar objetos biodegradáveis (pratos) para não poluir seu habitat natural. Isso, também, é respeito.
Coloque para Xangô numa linda pedreira, para Oxossi na mata, para Ogum na campina, para Oxum na Cachoeira, o importante é que você escolha um local na Natureza.
O Parque Ecológico dos Orixás é um espaço destinado para isso também.
Estrada Velha da Estrela nº 2322 - Raiz da Serra - Magé - RJ
Também podemos ofertar no Solo Sagrado da nossa Casa de Santo. Abrimos uma esteira de palha no chão, cobrimos respeitosamente com uma toalha branca e colocamos a oferenda. Você pode incrementar com outros elementos como: velas, fitas, flores e água.
Em nossa Casa, durante todo o preparo de uma oferenda, acedemos uma vela com um copo d’água, procuramos utilizar materiais naturais para o preparo das comidas ritualísticas (panelas de barro, colheres de pau, travessas de madeira ou louça), e entoamos, o tempo todo, cânticos e orações.