Nesta postagem vamos tratar sobre a falange de Exu Veludo, tentando interpretar suas forças e linha de atuação, através de uma perspectiva umbandista e esotérica.
Primeiramente o nome, Veludo: veludo é o nome de um tecido macio e bonito, que possui um certo brilho; esse já foi um tecido utilizado pela nobreza, sendo considerado um símbolo de status e riqueza; existe também a expressão “voz de veludo”, referindo-se a pessoas que têm lábia, que sabem convencer os outros. Dessa forma, podemos inferir que Exu Veludo atua em questões diplomáticas, que envolvem negociação; ajudando dessa forma em negócios, finanças e até em assuntos amorosos; a energia de Veludo pode ser magnética, neutralizadora e equilibradora.
Exu Veludo pode ser, em princípio, associado ao reino da Lira no astral, mas por ser diplomático e elegante, tem trânsito em todos os outros reinos, podendo absorver essas características em seu título: Exu Veludo da Kalunga, da Encruzilhada, etc. Associações com o axé dos Orixás podem ocorrer com Oxum (charme, magnetismo, diplomacia) e Xangô (nobreza, charme).
Exu Veludo tem características energéticas e arquetípicas que podem confundir ou causar um mal-entendido, pois sua presença pode ser agradável, mas suas energias são densas e trevosas, e seu reduto, geralmente, fica em zonas profundas do astral; isso não define maldade ou bondade, apenas aspectos energéticos.
Essas foram nossas considerações sobre a falange de Exu Veludo