Energia Chi, Qi, Ki, Energia Vital
O conceito de Chi…
O significado etimológico do ideograma qi (” 氣”) na sua forma tradicional mais conhecida é uma imagem do “vapor ( 气) subindo do arroz ( 米) enquanto cozinha”. É frequentemente traduzido como “ar” ou “respiração”, por exemplo, o termo chinês que significa “respiração” é tiānqì, ou a “respiração do céu”. Concepções filosóficas do qi são encontradas desde o início da história registada do pensamento chinês. Referências ao Qi ou conceitos filosóficos semelhantes relativos a um tipo de energia metafísica que permeia e sustenta os seres vivos são encontradas em vários sistemas de crenças, presentes em culturas de todo o mundo, especialmente na Ásia.
Uma das mais importantes figuras da mitologia chinesa é Huang Di, ou o Imperador Amarelo. Ele é considerado um herói cultural que colectou e formalizou muito do que subsequentemente se tornou conhecido como medicina tradicional chinesa.
A compreensão do conceito de Qi é um fundamento desta forma de medicina tradicional. Apesar do conceito de qi ser muito importante em diversas filosofias orientais, sua descrição é variada e inclui aspectos conflitantes entre as diferentes versões. Algo natural considerando-se os milhares de anos, os diversos países e grupos sociais que participam da elaboração desta tradição. Uma questão significativa é a de se o qi existe como uma força separada da matéria, se o qi surge a partir da matéria ou se a matéria surge do qi. Alguns budistas e taoistas são a favor do terceiro conceito, alguns budistas acreditam que a matéria é uma ilusão.
Os neoconfucionistas assumem outra posição: criticam a noção de que o qi exista separado da matéria, acreditam que o qi emerge das propriedades da mesma. A maioria das teorias do qi como uma metáfora das propriedades físicas fundamentais do universo foram sistematizadas e promulgadas nos últimos milhares de anos pelos neoconfucionistas e transmitidas com o apoio das dinastias chinesas.
O Chi é a força da vida, a energia imaterial omnipresente que no seu fluxo anima todos os seres vivos e permeia o Universo, ligando todas as coisas como um todo. A energia Chi ou energia vital é a energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia.
Para os chineses o Chi é percebido funcionalmente pelo que faz. Esta energia tem tantas designações quantas as culturas existentes; por exemplo, os Russos chamam-lhe Energia Bioplasmática, os Hunas da Polinésia chamam-lhe Mana, os Índios Iroqueses Americanos chamam-lhe Orenda, na Índia chama-lhe Prana, nos Países Islâmicos designam-na por Baraka e por Chi na China.
O Chi é uma energia que circula livremente alimentando os ambientes e os seres deste fluxo de energia vital. Sem o fluxo de Chi não existiria vida no planeta. Porém estados de desarmonia física, mental, espiritual e / ou emocional levam a que a passagem do Chi seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças. Enquanto um ser está vivo, possui força vital circulando-o e cercando-o; quando o Chi deixa o organismo, a vida cessa. Se a sua força vital está fraca, ou se existe bloqueios no seu fluxo, você se sentirá mais fraco, deprimido e estará mais vulnerável a doenças. Quando está alta, e a fluindo livremente, dificilmente adoecerá e sentir-se-á forte, confiante e preparado para enfrentar a vida.
O equilíbrio da nossa energia Chi, é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor-próprio e auto-estima, de entre outros factores. Recebemos Chi pelo ar que respiramos, pela nossa alimentação, a luz solar e pelo sono. É possível também aumentar o nosso Chi através de exercícios físicos, técnicas de respiração e de meditação.
O Chi é usado por atletas das marciais no seu treino físico e desenvolvimento espiritual.
É usada em exercícios de respiração meditativos chamados Prana-yama, e pelos xamãs de todas as culturas para adivinhação e ciência, manifestação e cura psíquicas. Todos os terapeutas holísticos trabalham com a energia Chi, embora cada um a chame e a entenda como quiser. Os efeitos orgânicos que muitos atribuem à energia Chi são considerados até mesmo pela medicina moderna.
O fluxo de Chi sobre um organismo é diretamente proporcional à qualidade dos pensamentos e sentimentos do indivíduo. São os nossos pensamentos e sentimentos negativos que causam interrupções no fluxo de Chi no nosso corpo. Os locais onde pensamentos e sentimentos negativos se concentram são onde o fluxo de Chi se restringe.
Nesses pontos o organismo funciona mal e podem surgir doenças. Mesmo a medicina ocidental moderna reconhece a influência da mente sobre a condição orgânica e muitos médicos ocidentais apontam 98% das doenças como consequência direta ou indireta do estado de espírito do doente.
Deve ser compreendido que a mente não existe apenas no cérebro; este é apenas seu centro funcional, mas o sistema nervoso estende a consciência e subconsciência a cada órgão e tecido do corpo. Ademais, a parapsicologia sabe que a mente se estende num subtil campo de energia de cerca de 60 a 90 centímetros chamado Aura. Por causa disso, não se pode analisar separadamente a mente do corpo, já que estão ligados. Tal como o estado da mente é influenciado pelo estado do corpo, este é influenciado pelo estado de espírito.
No Extremo Oriente, a compreensão e controlo do fluxo do Chi (energia) é a base de sistemas de cura tradicionais como, por exemplo, a Acupunctura, e ainda artes marciais, como o Tai Chi, o Qi Kung. Pelo que, nestas artes os exercícios que realizam visam desenvolver e aumentar o nosso Chi ou Energia de Vida. Opte por uma modalidade que vá de encontro às necessidades do seu corpo e da sua mente.
Existem três fontes de Chi em nós…
- 1ª) Vem de nossos pais, que nos transmitiram o Chi Original, ou Pré-Natal, na hora da concepção, este Chi é o responsável por nossa constituição física e fica armazenado nos rins.
- 2ª) Fonte é o Chi dos grãos e líquidos, ou seja essa fonte é dependente de nossa alimentação é a essência absorvida dos alimentos, metabolizada e transformada em energia útil que será utilizada nos trabalhos celulares em geral.
- 3ª) Fonte de Chi vem do Ar, conseguimos absorver através da respiração feita pelos pulmões, uma boa mecânica respiratória promove uma boa captação do Chi do ar, daí a importância de se respirar direito, de não fumar ou de morar em uma região que o ar é mais puro livre de poluição.
Dentro de nós o Chi assume uma variedade de funções, entre elas cinco se sobressaem que são:
- Ele é fonte de tudo que se movimenta em nosso corpo.
- Ele nos aquece.
- Nos protege contra agentes patogênicos.
- Governa a retenção de substâncias e mantém os órgãos no lugar.
- Garante a harmonia das transformações internas.
O Chi circula livremente no universo e dentro de nós, quando seu fluxo é impedido, retido ou bloqueado, surgem as desarmonias que se manifestarão no plano mental, emocional e chegará ao plano físico como dor ou doença. O problema é que vivemos em ambientes propícios ao surgimento de bloqueios, e pior não fazemos por onde recuperar a harmonia e o livre fluxo do Chi.
Não nos alimentamos corretamente na correria do dia a dia, não nos exercitamos com a intensidade e a frequência necessária para manter a saúde, nem ao menos nos damos conta de respirarmos corretamente durante o dia, nossa respiração é mecânica curta e insuficiente para nutrir bem nosso organismo de Chi.
O estado de homeostasia orgânica não é algo estático, na verdade nossa homeostasia é extremamente dinâmica, nosso corpo está sempre reagindo tentando voltar ao estado de equilíbrio mais adequado para as situações do momento.
Qualquer desequilíbrio de alguma função orgânica pressupõe a intervenção do próprio organismo para corrigi-la ou cuidados médicos para corrigi-la …
Um exemplo, se entrarmos em um ambiente frio começamos a tremer, esses tremores são uma tentativa do nosso corpo aumentar ou manter nossa temperatura, se entrarmos em um ambiente muito quente começamos a suar, o suor é uma tentativa de resfriamento do nosso corpo. Se estamos frente uma situação de perigo, nosso organismo libera a adrenalina e o cortisol, substâncias que promovem reação de luta ou de fuga.
Existem tantas ações nas tentativas de se aproximar do estado de equilíbrio que não seria prudente tentar enumera-las aqui, no entanto o que fica claro é que para ocorrerem necessitam de energia ou seja do Chi. O tempo todo estamos consumindo essa energia porém não a repomos na mesma medida que gastamos.
Ficamos doentes, físico ou mentalmente, envelhecemos mais rápido, perdemos o nosso humor, tudo isso dia pós dia, sem ao menos nos darmos conta que, medidas simples podem nos recarregar dessa maravilhosa energia.
O que fazer?
Comece pela alimentação, você é o que come, se ingere alimentos poucos sudáveis, verá o reflexo em seu corpo e em seus pensamentos. Dê preferencia a alimentos ricos em nutrientes, coloque os cinco sabores nas refeições do dia, são eles o sabor ácido, amargo, doce, picante e salgado, tudo com bastante prudência é claro.
Respire de forma adequada, dedique um tempo de seu dia para uma meditação ou uma pratica corporal onde a respiração é priorizada, isso oxigenará melhor suas células, seu cérebro e pode trazer um grande impacto positivo na sua vida. Posso ser mais direto, pratique Lian Gong em 18 Terapias, é uma ótima ginástica que beneficia a respiração e faz circular o Chi.
Cuide de seus Rins, beba mais água ao invés de álcool, ingira frutas ricas em água, crie o hábito de andar com uma garrafinha, dessa forma fica mais fácil saber a quantidade de água ingerida no dia.
Busque um estilo de vida voltado ao beneficiamento do Chi, pois enquanto tiver Chi circulando de forma livre em você a vida também circula livre. Pense nisso e se cuidem-se sempre!
Tipo de Energia Ki…
O Qi na Medicina Tradicional Chinesa…
ENERGIA VITAL, segundo a medicina chinesa e as constatações ocidentais através da máquina Kirlian, o corpo humano possui meridianos energéticos – ou linhas – distribuídos no nível subcutâneo. Esses meridianos têm seus terminais principais nas extremidades do corpo, ou seja, nos pés e nas mãos.
As técnicas orientais de tratamento de doenças – como shiatsu, do-in, moxabustão e acupuntura – utilizam os pontos ao longo dos meridianos do corpo, das mãos e dos pés para reequilibrar a energia do organismo.
Conforme diz o mestre Juracy Cançado: A energia que corre por esses canais é denominada ki, que para os orientais resulta da combinação de duas forças opostas: yang (ativa ou positiva) e yin (passiva ou Negativa), criadas continuamente do tao (unidade primordial ou origem do Universo).
- Yang e yin são dois princípios antagônicos que se atraem e geram a energia concretizadora da matéria e de todos os seres vivos. Isso se compara à teoria da Grande Explosão, respaldada pelos cientistas para explicar a origem do Universo.
- Yin e yang geram movimentos de contração e expansão, correspondendo às forças centrípeta e centrífuga, respectivamente. São a pulsação do Universo. Essa pulsação propaga a energia que, por sua vez, dispersa-se e condensa-se, criando e modificando a matéria.
A teoria da Medicina Tradicional Chinesa afirma que o corpo tem padrões naturais de Qi que circulam por canais denominados meridianos em Português. Não é possível entender completamente o conceito de Qi em Medicina Tradicional Chinesa sem compreender também o conceito de Yin e Yang, já que os teóricos da Medicina Tradicional Chinesa, como Zhang Zai (1020-1077 d.C) e Xun Kuang (313-238 a.C.), consideravam Qi como uma coisa material e imaterial ao mesmo tempo, e que tem capacidade de se manifestar de diferentes formas, dependendo apenas de sua tendência para Yin ou Yang.
Sintomas de diversas doenças são atribuídos a bloqueios, desequilíbrios e rupturas no movimento da energia vital através dos meridianos, assim como às deficiências e desequilíbrios do Qi nos vários órgãos e vísceras Zang Fu.
A Medicina Tradicional Chinesa geralmente procura aliviar estes desequilíbrios ajustando a circulação do Qi no corpo empregando diversas técnicas terapêuticas, por exemplo:
- a tratamentos com medicamentos à base de ervas,
- a alimentação baseada na Teoria dos Cinco Elementos,
- os treinos físicos como o qigong, o Tai Chi Chuan e outras artes marciais que incluem o conceito de Chi entre seus princípios filosóficos e o trabalham tanto para a autodefesa como para assegurar a saúde,
- a massagem Tui Na como método efetivo para desfazer bloqueios e revigorar o paciente,
- a Acupuntura, como método para redirecionar ou equilibrar o qi através de finas agulhas de metal inseridas na pele.
O Qi (Chi) nas artes marciais…
Qi é um conceito fundamental compartilhado por diversas artes marciais de origem oriental, é destacado especialmente nas artes marciais internas (Neijia) de origem chinesa, que incluem entre outras o Tai Chi Chuan.
É também um dos fundamentos básicos das práticas de Qigong, exercícios de origem chinesa para ampliar a energia vital que também são praticados fora do contexto das artes marciais como métodos para manter e recuperar a saúde.
No contexto das artes marciais internas a existência do Qi normalmente não é questionada, é tratada como um fenômeno que pode ser experienciado e testado por aqueles que se dedicam a estes exercícios. A prática é considerada fundamental para desenvolver a compreensão do Qi, é considerado um fenômeno que não pode ser explicado apenas através de palavras.
Existem mestres de qigong que alegam ser capazes de manipular seus adversários a distância através do Qi. Muitos praticantes de artes marciais duvidam da veracidade de tais demonstrações. Uma história clássica é a de dois oponentes que se cumprimentam antes de uma luta, sentindo seus respectivos Qi, assim o que tinha a energia mais fraca desiste da luta sem que se tenha trocado qualquer golpe.
Algumas escolas também atribuem a este conceito um aspecto metafísico ou espiritual (que em alguns contextos assume também um carácter religioso). O local de origem a partir de onde o Qi circula pelo corpo do seria uma área no abdómen, denominada Dantian/Tan tien (significa em chinês campo de cultivo).
O conceito de Qi é por vezes expandido para incluir também a energia exterior que vêm do Céu e da Terra, Ching Sheng Li.
Os princípios biológicos e físicos que garantem os resultados destas práticas começam a ser estudados atualmente, como explicação inicial pode ser considerada uma combinação dos seguintes aspectos:
- poderosas técnicas de visualização,
- relaxamento absoluto, que pode afetar a maneira como os músculos funcionam,
- adequação da postura corporal,
- eficácia da respiração ampliada,
- efeitos subtis sobre o sistema nervoso,
- e também desenvolvimento da capacidade de afetar a mente do parceiro/adversário.
A saúde depende da respiração…
Faz menos de um século que a grande maioria dos chineses veio a conhecer energia elétrica. Eles não tinham muito conhecimento nessa área mas há mais de três mil anos sabiam dos benefícios da respiração correta e da definição da energia universal: Qi, Chi, Ki ou prana.
Imagine os tibetanos, que desde 1948 estão sob ocupação e ainda vivem com lamparinas à base de óleo animal e vegetal, mas já tinham tratados de medicina, de fitoterapia e de psicologia. Essa informação serve para valorizar ainda mais todo o conhecimento sobre medicina em geral, vindo dessas civilizações antigas, repassado pelos xamãs, monges, monges-médicos, diretamente conectados com a espiritualidade porque não havia ciência do jeito que ela se define hoje no Ocidente. Isso é difícil de ser entendido por algumas camadas da sociedade brasileira, especialmente as elites da medicina oficial por causa de uma falha na nossa cultura, por causa da nossa idade: Temos cerca de 500 anos e não herdamos um conhecimento mais profundo dos nossos antepassados indígenas, que não conheciam a escrita, e já avançamos muito no conhecimento da energia como um todo, até nuclear, sempre importado, e ainda falta muito.
Eles sabiam o que era energia universal e a ela deram o nome de Chi ou Qi em chinês, ki em japonês e prana nas línguas indianas. O estudo do Qi é parte essencial da medicina oriental e de todas as terapias vindas do Oriente como acupuntura, Chi Kung (QiQong), Reiki, massagem medicinal, fitoterapia. Qi é a energia que vem do ar e alimenta a todos os seres vivos, inclusive plantas, minerais, animais.
No ser humano, além do Qi que vem do ar e respiramos, existe o Qi herdado dos nossos pais, e o Qi de tudo que comemos ou bebemos – coisas fritas e supercozidas perdem o Qi. Cada órgão humano tem um Qi diferente, que interage com os demais. O Qi do ar e o Qi dos alimentos se misturam e então é chamado de Qi do Fogo (ou Fogo do Qi, o elemento Fogo). É o Qi do Fogo que nos faz viver e esse Qi precisa ter qualidade, tanto do ar que respiramos quando dos alimentos que ingerimos (e a relação com os cinco elementos).
Pessoas que respiram mal ou não sabem respirar e ou comem mal produzem baixa qualidade de energia (Qi do Fogo) e assim se candidatam ao enfraquecimento e às doenças. Aqui os praticantes de Reiki logo compreendem porque a terapia precisa de uma iniciação: porque o KI do Rei-Ki é outra corrente eletromagnética de Qi, que só é repassada através da iniciação, feita por um mestre credenciado.
Uma pessoa não-iniciada pode transmitir apenas o Qi do ar e dos alimentos, mas não o Qi eletromagnético da cura. Esse eletromagnetismo vem pelo ar e se transforma na mente. É sutil, isto é, não é material, é transmissível e está relacionado ao espírito (Shen, em chinês). O praticante de Chi Kung, ou uma pessoa não iniciada em Reiki, pode transmitir energia para outra pessoa com a finalidade de equilibrar um órgão físico e essa energia é a que ele treinou através dos exercícios de Chi Kung, isto é, a energia Qi dele mesmo – do ar e dos alimentos. A agulha de acupuntura ativa a energia Qi física.
Quem não sabe respirar? Aquelas pessoas que respiram pelos pulmões! Sim, a respiração correta não é pelos pulmões e sim pelo diafragma. Todos os bebês nascem respirando corretamente pelo diafragma, isto é: quando respiram a barriga aumenta, quando exalam a barriga encolhe. São os pais e educadores que fazem a criança começar a respirar erradamente. Lembrem-se das aulas de educação física, onde os instrutores diziam: respirem, encham o pulmão de ar!
A respiração pelo pulmão torna esse órgão deficiente nas suas principais funções, entre as quais, misturar o Qi do ar com o Qi dos alimentos e enviar essa energia para o coração (Qi do Fogo do Coração), que a transporta para todo o corpo.
Este texto é para o público em geral, então não explicarei com detalhes esse processo que é mais complexo ainda. Basta saber que se a respiração não é realizada corretamente o dióxido de carbono que vem no ar e respiramos não é expelido corretamente pelo sangue e é revestido para o adoecimento. Quando o diafragma faz a respiração, a energia universal vital Qi percorre toda a circulação e alimenta todas as células e órgãos do corpo. Nunca é tarde para re-aprender a respirar usando o diafragma: respira e empurra a barriga para a frente. Expira e empurra a barriga para dentro. Com a prática o corpo reaprende e a diferença na qualidade de vida é enorme, inclusive mental.
Deficiência respiratória, herdada ou nos idosos, é exatamente porque o pulmão perdeu a força e o diagrama nunca foi utilizado corretamente. Então, ensine às crianças a respirar. O pulmão é quem ajuda no movimento dos demais órgãos. É Qi quem comanda o sangue. A energia Qi percorre o sangue como se fosse uma aura.
Quando Qi é eficientemente trabalhado entre diafragma e pulmão, a pele se renova e a imunidade aumenta. Quando Qi é deficiente afeta todos os líquidos do corpo: incontinência urinária (deficiência do Qi dos Rins), excesso de suor, inclusive noturno (deficiência do Qi do pulmão), corrimento vaginal (deficiência do Qi do Baço), problemas musculares. Depressão, ansiedade e problemas mentais estão diretamente relacionados pela deficiência Qi, por má alimentação e má respiração. Congestionamento das vias respiratórias deve ser tratado com fitoterapia e exercícios físicos ao ar livre, em área livre de poluição, e pode ter outras implicações, quase todas elas emocionais – falta de vontade de viver, medo, angustia prolongada… Má alimentação significa falta de frutas, verduras, legumes, proteínas cozidas.
A respiração errada ou o congestionamento dos pulmões por ar impuro, fumaça, fumo, etc., é responsável por doenças degenerativas, envelhecimento, perda de memória, problemas emocionais profundos. Fumantes podem ter longa vida, mas sem qualidade, só vegetam. Daí porque viciados em maconha e em outras drogas são profundamente afetados na saúde mental e física.
- A emoção está diretamente ligada à respiração porque o nosso corpo foi feito para respirar oxigênio. A má respiração ou a falta de oxigênio gera confusão mental, insônia, pesadelos, sonhos em excesso, falta de clareza nos pensamentos, incapacidade de ver a realidade de si mesmo, dor-de-cabeça e irritação – o Fogo não circula corretamente ou simplesmente pára.
- A emoção também se relaciona com os órgãos internos, por exemplo: Raiva retira a energia Qi do fígado; Medo retira a energia Qi da Bexiga e dos Rins. Isto é, pessoa que tem infecção constante nessa área pode ter passado por traumas prolongados ligados ao medo. O Dr. Jwing-Ming, autor do livro “As raízes chinesas do Qiqong” diz que “para regular as suas emoções, a equilibrar a mente, e ter uma longa vida com qualidade, você precisa respirar corretamente”. Comece a treinar isso hoje e depois de diga os resultados positivos.
COMO USAR A ENERGIA CHI….
Há muitos nomes para a energia chi. Alguns chamam de energia vital, cósmica, Deus ou energia universal. É a energia que nos da vida, pois ela que faz fluir cada processo de nossos corpos. Se não tens o costume de meditar e não é tão envolvido espiritualmente, é provável que não esteja sabendo dessa energia e como ela opera de dentro de ti. De qualquer forma quando vais avançando espiritualmente* você pode sentir os movimentos dessa energia vital.
COMO DIRECIONAR ENERGIA CHI……
Ao se tornar ciente da do movimento da energia chi em uma área em particular do seu corpo, você deve apenas focar naquela área, e então, focar no seu o terceiro olho, imagine a energia indo até outra área. A energia ira onde você direcionar para ir.
Então você deve ver a energia focada onde você sente que ela está, e então ver ela fluindo para outra área. Você pode imaginar esse processo como um pensamento, um semi-transparente branco circular está fluindo de dentro de algum lugar do corpo, ou você pode direcionar a energia chi para dentro* do seu corpo sem ser circular. Não faz nenhuma diferença como você visualiza – sua intenção faz o truque.
COMO USAR A ENERGIA CHI PARA EMPURRAR OBJETOS…
Você não será capaz de empurrar objetos com a energia chi de primeira. Você precisara aprender a concentrar sua energia chi e direcioná-la em objetos o que pode levar um longo tempo. você pode empurrar objetos usando a energia chi com sua intenção.
Não deve haver nenhum pensamento em sua mente além do de que você deve canalizar energia através de você para o objeto. Você deve focar completamente no objeto e direcionar sua energia até que o objeto* mova. quando começar a mover, direcione o movimento com sua mente.
*Pesquisem sobre Psy Wheel (N. do T.)
COMO USAR ENERGIA CHI AO MANIFESTAR DESEJOS..
A mesma energia que empurra objetos pode ser usada (e é) para manifestar seus desejos. De qualquer forma é muito mais fácil usar a chi para manifestar desejos do que empurrar objetos. Você simplesmente tem de focar com solenidade no seu objetivo e ter fé de que irá se manifestar.
É preciso esperar que essa manifestação irá materializar e ser aberta para qualquer inspiração ou ideia. Uma vez que ganhou inspiração para fazer algo, faça logo de uma vez por todas, que isso se tornara uma rápida manifestação daquilo que você objetivou.
COMO DIRECIONAR ENERGIA CHI PARA OUTRA PESSOA…
Uma outra pessoa pode sentir sua energia quando estiver bem focada. Para fazer isso, você precisara enxergar a energia externa tornando-se numa bola que se torna mais e mais intensa até que esta completamente densa de energia branca.
Quando alcançares esse efeito, empurre essa bola com suas mãos até outra pessoa e se a energia concentrada for suficiente, a outra pessoa sentirá o empurrão.
COMO SENTIR SUA PRÓPRIA ENERGIA CHI…
Visualize energia branca indo de suas palmas para a área entre as palmas das mãos e forme uma bola. Primeiramente segure suas palmas perto uma da outra e veja uma pequena bola de energia. quanto mais energia vier de sua palma, maior e mais densa a bola de energia chi sera.
Em breve suas mãos irão naturalmente ir se distanciando conforme a bola de energia vai crescendo. agora tente fechar a lacuna e se você fizer apropriadamente, não sera capaz pois você sentirá energia entre suas mãos puxando elas para longe uma da outra.
COMO AUMENTAR SUA ENERGIA CHI…
Para fortalecer sua energia chi é necessário o básico, pensamentos positivos e meditação. Você aumentaria sua energia chi com a limpeza dos 7 principais centros de energia do corpo. Para limpar os chacras você deve imaginar a energia chi visitando cada um deles (do chacra raiz p/ cima) e fazendo eles brilharem com suas respectivas cores e fazer os centros de energia entrarem em movimento de rotação. Deves respirar profundamente enquanto faz esse exercício e garanta que seus chacras girem lentamente antes de terminar a tarefa. Se você terminar o exercício e deixar eles girando rápido, você se sentira exausto pois estará distribuindo sua energia chi para todo o lado que for.
Uma escudo de energia – Através da estimulação de pontos de acupuntura podemos criar uma barreira de defesa energética para nossa proteção.
COMO FAZER UM ESCUDO PROTETOR CONTRA ENERGIA NEGATIVAS…
Visualize que tu estás numa bola de energia branca que te protege de influencias. Visualize que este escudo apenas aceita pensamentos e energias de amor, paz e outras positividades entrar. Então faça essa bola tao larga quanto você se sentir confortável.
Se você quiser sua própria proteção uma pequena bola de energia fara o trabalho, de qualquer forma se você quiser que sua casa seja protegida, você deve fazer essa bola de energia maior que sua casa. Esse escudo de proteção é normalmente usado por médiuns para tirar encostos ou por pessoas que fazem projeção astral, pois assim os corpos podem ficar seguros enquanto eles estão longe.
Você também pode projetar a si mesmo dessa maneira se você estiver cercado de pessoas negativas ou quando pensas que alguém está usando sua energia (normalmente é o caso quando você se sente drenado depois de conversar com alguém)
COMO CURAR COM ENERGIA CHI…
Sua energia chi pode ser usada para curar não apenas você mesmo, mas os outros também. Simplesmente visualize uma luz branca vindo de suas mãos até dentro da área que precisa ser curada. Sinto essa energia curando a área e veja a área como curada. É possível sentir um calor intensivo na região, sentido principalmente pela pessoa sendo curada. Essa é a maneira como Reiki trata de doenças.
Outros usos para energia chi.
Movimentos energia universal….
Sua energia de vida não move da mesma maneira sempre. Se você conscientemente não direciona-la, ela pode se mover de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, pode ir para sua mão, ou para sua cabeça, porém nunca experimentei ir para lugares diferentes ao mesmo tempo.
Você sente essa energia muito forte quando medita pois durante a meditação você está em recepção de abundancia dessa energia. Algumas vezes você pode sentir simplesmente por ver que a energia chega mais rápido até um local e isso apenas prova que você pega mais energia concentrada universal quando meditando.
Eu lembro uma vez durante meditação essa energia veio do meu estomago para minha cabeça em menos de um segundo. Eu senti aquilo como um soco de dentro. Eu estava surpreso e um pouco preocupado: Então percebi que isso aconteceu porque eu não sabia como controlar e uniformemente distribuir a energia.
Quanto mais meditares, mais energia vital você sera capaz de sentir. algumas vezes você pode sentir tanto a energia que constantemente sente o movimento dela no seu corpo. Isso significa que deve cortar a meditação e estudar como distribuir essa energia. Eu vou explicar como fazer isso logo mais. UPDATE: Ao invés de cortar meditação, é melhor aplicar o excesso de energia no seu chacra yin yang (sacral).
Normalmente energia vai do seu chacra raiz para sua cabeça ou qualquer outro lugar que ela esteja capaz de ir. Algumas vezes você talvez sinta a energia indo para seu coração ou garganta e não se movendo de la. Isso significa que particularmente aquela área/chacra está bloqueado e você deve fazer limpeza para abrir o canal energético.
Algo muito interessante acontece com a energia quando você visualiza. Quando você pensa em algo que você realmente quer ter, você pode sentir a energia indo direto na direção de sua visão. Isto é um sentimento em tanto! E significa que estás tão focado que a coisa que deseja foi criado no mundo não-físico. Aquele pensamento (Que foi completado por energia) criou algo e agora deve fazer isso para poder esperar isso em sua vida.
Já ouviu alguém dizer que pensamentos tem poder de atrair? Se você consegue sentir os movimentos da força, você pode na verdade sentir esse poder de atração para essa realidade. É um sentimento tão incrível pois você realmente entende que tudo é energia e nós vivemos em baseado na atração de energia.
É ai que pessoas que não meditação entram em desvantagem. Quando eles visualzão um desejo eles não conseguem sentir nenhum senso de atividade dentro deles, logo é difícil para eles dizer se eles focaram o suficiente para a manifestação do desejo.
COMO MOVER OBJETOS COM A ENERGIA CHI…
Energia chi também usada na projeção astral. Quando a energia chi é muito forte você sente ondulações no seu corpo, você pode direcionar esta energia para dentro de alguma parte do seu corpo (cabeça ou mãos) e tirar essa energia para fora do corpo. Dessa maneira você pode ter uma EFC (Experiencia fora do corpo).
Se você sente que a movimentação de energia dentro de você é mt forte, você pode aprender a uniformemente distribui-la. Para isso você terá de aprender a fazer alguma respiração espinhal.
Aqui está a técnica que você pode usar para respiração espinhal. Imagine que a energia chi está indo do chacra raiz, alcançando o sacral, plexo solar, indo através do coração para a garganta e dentro do terceiro olho e indo através do coronário para fora de você e depois voltando para o chacra raiz.
Em outras palavras, imagine essa energia indo através da cada um dos sete chacras e de volta. Você deve repetir esse exercício até que se sinta completamente relaxado e não sinta nada, ou apenas resquícios de energia dentro de você
Dessa maneira a energia será distribuída mais niveladamente e você terá tanta energia “violenta” movimentando em você durante a meditação.
UMA ABUNDANCIA EM ENERGIA CHI…
Quanto mais energia vital você “pegar”, mais ativo focado e elevado você se tornara. Pessoas “pegam” energia chi através do sono porque eles não pensam enquanto dormem e logo essa energia pode alcançar-los. De qualquer forma só se pode ter em abundancia através de meditação. Você pode até sentir a pressão em sua cabeça que você recebe quando essa energia entra em você.
Você não ficara doente se tiver o suficiente desta energia pois ela limpa as impurezas de seu corpo incluindo o sistema nervoso.
Quando essa energia universal encontra algo impuro no seu corpo, você vai sentir pressão na particular área do corpo. Você talvez tenha até movimentos naquela região. Por exemplo, algumas pessoas começam involuntariamente a mover braços e pernas*. Isso simplesmente significa que a energia universal esta limpando aquela área do corpo.
Essa energia limpa qualquer má função do seu corpo. Eu costumava ter dores de cabeça praticamente todo o dia, mas desde que eu comecei meditação tive apenas duas ou três durante todo esse tempo. Esse é o poder da meditação! O que lembra muito espasmos, que são formas do músculo relaxar.
Embora essa energia seja vida-criadora, muitos não estão cientes de sua presença dentro delas. De qualquer maneira quanto mais souberes dessa energia e mais dela “pegar” mais benefícios você percebera.
A única maneira de adquirir essa energia em abundancia é através de meditação. Quando você medita essa energia entra no seu corpo através do coronário e vai por todo seu corpo.
Embora leve um curto período de tempo para aprender a o básico sobre direcionar energia, leva muito tempo para aprender alguns dos truques com essa energia.
A revista japonesa Chi in Action vol 38, descreveu a primeira manifestação voluntaria de energia termocinética luminosa (hadouken).